Caldas da Rainha
Colectiva na Galeria Pepper’s
A Galeria Pepper’s acolhe uma exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Coque Bayone, Daniel Curado, Joaquim Baltazar, José Pádua, Luís Athouguia, Mário Rodrigues, Paula Carreira e S. Rodrigues.
As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu.
A mostra poderá será vista até 23 de Novembro. A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.
Cerâmica de Mário Reis no Casal da Eira Branca
Está patente no Casal da Eira Branca, nos Infantes, em Salir de Matos, uma exposição de cerâmica contemporânea da autoria de Mário Reis. A inauguração desta mostra decorreu a 8 de Setembro e fez parte da programação do terceiro aniversário daquele espaço que se dedica ao turismo rural.
A exposição poderá ser apreciada até ao final de Outubro.
“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
A mostra está patente até ao final de Novembro.
Cencal em exposição no Museu de Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.
Esta mostra vai estar patente até ao dia 4 de Novembro.
Exposição de pintura na Foz do Arelho
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.
Feira de Velharias no Parque D. Carlos I

Realiza-se no próximo Domingo no Parque D. Carlos I, no parque das Bicicletas, junto aos courts de ténis, mais uma Feira das Velharias.
Logo de manhã, os vendedores de livros, selos, cerâmicas, colchas, móveis, roupas, num sem fim de utilidades, lá estarão para mais uma edição deste evento que se estende até à tarde.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
Soroptimist premeia aluna da ESAD
O Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha vai realizar, a 18 de Outubro, uma cerimónia de entrega do prémio de artes plásticas Maria Isabel (Bé) de Sousa e
Castro que foi instituído para premiar uma obra de uma aluna da ESAD.
As obras que concorreram poderão ser vistas na exposição de artes visuais designada “A Mulher e a Água”, que será inaugurada a 18 de Outubro, no Museu do Hospital e das Caldas, pelas 17h00 horas. A mostra vai estar patente até 25 de Novembro.
Da iniciativa ainda faz parte, a partir das 19h30, no CCC, um jantar e a cerimónia de entrega do prémio e homenagem à soroptimista caldense e artista plástica Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro (1927-2010).
Esta iniciativa, feita em parceria com a ESAD e a empresa Stab Vida, pretende ainda assinalar o quinto aniversário do Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha.
O jantar custa 15 euros por pessoa e poderão ser feitas através dos tel. 262834427 e 962487372 ou do e-mail margarod@sapo.pt
N.N.
Primeiro ciclo de cinema da ESAD arranca a próxima segunda-feira
Vai realizar-se na ESAD nos dias 15, 16 e 17 de Outubro, o primeiro Ciclo de Cinema Contemporâneo Português. Este evento vai trazer à escola de artes caldense vários realizadores da mais recente geração do cinema português para o diálogo directo com os estudantes.
Para além das sessões de filmes, os cineastas vão estar presentes para a apresentação e discussão das suas obras, estando prevista uma conferência, um debate e uma mesa redonda com vista à exploração dos seus universos artísticos e à análise dos seus métodos de trabalho.
Os realizadores convidados apresentam percursos muito diversos, formações e preocupações distintas, mas têm em comum um trabalho cuja especificidade é indissociável dos cruzamentos actuais entre o documentário e a ficção, entre o cinema, o vídeo e as artes plásticas.
O primeiro Ciclo de Cinema Contemporâneo Português é coordenado por Nuno Lisboa e Susana Duarte e conta com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual e da Secretaria de Estado da Cultura.
Programa
15 de Outubro:
11h00 – “Palácios de Pena”, de Gabriel Abrantes.
15h00 – Conferência com o realizador
16 de Outubro
11h00 – “A Cidade e o Sol”, de Leonor Noivo, “Lisboa-Província”, de Susana Nobre, “Entrecampos” de João Rosas.
15h00 – “Arena”, “Cerro Negro” e “Rafa, os três de João Salaviza, realizador e docente na ESAD.
