Agenda Cultural

0
730

Caldas da Rainha
Colectiva na Galeria Pepper’s

A Galeria Pepper’s acolhe uma exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Coque Bayone, Daniel Curado, Joaquim Baltazar, José Pádua, Luís Athouguia, Mário Rodrigues, Paula Carreira e S. Rodrigues.
As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu.
A mostra poderá será vista até 23 de Novembro. A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.

Exposição de Finalistas na ESAD
A partir do dia 24 de Setembro vai estar patente na ESAD a exposição de finalistas dos cursos de Artes Plásticas, Design Industrial e de Design de Cerâmica e Vidro. A mostra vai estar patente até 7 de Outubro e poderá ser apreciada nas instalações da escola, de segunda a sábado, entre as 15 e as 20h00.
Cerâmica de Mário Reis no Casal da Eira Branca

Está patente no Casal da Eira Branca, nos Infantes, em Salir de Matos, uma exposição de cerâmica contemporânea da autoria de Mário Reis. A inauguração desta mostra decorreu a 8 de Setembro e fez parte da programação do terceiro aniversário daquele espaço que se dedica ao turismo rural.
A exposição poderá ser apreciada até ao final de Outubro.

Pintura de Filipe Ribeiro no CCC

“O Café dos filósofos mortos e  um ser vivo” é como se designa a exposição de pintura contemporânea da autoria de Filipe Ribeiro que poderá ser apreciada no Restaurante Tons, Sons e Sabores até 7 de Outubro.

Exposição de pintura na Foz do Arelho
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.

- publicidade -

Pintura de Anunciação Gomes na Galeria Café
Está patente na Galeria Café uma exposição de pintura de Anunciação Gomes. A mostra, designada “Sonhos de Menina” poderá ser apreciada até ao dia 30 de Setembro.
A Galeria Café fica no Bairro Lisbonense, próximo do Vivaci.

Cencal em exposição no Museu de Cerâmica

Peças da exposição de cerâmica do Cencal, patente até domingo, no Museu de Cerâmica

O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

Visitas e palestras nos museus caldenses
No Museu de Cerâmica, a 28 de Setembro, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00, haverá visitas temáticas a um conjunto de 10 peças significativas do acervo do museu. Em simultâneo vai realizar-se nos jardins o Jogo da Descoberta, que visa dar conhecer o património cerâmico azulejar que se encontra no espaço verde. As duas actividades serão coordenadas por Guilhermina Costa.
No dia 29 de Setembro, pelas 15h30, Cristina Horta dará uma palestra sobre “Azulejaria no Museu de Cerâmica”. Uma oportunidade de conhecer melhor os azulejos aplicados no palacete e nos jardins do Museu, do século XVI ao XX, a sua tipologia e o seu historial.
Para mais informações e inscrições prévias contactar o museu através do tel. 262840280.
No Museu José Malhoa vão realizar-se nos dias 28, 29 e 30 de Setembro visitas guiadas gratuitas à exposição permanente, dirigidas a séniores, a partir dos 65 anos, e crianças com idades entre os seis e os 14 anos. As visitas são sujeitas a marcação prévia, para grupos até 25 elementos, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Mais informações pelo tel. 262831984, e-mail: mjm@imc-ip.pt e/ ou mjm.conceicaocolaco@imc-ip.pt
No Museu do Hospital e das Caldas, hoje, 28 de Setembro, pelas 21h00, vai realizar-se uma conferência com o padre Filipe,  capelão do Hospital, que terá como tema “Aspectos da vida religiosa do Hospital no Livro do Compromisso”. A conferência terá lugar na sala de exposições temporárias e será seguida por uma visita guiada nocturna ao Museu do Hospital (que fica no ex-Palácio Real) e no dia seguinte, pelas 11h00, terá lugar uma visita guiada ao património do Hospital Termal. Para mais informação e inscrições contactar o museu através do tel. 262830300 ou através ou e-mailmushospcaldas@sapo.pt.

“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes

“No Feminino” está patente até Novembro no Atelier Museu António Duarte

“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
A mostra está patente até ao final de Novembro.

