Caldas da Rainha
Pintura de Filipe Ribeiro no Tons, Sons e Sabores
“O Café dos filósofos mortos e um ser vivo” é como se designa a exposição de pintura contemporânea da autoria de Filipe Ribeiro que poderá ser apreciada no Restaurante Tons, Sons e Sabores até 7 de Outubro.
“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
A mostra está patente até ao final de Novembro.
Cencal em exposição no Museu de Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.
Exposição colectiva na Casa e Museu Bernardo
“O que não é pedra é luz” é como se designa a exposição que se divide entre a Casa Bernardo e o Museu Bernardo. Da mostra fazem parte obras de Joana Montez, João Belga, Pedro Bernardo e Pedro Cá.
A exposição – que pode ser vista até 22 de Setembro – resulta do projecto Caldas da Rainha Hardcore e conta com o apoio do programa da Fundação Calouste Gulbenkian para a valorização e divulgação artísticas.
Exposição de pintura na Foz do Arelho
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.
Pintura de Anunciação Gomes na Galeria Café
Está patente na Galeria Café uma exposição de pintura de Anunciação Gomes. A mostra, designada “Sonhos de Menina” poderá ser apreciada até ao dia 30 de Setembro.
A Galeria Café fica no Bairro Lisbonense, próximo do Vivaci.
Café com Filmes prossegue no Teatro-Cine de Torres Vedras
Vai continuar o ciclo Café com Filmes, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Académico de Torres Vedras, no Teatro-Cine de Torres Vedras. No próximo dia
20 de Setembro, pelas 21h30, vai passar o filme “A Valsa com Bashir”, de Ari Folman(Israel, 2008).
Teatro e dança assinalam 37º aniversário no Centro Social da Foz do Arelho
Hoje, sexta feira, dia 14 de Setembro, o Grupo Gente Gira apresenta às 21h45, nas instalações do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho (Largo do Arraial), a peça de revista à portuguesa “Tens pr’á Troika”.
Esta actividade insere num fim-de-semana de actividades que visam assinalar os 37 anos da colectividade.
No sábado haverá nesta associação um almoço convívio com animação e no domingo, entre as 16h00 e as 18h00, decorrerá uma aula aberta de Danças de Salão. Esta será a oportunidade de experimentar salsa e tango argentino, entre outros géneros de dança. As entradas são livres e quem quiser participar não precisa de par.
Amanhã há uma venda de garagem nos Pimpões
Amanhã, dia 15 de Setembro, entre as 10h00 e as 19h00, vai realizar-se nos Pimpões a primeira Venda de Garagem.
O “Bazar”, como assim se designa, pretende dar a oportunidade a todos os interessados em vender os pertences de que já não precisam. Os interessados poderão colocar em exposição, no espaço físico da colectividade, os objectos que pretendem vender e ser os vendedores dos seus pertences.
Neste evento, que pretende ter um carácter regular, podem ser vendidos, por exemplo, roupas, livros, jogos, material informático, consolas, discos, CD’s, móveis, bicicletas, etc., podendo assim os interessados conseguirem algum dinheiro extra.
Para participar é preciso efectuar inscrição na secretaria dos Pimpões no próprio dia do evento ou através do tel. 262877740.
N.N.
Cerâmica de Mário Reis no Casal da Eira Branca

Está patente no Casal da Eira Branca, nos Infantes, uma exposição de cerâmica contemporânea da autoria de Mário Reis. A inauguração desta mostra decorreu a 8 de Setembro e fez parte da programação do terceiro aniversário daquele espaço que se dedica ao turismo rural.
A exposição poderá ser apreciada até ao final de Outubro.
Fotografia e pintura no Museu do Ciclismo
“A Cultura da Bicicleta visita o Museu do Ciclismo” é o é o mote de uma tarde animada no Museu do Ciclismo. A inauguração de duas exposições e o lançamento do número 4 da revista B Cultura de Bicicleta, na presença do director Pedro Carvalho, são as propostas para a tarde de amanhã, 15 de Setembro, pelas 16h00.
“Espreitar as bicicletas e a etnografia pelas frestas da minha janela” é a exposição de fotografias da autoria de Mário Lino. A esta junta-se “A Bicicleta no país das maravilhas…”, composta por 18 aguarelas pintadas por Sofia Ambrósio.