16h30 – Mesa-redonda com Leonor Noivo, Susana Nobre, João Rosas e João Salaviza.
17 de Outubro
10h00 – “É na Terra não é na Lua” de Gonçalo Tocha
15h00 – “Yama no Anata/Para além das montanhas” de Aya Koretzky.
16h30 – Debate com Gonçalo Toca e com Aya Koretzky.
N.N.
Teatro, dança e música no CCC
Hoje, dia 12 de Outubro, pelas 21h30, no CCC, decorrerá o espectáculo da Escola Vocacional de Dança das Caldas, onde será apresentado o Grupo Experimental de Dança de 2012. Do espectáculo comemorativo dos dez anos da escola caldense, faz parte uma criação de Rui Lopes Graça e outra de Ana Margarida Costa.
Amanhã, dia 13 de Outubro, pelas 21h30, o grupo Teatro da Rainha apresenta a peça “O Estranho Corpo da Obra – Quatro pensamentos indesejados” de Martin Crimp.
No dia 13 de Outubro, pelas 21h30, realiza-se um concerto com um trio de oboé, clarinete e piano, por solistas da Metropolitana de Lisboa. Os bilhetes custa 7,50 euros e cinco para seniores e estudantes.
No dia 14 de Outubro, pelas 17h30, decorre um espectáculo resultante do projecto de residência artística 2012 do tubista Sérgio Carolino. A actuação conta com a participação especial de João Barradas no acordeão. Os bilhetes custa 7,50 euros e cinco para seniores e estudantes.
No próximo dia 20 de Outubro, pelas 16h00, decorrerá no CCC a apresentação da reedição fac-similada de “Memórias das Caldas da Rainha (1484-1884)” de Augusto da Silva Carvalho e com apresentação do historiador João Serra.
N.N.
Open Day do Centro de Yoga
Amanhã, dia 13 de Outubro, entre as 8h00 e as 20h00, vai realizar-se o Open Day do Centro de Yoga Áshrama Caldas da Rainha, uma iniciativa que visa celebrar o primeiro aniversário daquele centro. Durante todo o dia vão realizar-se aulas abertas, palestras, demonstrações de Ásana, Kirtana e de Mantra. A sede deste centro fica na Rua das Montras, 83.
Para mais informações consultar www.yogacaldas.com
N.N.
Apresentação de livros na Biblioteca Municipal das Caldas
No próximo dia 20 de Outubro, pelas 16h00, será apresentado, na Biblioteca Municipal das Caldas, o livro “Regresso a Angola (por não ter partido)” de António Janeiro. No dia 27, à mesma hora será apresentado livro infantil “A Manta Clarinha” da escritora Rita Campos, com ilustrações de Sónia Matos.
Às quintas e sextas-feiras há horas do conto, visitas guiadas, peddy-papers e actividades de expressão plástica que são dinamizadas pela equipa da biblioteca.
N.N.
Alcobaça
Marionetas animam Alcobaça durante dois dias
Este fim-de-semana as marionetas voltam a ser rainhas em Alcobaça com mais uma edição do festival Marionetas na Cidade, promovido pela S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos. Entre amanhã e domingo, dias 13 e 14 de Outubro, milhares de pessoas são esperadas num evento que tem conquistado espectadores fiéis, não só da região, mas de vários pontos do país.
O arranque deste 15º Marionetas na Cidade tem lugar às 11h00 de sábado no Mercado Municipal de Alcobaça, com o bonecreiro José Gil, da anfitriã S.A. Marionetas, a apresentar “O Barbeiro + A Tourada” no tradicional Teatro D. Roberto. À tarde, o festival muda-se para a Praça 25 de Abril, junto ao Mosteiro de Alcobaça. O “Mercadinho das Marionetas”, com diversos artigos relacionados com esta arte, decorre entre as 14h00 e as 19h00. Às 15h00 a S.A. Marionetas apresenta “Inês de Castro” e meia hora mais tarde tem início a Oficina de Construção de Marionetas para pais e filhos, com a companhia Marionetas da Feira.