Expoeste acolhe feira de Velharias
Neste fim-de-semana, nos dias 29 e 30 de Setembro, está de regresso a Feira de Velharias à Expoeste. Esta será a segunda edição desta iniciativa que contará com vendedores de todo o país que vão ocupar todo o espaço disponível nos 10 mil metros quadrados do parque de exposição das Caldas.
A primeira edição, que decorreu em 2011, foi bem sucedida tendo contado com 200 vendedores.
Pelas Caldas voltarão a marcar presença comerciantes de várias áreas das velharias, das antiguidades, do coleccionismo e também de artesanato.
No fim de semana seguinte, dias 6 e 7 de Outubro, terá lugar mais um ArtShow, no mesmo local. A iniciativa contará com duas centenas de artistas nacionais e entre eles haverá autores que vão trabalhar ao vivo neste evento. A exposição deste ano, será apadrinhada pelo comendador Berardo, e também vai ocupar a totalidade dos 10 mil metros quadrados disponíveis.
Ao longo de todo o fim de semana vão realizar-se mais de 60 workshops de várias técnicas decorativas. O Artshow é uma iniciativa da empresária Paula Mendes com o apoio da Expoeste e da Câmara das Caldas.
N.N.

Morde a Rolha na D. Esperança
A associação Real Pimenta está de volta com os seus concertos mensais. Amanhã, dia 29 de Setembro, pelas 17h00, realiza-se o quinto showcase nas instalações D. Esperança, com os Morde na Rolha, grupo caldense que se dedica ao rock e ao rapcore interventivo.
O concerto terá lugar na Rua Amigos do Huambo, junto ao pólo da Universidade Católica (ex-Colégio Ramalho Ortigão).
N.N.

Homenagem a Joel Simão nos Pimpões
Marco Norte será o responsável pela animação numa festa de homenagem a Joel Simão, que terá lugar na sexta-feira, 5 de Outubro, nos Pimpões.
Joel Simão é um jovem de 31 anos, pai de dois filhos, que sofre de fortes limitações motoras na sequência de um acidente. O objectivo da festa é angariar fundos para o poder ajudar.
Música e convívio são os ingredientes desta festa, que terá como menu caldo verde e carne assada.
C.C.

Teatro da Rainha apresenta nova peça no CCC
De 4 a 13 de Outubro, entre quinta-feira e sábado, pelas 21h30, o grupo Teatro da Rainha vai apresentar no CCC a peça “O Estranho Corpo da Obra – Quatro pensamentos indesejados” que será interpretada por Isabel Lopes, Mariana Reis, Carlos Borges e Paulo Calatré.
Trata-se de uma peça de Martin Crimp, autor britânico pouco conhecido em Portugal  e cuja obra ainda não foi apresentada nas Caldas. A peça, para maiores de 16 anos, tem uma hora e quinze minutos.
N.N.

Espectáculo solidário no Arneirense
Vários artistas, incluindo alguns caldenses, vão participar este domingo, 30 de Setembro, a partir das 15h00 no pavilhão do Arneirense, num espectáculo de solidariedade, com entradas gratuitas, que pretende angariar verbas para o tratamento de uma criança que sofre de Hidrocefalia Congénita.
Com entradas livres, o evento, que tem o apoio da rádio 102fm, vai contar com a actuação de Carlos Moreno, grupo Super Flash, Armando Stuart, Miguel Rivotti, Luciano da Bahia, Rebeca e as Tok Fatal, entre outros artistas.
Jaime Camacho tem quatro anos e precisa de uma cadeira especial que custa 8.000. Os fundos que irão ser angariados servirão também para ajudar a sua deslocação a Cuba para tratamentos médicos. Os pais de Jaime Camacho estão actualmente desempregados.
P.A.