Bandas filarmónicas reúnem-se em Alvorninha
Realiza-se no próximo domingo, dia 16 de Setembro, o II Encontro de Bandas da Sociedade Filarmónica de Alvorninha. A Sociedade Filarmónica Quiaense, de Quiaios – Figueira da Foz, e a Sociedade de Instrução, Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos juntam-se à anfitriã Sociedade Filarmónica de Alvorninha para um evento que tem início às 15h00, com celebração de missa. Uma hora mais tarde as bandas concentram-se junto à sede da Sociedade, seguindo em desfile para o Pavilhão D. José Policarpo, onde actuam a partir das 16h30.
Festa Branca anima Santa Catarina
Música, moda e muita animação. São estes ingredientes da 3ª Festa Branca In-Prod que se realiza amanhã, 15 de Setembro, na vila de Santa Catarina, depois de ter tido como cenário em dois anos consecutivos a localidade das Relvas. A organização está a cargo da in-prod – agency events prodution e da Associação recreativa Cultural Catarinense e entre os parceiros encontram-se a autarquia caldense e a Junta de Freguesia local.
Mundo Secreto é o grande cabeça de cartaz de um evento onde marcam ainda presença Dj Sistema & MC Durval, Dj Rider, Darbuka The Kid, Candy Shop Project. Na música há ainda Dj Nuno-Remix, que vai animar o espaço dedicado aos anos 80. Outra das atracções da festa é o desfile de moda que conta com a parceria de mais de uma dezena de empresas locais.
Joel Sousa, da in-prod, acredita que este será mais um evento que, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a festa vai atrair “milhares de pessoas”. E garante “muito glamour” num evento cujo orçamento “ultrapassa os 10 mil euros”.
A edição deste ano traz novidades. Uma delas é a disponibilização de autocarros que farão o transporte gratuito para a festa a partir das Caldas da Rainha e da Benedita, um serviço disponibilizado pela Escola de Condução Malhoa.
As viagens de ida estão marcadas para as 22h00 ou 23h00 junto à EDP das Caldas da Rainha; às 22h30 e 24h00 na rotunda da Avenida da Igreja da Benedita. As viagens de regresso far-se-ão a partir das 05h00. Outra novidade é o espaço chill out que vai estar montado no jardim de Santa Catarina e a possibilidade de ver e fazer tatuagens ao vivo.
As entradas custam quatro euros.
Aulas abertas de dança em vários espaços caldenses
Várias colectividades e associações do concelho das Caldas da Rainha acolhem entre hoje e 18 de Setembro, diversas aulas abertas de salsa, danças de salão e tango argentino. Promovidas por Maria João Sacadura, as aulas destinam-se a iniciados que podem participar com ou sem par.
Hoje, 14 de Setembro, a iniciativa passa pela Associação Cultura e Recreio do Campo, com danças de salão, salsa e tango entre as 20h00 e as 22h00. Os mesmos estilos vão estar em destaque no Centro Cultural e Recreativo de Salir do Porto (amanhã entre as 18h00 e as 20h00) e no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho, (domingo, 16 de Setembro, das 16h00 às 18h00).
A última oportunidade para participar nas aulas abertas tem lugar na terça-feira, dia 18, no Centro da Juventude das Caldas da Rainha, entre as 19h30 e as 20h30 os participantes vão iniciar-se na salsa, seguindo-se as danças de salão entre as 20h30 e as 21h30.
J.F.
Leiria
Herman José amanhã em Leiria
Amanhã, dia 15 de Setembro, pelas 21h30, realiza-se o espectáculo “Herman: One (Her)Man Show no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
A carreira de Herman José confunde-se com o Portugal pós-Abril e neste espectáculo o humorista recupera a energia dos seus primeiros anos de vida artística passados no palco. Para recordar esses tempos, Herman regressa aos sete “instrumentos” com os quais burilou a sua carreira: uma viola baixo, uma viola acústica, um piano eléctrico, o lenço da Maximiana, a cabeleira do Serafim Saudade, a “pochette” do Nelo, e a gravata do José Estebes.
O bilhete para o espectáculo custa 12,50 euros.
N.N.
Cerâmica decorativa em exposição em Leiria
“Cerâmica – Reflexo de uma Cultura” é como se designa a exposição que será inaugurada amanhã, 15 de Setembro, pelas 16h30, no Museu da Imagem em Movimento, em Leiria.
Trata-se de uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do IPL, com o apoio da Câmara de Leiria e que terá como procurador de honra, Jorge Pereira de Sampaio.
A mostra resulta de um trabalho prévio de análise da transformação do sector da cerâmica decorativa da região de Leiria no séc. XX e pretende reconhecer a importância da cerâmica enquanto actividade macroeconómica. Nela pode ver-se o resultado do trabalho de algumas empresas relevantes do distrito tendo em conta a sua importância no desenvolvimento regional e nacional.