Às 16h00 a Umbigo – Companhia de Teatro” apresenta “A menina que detestava livros” e às 17h00 pode assistir-se a “O Barbeiro”, teatro D. Roberto, pelas Marionetas João Costa. À noite, pelas 22h00, o Tertúlia Café acolhe a conversa “Na Palheta com…” Clara Ribeiro e Filipa Mesquita, da Marionetas de Mandrágora. No Café Portugal a Companhia Marimbondo apresenta, às 23h00, o espectáculo “Miss Easy”.
No dia seguinte, o festival volta a ter como palco de eleição a envolvente do Mosteiro de Alcobaça. O Mercadinho das Marionetas volta a realizar-se entre as 14h00 e as 19h00. Às 15h00 é apresentado “Mãos de Sal” pela Marionetas de Mandrágora, seguindo-se “Viajando com Violeta! Destino China”, por Ângela Ribeiro, às 16h00. A última proposta é “Vozes de Burro”, pela Marionetas da Feira.
J.F.
Os idosos em Portugal é tema de conferência em Alcobaça
“Ano Europeu do Envelhecimento – Breves reflexões sobre o estado do idoso em Portugal na actualidade”. É este o tema da conferência que decorre amanhã, 13 de Outubro, na sacristia do Mosteiro de Alcobaça. O presidente da direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, José Alarcão Troni, é o orador do encontro que decorre no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações.
A conferência realiza-se às 16h30 e tem entrada gratuita.
J.F.
“Saudinha é Qu’ eu Desejo” regressa ao palco na sábado no Valado de Santa Quitéria
Depois das férias regressa ao palco a revista “Saudinha é Qu’ eu Desejo” no Sábado, dia 13 de Outubro, na Associação Recreativa e Desportiva Quiterense no Valado de Santa Quitéria. Os bilhetes custam cinco euros.
Figueiró dos Vinhos
Inéditos de Malhoa e de Henrique Pinto para conhecer em Figueiró dos Vinhos
Está patente no Clube Figueiroense – Casa da Cultura em Figueiró dos Vinhos até ao dia 11 de Novembro, uma exposição designada “A Duas Mãos – Desenhos Inéditos” que integra trabalhos de Manuel Henrique Pinto (1853-1912) e do caldense José Malhoa (1855-1933), dois destacados representantes do naturalismo português.
A mostra, organizada por Sandra Leandro, da Universidade de Évora, e Luís Borges da Gama, bisneto do pintor Manuel Henrique Pinto, reúne 18 desenhos inéditos dos dois artistas, que abarcam o período por ambos vivido em Figueiró e pondo em diálogo alguns trabalhos, temas e modelos que juntos partilharam.
A mostra assinala o centenário da morte de Manuel Henrique Pinto, pintor do Grupo do Leão – introdutor do primeiro Naturalismo em Portugal. Galardoado com vários prémios, este artista expôs em Portugal, Berlim, Paris, Madrid e Rio de Janeiro, e está representado em alguns museus nacionais e estrangeiros.
O pintor caldense José Malhoa, que tem o seu próprio museu na sua terra natal, foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. O Museu de José Malhoa foi criado nas Caldas da Rainha em 1933.
“É uma forma de assinalar os 100 anos da morte de Henrique Pinto, homenageando os dois pintores, que habitaram e morreram no concelho, e corresponde à aposta de colocar o município no mapa da arte naturalista”, disse à Lusa, o presidente da autarquia, Rui Silva.
Os dois artistas que pintaram e desenharam sobre terras e gentes figueiroenses morreram em finais de Verão naquela localidade. Henrique Pinto em 1912, José Malhoa 21 anos depois.
N.N.