Jantar do Charuto no Daiquiri
A esplanada do bar Daiquiri, na praça 5 de Outubro, vai receber amanhã, 29 de Setembro, um jantar dedicado aos charutos cubanos, onde não vão faltar sabores e ritmos de Cuba.
O “Daiquiri Sunset Habanos”, que terá início às 19h00, é organizado em parceria com a Empor  – Casa Havaneza, que irá trazer às Caldas uma enroladora de charutos oriunda de Cuba. O encontro vai contar ainda com a actuação dos Los Mojitos, uma banda de música cubana.
Fundada em 1864 pelo conde Burnay, a Casa Havaneza é actualmente propriedade da Empor, Importação & Exportação, S.A., que é a importadora exclusiva de charutos habanos para Portugal.
O evento pretende também promover o Daiquiri como um espaço preparado para responder às necessidades do aficionados, enquanto ponto de venda de puros habanos.
O jantar, com limite de 30 participantes, começa com a degustação de um “Habano – Montecristo nº 4”, acompanhado de um mojito. Segue-se o prato de arroz cubano com carne de porco criola, acompanhado de banana frita e salada de abacate. A seguir à sobremesa (chocolate negro), vai-se degustar um “Habano – Punch Descobridores”, um charuto criado em Cuba em exclusivo para Portugal. O preço por pessoa é de 20 euros e as inscrições podem ser feitas directamente no bar Daiquiri.
P.A.

Óbidos
Pinturas na Casa Malta
Está patente no jardim da Casa Malta (solar da Praça de Santa Maria, onde funciona o Museu Municipal de Óbidos), uma exposição dos trabalhos efectuados durante o atelier de férias dinamizado pelo serviço educativo do Museu Municipal de Óbidos.
Neste projecto, dinamizado pela pintora Romarina Passos, os 12 participantes tiveram como mote a obra do pintor Eduardo Malta e como proposta de trabalho um diálogo de inspiração ou oposição a uma das obras do artista que residiu na vila.
Na exposição podem ser descobertas “reinvenções, inspirações, oposições ou meras referências à obra do pintor e retratista, que se convertem em pedaços de criatividade, com cariz de arte contemporânea”, refere a autarquia em nota de imprensa.
A exposição pode ser visitada até 30 de Setembro, das 10h00 às 13h00 e as 14h00 às 18h00.
F.F.

Passeio solidário com a creche do Arelho
O Centro Cultural, Social e Recreativo Arelhense realiza no próximo dia 30 de Setembro (domingo), um passeio de BTT e uma caminhada com o objectivo de angariar fundos para a creche do Arelho, que foi recentemente remodelada.
O evento terá início pelas 9h30 e irá decorrer na ecopista que liga Óbidos ao Arelho, num percurso de cerca de 20 quilómetros.
As inscrições custam três euros (sem almoço). Para os adultos que queiram participar e almoçar no encontro o custo é de sete euros e para as crianças com idades compreendidas entre os seis e 12 anos o custo é de quatro euros.
No mesmo dia a creche do Arelho tem as suas portas abertas, permitindo a todos os interessados conhecerem as suas novas instalações.
F.F.

Festa numa tenda nas Gaeiras
Uma tenda instalada no Largo de S. Marcos, nas Gaeiras, vai acolher o evento “Goodbye Summer”, no próximo dia 4 de Outubro (quinta-feira). Organizada pela Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras, a festa terá início pelas 22h00, com a actuação de uma banda surpresa, seguindo-se, hora e meia depois, a actuação da banda caldense Declínios.
No espaço exterior à tenda estará o bar jovem e a padaria, onde os convivas poderão encontrar pão com chouriço, ou bifanas, feitos na hora.
As entradas são gratuitas.
F.F.

Alcobaça
Academia de Música dá concerto
É para assinalar o Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, que a Academia de Música de Alcobaça vai promover um concerto no Mosteiro de Alcobaça. O espectáculo vai ser interpretado pelos professores da escola e está marcado para as 21h30.
J.F.