Desta exposição farão parte peças em cerâmica caldenses, provenientes da Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro, do Estúdio Secla, entre outras oriundas das Faianças Belo e da Roque (Gaeiras). Farão igualmente parte um núcleo de Louça Artística de Alcobaça e outro de cerâmica alcobacense dos anos 50/60.
N.N.
“Sorriso, Felicidade” no Teatro José Lúcio da Silva
Até ao dia 30 de Setembro vai estar patente, no teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, uma exposição de fotografia de Sérgio Claro, designada “Sorrisos, Felicidade”. Trata-se de um trabalho do fotojornalista leiriense com o intuito de apoiar a Associação Solidariedade Sorrisos de Julinha e que captam “a felicidade de crianças desfavorecidas, que perante inúmeras adversidades não descuram a quimera da vida”.
A mostra pode ser vista entre as 18 e as 22h00 e nos dias dos espectáculos até à meia-noite.
Alcobaça
Os Gambuzinos estreiam peças de Woody Allen
O peculiar humor de Woody Allen está de volta ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, e mais uma vez pela mão d’”Os Gambuzinos”, o grupo de teatro do Externato Cooperativo da Benedita. A partir de amanhã, dia 15 de Setembro, e até 7 de Outubro, há sete oportunidades para assistir a “Deus” e “Morte”, com encenação de José Carlos Saramago e Mariana Ferreira.
Em “Deus”, o grupo de teatro promete “uma ação vertiginosa em que a realidade tende a ficar cada vez mais difícil de discernir. Um delírio de imaginação que atinge o paroxismo do absurdo”. Já em “Morte”, a proposta é para acompanhar o pacato Kleinman que repentinamente se envolve na caça a um maníaco assassino, “situação que o levará a ultrapassar os seus limites conforme a irrealidade se vai instalando e a voragem do medo o assola. Hilariante”, garante o grupo.
Doze actores e actrizes dão corpo às personagens das duas peças que podem ser vistas nos dias 15 e 29 de Setembro, bem como a 6 de Outubro, pelas 21h30. Aos domingos, dias 16, 23 e 30 de Setembro, e ainda a 7 de Outubro, há sessões às 15h00.
J.F.
Óbidos
Réplica de templo egípcio em exposição em Óbidos
A réplica do templo egípcio de Abu Simbel encontra-se em exposição no terreiro de Santiago, em Óbidos, até finais de Outubro. Construído em tamanho quase real, este complexo inclui um museu com 12 metros de largura por 21 metros de comprimento e é considerado uma das mais grandiosas obras do faraó Ramsés II.
Esta réplica é composta por quatro zonas, sendo a primeira a fachada, duas salas chamadas de “pilares” e terminando no santuário. Os bilhetes para visitar esta exposição custam 5 euros para casal ou bilhete familiar (casal+filhos), 3 euros para bilhete individual e 1,50 euros para bilhetes de grupos.
Recentemente o monumento esteve em exposição em Peniche, durante a Feira Internacional de Artesanato.
O templo real fica situado no sul do Egipto, no banco ocidental do rio Nilo, perto da fronteira com o Sudão, a cerca de 300 quilómetros da cidade de Assuão. Contudo, este não foi o local onde foi construído, pois devido à construção da barragem de Assuão, e do consequente aumento do caudal do rio Nilo, teve que ser transladado para não ficar submerso.
A fachada tem 33 metros de altura e 38 metros de largura e é constituída por quatro estátuas que representam o faraó Ramsés II sentado, ostentando a coroa dupla da unificação entre o alto e o baixo Egipto, a barba postiça, um colar e um peitoral com o nome de coroação.
F.F.
Nazaré
Nazaré em festa até domingo
A Nazaré está em festa até domingo, dia 16 de Setembro. Nossa Senhora da Nazaré é evocada nos tradicionais festejos cujas cerimónias religiosas atraem círios de várias partes do país.
Um dos pontos altos da festa decorreu no passado sábado, dia 8 de Setembro – dia de Nossa Senhora da Nazaré e feriado municipal – com a celebração de missa em honra da padroeira à qual se seguiu a procissão e bênção do mar. Concertos, espectáculos taurinos, tasquinhas, divertimentos para adultos e crianças são alguns dos atractivos das festas. Até lá, pode ainda assistir-se ao concerto “A modo mio” que o tenor italiano Giovanni D’Amore dá esta noite, 14 de Setembro, no Teatro Chaby Pinheiro, a partir das 22h00. À mesma hora o Duo ‘Top Som’ começa a animar as hostes no Parque Atlântico.