Bombarral
Cultartis em exposição no Museu Municipal do Bombarral
“Das Caldas ao Bombarral – Caminhos que nos unem” é como se designa a exposição, da Cultartis – Associação para a Cultura das Artes que está patente no Museu Municipal do Bombarral até 26 de Outubro. A inauguração decorre amanhã, 6 de Outubro, pelas 15h30.
Torres Vedras
A menina que procura Passos Coelho no palco do Teatro-Cine
O Teatro-Cine de Torres Vedras acolhe amanhã, dia 13 de Outubro, pelas 21h30, a peça de teatro “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas”.
Este espectáculo centra-se na história duma menina de nove anos que atravessa a cidade de Lisboa em busca da única pessoa que pode ajudá-la: o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. O encenador usa o teatro “para tentar interferir com a nossa percepção da realidade social e política, mas também do próprio teatro”, explica nota sobre a peça.
Da Lisboa que sobe ao palco faz parte a crise económica, a aventura heróica de um urso de peluche com tendências suicidas, o Discovery Channel, um pantera negra, um cientista búlgaro, o dramaturgo russo Anton Tchekhov e uma menina alta demais para a sua idade a quem a mãe chamava girafa.
O preço dos bilhetes para se assistir à peça no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.
N.N.
Lisboa
“A Garrafa, os Percebes e a Imagem” de Umbelina Barros em Cascais
Está patente, na Casa da Guia, em Cascais, a exposição de “A Garrafa, os Percebes e a Imagem” da ceramista Umbelina Barros.
Da exposição faz parte a instalação que artista caldense candidatou à 10ª edição da Bienal de Aveiro em 2011 e que causou tanta polémica. Dela faz parte um falo com sete metros que acabou por ser retirado, por causa das criticas a que esteve sujeito.
A autora dedica-se à cerâmica há vários anos e é licenciada e mestre pela ESAD em Artes Plásticas. Neste momento está a tirar doutoramento em Educação Artística, na Faculdade de Belas Artes do Porto.
A Casa da Guia fica na Av. Nossa Senhora do Cabo nº 101 em Cascais.
N.N.
Exposição de Taraio abre amanhã no Casino do Estoril

Será inaugurada amanhã, 13 de Outubro, pelas 17h00, na Galeria do Casino Estoril, a exposição de pintura “Reencontro” de Manuel Taraio. O pintor que faleceu em finais de 2008, vítima de doença, vivia há vários anos nas Caldas da Rainha.
Desta exposição – organizada pela viúva, Celeste Ramalho -fazem parte 30 pinturas, alguma das quais inéditas.
Entre as obras agora expostas em “Reencontro” encontram-se algumas que Manuel Taraio pintou entre 2006 e 2007.
Este artista, natural de Coimbra, cursou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Bordéus (1976) e em seguida formou-se em Arquitectura Paisagística na Ecole Nationale d´Arts Decoratives de Nice (1979). O pintor residiu e possuiu o seu atelier nas Caldas da Rainha durante vários anos e expunha regularmente desde 1980.
N.N.
Alunos da ESAD com curtas metragens na Doclisboa’12
As curtas-metragens dos alunos da ESAD, Carla Fonseca, Samuel Marques, Alexandra de Matos, Raquel Ceriz e Luís Almeida vão marcar presença no festival Doclisboa’2012 que se vai realizar em vários espaços da capital entre os dias 18 e 28 de Outubro.
O evento, que conta com a exibição de filmes e realização de conferências, terá lugar na Culturgest, no Cinema S. Jorge, Cinema Londres e na Cinemateca Portuguesa.
Os filmes dos alunos da ESAD passam na secção Verdes Anos no Cinema S. Jorge. Aqui e Agora, de Carla Fonseca, passa a 20 de Outubro, assim como Sagittarius, de Samuel Marques. Diagnóstico, de Alexandra de Matos passa a 22, tal como Ahh! de Luís Almeida e HullaZulla de Raquel Ceriz.
N.N.






