Visitas orientadas e espectáculos no Mosteiro
O Mosteiro de Alcobaça é palco privilegiado das actividades locais das Jornadas Europeias do Património, que decorrem entre hoje, 28 de Setembro, e o próximo domingo, dia 30. Ao longo destes três dias as visitas ao monumento são gratuitas.
Hoje, às 17h00, é apresentado o catálogo “Fernando Pinheiro a preto e branco, in black and white, en noir et blanc” na Sala do Capítulo. Às 21h00 realiza-se o espectáculo multidisciplinar “O Rondó da Carpideira” no Claustro D. Afonso VI.
Amanhã, decorre a visita temática “O Culto Mariano nos Coutos de Alcobaça – das origens ao Mosteiro de Santa Maria”, com passagem por vários locais da Nazaré e Paredes da Vitória. Às 16h30 são divulgadas, na Sala do Capítulo, as fotografias selecionadas para uma futura exposição no âmbito do concurso “O Futuro da Memória”. Na mesma sala, mas às 22h00, actua o Almendriz Trio.
No domingo é dia de visitas orientadas. Às 10h00, Margarida Martinho orienta uma visita dedicada ao tema “Arquitectura e Sistema Construtivo”. Às 15h00 cabe a Cecília Gil guiar a visita dedicada ao “Esplendor do Barroco no Mosteiro de Alcobaça”. a última visita está marcada para as 16h30, sob o mote “Santa Maria de Alcobaça e o Culto Mariano” e conta com Isabel Costeira no papel de guia.
J.F.

Nazaré
Pintura de Catarina Cardeira
Até ao próximo dia 14 de Outubro, a Biblioteca Municipal da Nazaré tem patente a exposição “Stand By”, de Catarina Cardeira. A mostra dá a conhecer uma pintura “situada numa mistura de estilos contemporâneos” que é “experimental no seu método e enquadra um percurso histórico de semelhança sem deixar a observação descansar”, como explica a autora.
Licenciada em Artes Plásticas, Catarina Cardeira define-se a si própria como “uma pintora muito chata e muito resignada no adormecer do público e à sua infantilização no contexto do desenho e forma”. “Stand By” tem entrada livre.
J.F.

Jornadas do Património na Biblioteca
Entre hoje e domingo, dias 28, 29 e 30 de Setembro, a Biblioteca Municipal da Nazaré assinala as Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “O Futuro da Memória”. Às 15h00 de hoje é aberto o programa de comemorações, pela autarquia local, seguindo-se a inauguração da exposição “O Futuro da Memória: Apelo aos Sentidos: Visão e Audição”.
Amanhã, às 15h30, Moisés Espírito Santo fala sobre “O Futuro da Memória”. Por fim, no domingo decorre, pelas 15h00, a sessão de encerramento, à qual se segue a exibição do filme “Nazaré”, de Manuel Guimarães.
J.F.

Biblioteca com novo horário
A Biblioteca Municipal da Nazaré vai passar a contar com um novo horário já a partir de 1 de Outubro. Aos dias úteis, aquele equipamento cultural passa a estar aberto entre as 09h30 e as 18h00. Aos sábados e domingos o horário de abertura reduz para o período entre as 15h00 e as 18h00.
J.F.

Peniche
Jornadas do Património assinaladas em Peniche
O Farol do Cabo, em Peniche, vai estar em grande destaque nas comemorações locais das Jornadas Europeias do Património. Entre hoje e domingo, há visitas ao farol entre as 14h00 e as 17h00. É também ali o ponto de partida da visita guiada com interpretação do património natural e cultural que decorre amanhã, a partir das 9h00 e que leva os participantes numa caminhada entre o Cabo Carvoeiro e a Papoa.
Na página de Internet da autarquia (em www.cm.peniche.pt) está disponível o itinerário, e horários, das visitas a diversas igrejas do concelho que vão decorrer neste fim-de-semana. No sábado, pelas 14h00, realiza-se um workshop de conservação preventiva de madeiras. Marcado para o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, o workshop custa cinco euros por participante, devendo as inscrições ser feitas para o tel. 262758644 ou pelo e-mail para ciab@cm-peniche.pt
J.F.