Amanhã assinala-se a entrada do Círio de Olhalvo e Cadriceira às 10h30, celebrando-se eucaristia solene no Santuário às 11h00. Segue-se Procissão no Terreiro.
À tarde, decorre o XVII Festival de Folclore em honra de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. Às 15h30 celebra-se missa campal e pelas 17h00 começam as actuações dos grupos que compõem o cartaz do festival, Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, Grupo Regional de Folclore da Benedita, Grupo Típico “O Cancioneiro de Castelo Branco” e Besclore Grupo de Danças e Cantares.
Quim Barreiros é o artista que a partir das 22h00 sobe ao palco do Parque Atlântico, numa noite onde a boa disposição é garantida. O último dia de festejos é animado com o concerto da Banda Filarmónica da Associação Recreativa Planalto, às 18h00, e pelo lançamento de fogo-de-artifício quando bater a meia-noite.
J.F.
Galopim de Carvalho e os dinossauros
Galopim de Carvalho vai estar na Nazaré na próxima sexta-feira, 21 de Setembro, para falar sobre “Arte e Natureza”. O cientista, conhecido como “avô dos Dinossauros” é o orador da 5ª sessão do ciclo de conferências dedicado à arte e ao património natural, histórico e artístico, promovido pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.
O encontro vai decorrer a partir das 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré e nele podem participar, não só os docentes em formação, mas também todos os interessados. A entrada é livre.
J.F.
Livro de Amílcar Coelho apresentado na Nazaré
“Um contributo para uma melhor compreensão da identidade do projecto original de Cister, bem como no que se refere à formação do espaço desta ordem religiosa”. É assim que Amílcar Coelho define o seu livro “Enigma de Cister – O Espaço entre o Visível e o Invisível”, que é apresentado amanhã, 15 de Setembro, na Biblioteca Municipal da Nazaré.
A partir das 16h00, a proposta é para conhecer mais do livro que resulta de uma aprofundada pesquisa sobre os cistercienses, “que chegaram a ser senhores de toda a região entre a Serra e o Mar (Coutos de Cister)” e que durante a permanência por estas terras “procuraram criar uma autêntica máquina de produção de santidade, não só com consequências positivas na espiritualidade, mas também na organização das materialidades que continuam ainda hoje a marcar a organização social, económica e cultural desta ativa região”, salienta o autor.
J.F.
Lisboa
Caricaturas de António para ver no Museu Bordalo Pinheiro
“A Viagem – Caricaturas de António” é como se designa a exposição que está patente no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. A mostra apresenta o trabalho do caricaturista que agora decora as paredes da nova estação de metropolitano do Aeroporto. A mostra poderá ser vista até 31 de Outubro.
N.N.
Torres Vedras
Dança contemporânea no Teatro Cine

Hoje e amanhã, dias 14 e 15 de Setembro, a partir das 21h30, o Teatro-Cine de Torres Vedras acolhe o Festival de solos de Dança Contemporânea do Centro Cultural da Malaposta.
Hoje serão apresentadas as actuações “Nevoeiro 21”, de Marco Ferreira, e “Caverna das Borboletas” de Ricardo Ambrózio.
No dia seguinte será a vez de Pedro Ramos apresentar “Diário Metafísico”. O preço dos bilhetes para se assistir em cada dia ao Festival de solos de Dança Contemporânea do Centro Cultural da Malaposta no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.
Noite de fados
Hoje, dia 14 de Setembro, sexta-feira, decorrerá em Torres Vedras uma Noite de Fados. “Fé, Amor e Saudade” é como se designa o espectáculo que dará vida ao Largo de São Pedro, a partir das 22h00.
A Noite de Fados será composta por três quadros, cada um com um mote distinto: a Fé, o Amor e a Saudade. O espectáculo contará com a participação dos fadistas Maria Leonor Madeira, Cristina Santos, Avelino dos Santos e Andreia Matias, dos guitarristas Eduardo Lemos e Henrique Leitão, e ainda dos dançarinos Miguel Naré e Tatiana Crispim.
Este concerto faz parte da programação de animação de espaços urbanos, após as obras realizadas no âmbito do Torres ao Centro – Projecto de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Vedras – e que atribuíram um novo “rosto” aos Largos de São Pedro, de Wellington e Infante D. Henrique.
N.N.