Leiria
“Sorriso, Felicidade” no Teatro José Lúcio da Silva
Até ao dia 30 de Setembro vai estar patente no teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, uma exposição de fotografia de Sérgio Claro, designada “Sorrisos, Felicidade”. Trata-se de um trabalho do fotojornalista leiriense com o intuito de apoiar a Associação Solidariedade Sorrisos de Julinha e que captam “a felicidade de crianças desfavorecidas, que perante inúmeras adversidades não descuram a quimera da vida”.
A mostra pode ser vista entre as 18 e as 22h00 e nos dias dos espectáculos até à meia-noite.

Museu MIMO mostra cerâmica do distrito
O Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, acolhe a exposição  “Cerâmica – Reflexo de uma Cultura”, uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do IPL, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria.
A mostra teve curadoria de Jorge Pereira de Sampaio, director do Mosteiro de Alcobaça. Estão presentes obras de várias fábricas das Caldas da Rainha e de Alcobaça. Para ver até Novembro.

Torres Vedras
Moda anima o centro histórico
Hoje, 28 de Setembro, vai realizar-se o evento Befashion@Tvedras que tem como objectivo animar o centro daquela cidade. Às 15h00 haverá montras vivas (com modelos torrienses) e às 18h00 um desfile de moda de crianças no Largo de S. Pedro. Às 22h00 está previsto um desfile de modelos adultos torrienses no Largo de S. Pedro. As roupas dos desfiles serão de lojas do centro histórico de Torres Vedras.
No âmbito do Befashion@Tvedras mais de 30 lojas desta área estarão abertas até à uma da manhã, proporcionando descontos entre 10% a 70% a partir das 20h00.
A organização do evento sugere que se jante nos restaurantes que se associaram ao evento (Pólo Norte, Patanisca, A Colmeia, O Gordo e Dom Romero). Pela noite dentro os bares do centro histórico de Torres Vedras convidam a uma visita.
Esta iniciativa faz parte do programa Largo Co(n)vida que convida a população a fruir espaços públicos de Torres Vedras requalificados no âmbito do programa Torres ao Centro. As obras integradas neste programa prosseguem, representando um investimento de 7,6 milhões de euros.
Ainda inserido neste programa, a Camerata Vocal de Torres Vedras apresentará um concerto intitulado Sacred Concert, de Duke Ellington, no sábado, 29 de Setembro, pelas 22h00, no Largo de Wellington.

Eme mostra o “lugar vago a que chamamos mulher”

A Cooperativa de Comunicação e Cultura  – Centro de Cultura Contemporânea de Torres Vedras acolhe a exposição-instalação colectiva “eme” da qual fazem parte obras de André Venceslau, Catarina Alfama, Catarina Sobreiro, João Dias, Milton Dias e Patrícia Sobreiro. Os autores apresentam “visões e potenciais significados acerca desse lugar vago a que chamamos mulher”, informa nota sobre a mostra.
A exposição-Instalação pode ser vista até 20 de Outubro no Centro de Cultura Contemporânea da Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, que fica na Rua da Cruz nº.9 e 9A.

Workshop de restauro e passeios em Torres Vedras
Entre os dias 28 e 30 de Setembro decorrerá no Museu Municipal Leonel Trindade, um workshop de restauro que terá lugar entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Neste workshop será feita uma abordagem à conservação e ao restauro no sentido da conservação preventiva.
Trata-se de uma iniciativa integrada nas Jornadas Europeias do Património. Para mais informações contactar o Museu Municipal Leonel Trindade, através do tel. 61310484 ou do e-mail museu@cm-tvedras.pt
No dia 29, pelas 16h00, vai realizar-se um passeio pelo centro histórico de Torres Vedras com António Augusto Sales, autor do livro “Os Guardadores do Tempo”, que será seguido de uma conversa com o mesmo. A partida decorrerá do Museu Municipal Leonel Trindade.
No dia 30, pelas 16h00, vai realizar-se uma visita guiada à Igreja de Nossa Senhora da Graça. Esta será coordenada pelo professor Moedas Duarte que dará especial atenção às memórias sepulcrais daquele tempo.
N.N.

- publicidade -