Caldas da Rainha
Cencal em exposição no Museu de Cerâmica

O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.
“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
Pintura de Alda Caetano e de Dulce Horta no Solmar Canas
O Restaurante Solmar Canas, situado na rua Vitorino Fróis, nas Caldas da Rainha acolhe até ao dia 3 de Setembro, uma exposição de pinturas de Alda Caetano e de Dulce Hortta.
Exposição colectiva na Casa e Museu Bernardo
“O que não é pedra é luz” é como se designa a exposição que se divide entre a Casa Bernardo e o Museu Bernardo. Da mostra fazem parte obras de Joana Montez, João Belga, Pedro Bernardo e Pedro Cá.
A exposição – que pode ser vista até 22 de Setembro – resulta do projecto Caldas da Rainha Hardcore e conta com o apoio do programa da Fundação Calouste Gulbenkian para a valorização e divulgação artísticas.
Exposição do Teatro da Rainha no Museu de José Malhoa
Está patente no Museu de José Malhoa, a exposição “25 Planos+2” da qual fazem parte vários desenhos de José Carlos Faria. Podem ser apreciadas duas maquetas, várias pinturas e desenhos de cenografia e de figurinos que reflectem importantes momentos sobre a vida desta companhia.
A mostra vai estar patente até ao próximo domingo, 2 de Setembro.
Música, teatro e cerâmica na Eira Branca
O Casal da Eira Branca que fica nos Infantes, em Salir de Matos, vai celebrar o seu terceiro aniversário no próximo dia 8 de Setembro, com um programa cultural que começa logo nesse dia, às 18h00, com a inauguração de uma exposição de cerâmica contemporânea de Mário Reis. O autor será apresentado pelo mestre Herculano Elias.
Às 19h00 está previsto um momento musical com a Royal Pepper Orchestra e, às 21h30, será a vez do Teatro da Rainha apresentar a peça Troikas & Raposódias.
A iniciativa conta com a colaboração da Associação Real Pimenta e do curso profissional de Técnico de Turismo da Escola Rafael Bordalo Pinheiro.
N.N.
A Lisboa libertina do século XIX no Museu do Ciclismo
Nos próximos dias 1 e 2 de Setembro (sábado e domingo), entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h00, vai estar patente no Museu de Ciclismo, a exposição “Varandas de Lisboa – Lisboa libertina do século XIX através das grades de ferro forjado”.
Trata-se de uma iniciativa da Cultartis – Associação para a Cultura das Artes e de Tesouros Verdadeiros – Associação para o Desenvolvimento e o Património. O Museu de Ciclismo fica na Rua de Camões, em frente ao Parque D. Carlos I.
N.N.
Concertos hoje e amanhã em A-dos-Francos
Hoje e amanhã, dias 31 de Agosto e 1 de Setembro, pelas 21h30, na sede da Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos, realizam-se dois concertos que resultam de um estágio para jovens músicos que está a decorrer naquela vila.
Este é a terceira vez que se realiza esta iniciativa em A-dos-Francos (as anteriores tiveram lugar em 2007 e em 2010), num evento que tem como objectivos divulgar, partilhar e ensinar música e no qual participam jovens das bandas de vários pontos do país.
N.N.
Exposição de pintura na Foz do Arelho

O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.
Lisboa
Caricaturas de António para ver no Museu Bordalo Pinheiro
“A Viagem – Caricaturas de António” é como se designa a exposição que está patente no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. A mostra apresenta o trabalho do caricaturista que agora decora as paredes da nova estação de metropolitano do Aeroporto.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
Alcobaça
Festival Bango de volta à Benedita
Nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, a IX edição do Festival Bango promete animar a vila da Benedita, juntando as artes à solidariedade. Música, fotografia, dança, magia, artesanato, desporto e muita animação, são alguns dos ingredientes da iniciativa que, além de celebrar o talento de beneditenses e artistas de localidades vizinhas, pretende angariar fundos para a atribuição de bolsas de estudo para jovens carenciados.
Este ano o festival ganha mais dias de animação e entre as novidades preparadas para os três dias de festa estão as tasquinhas que vão funcionar no recinto. Mas a música continua a ser o prato forte da iniciativa que este ano conta com a presença da banda Tracinho Ponto Tracinho e de João Seilá (que participou na última edição do concurso Ídolos), entre muitos outros. De acordo com a organização, o Bango deste ano vai contar com cerca de cinco bandas a tocar a cada noite de festival.
A programação ainda não está fechada, mas as novidades vão sendo actualizadas no site do festival, em www.bango.com.pt.
J.F.
Rio Maior
Feira Nacional da Cebola começa hoje em Rio Maior
A cidade de Rio Maior recebe, a partir de hoje e até terça-feira, a Feira Nacional da Cebola – Frimor 2012, que contará com a participação de 38 ceboleiros, a sua grande maioria do concelho das Caldas.
O certame contará também com a presença de 60 expositores, 24 expositores institucionais, exposição agrícola e automóvel, sete tabernas típicas, uma mostra gastronómica de carnes certificadas, a feira da saúde, animação musical, artesanato e o passeio equestre.
A feira, com origens no século XVIII, tem perdido nas últimas décadas parte da sua vertente agrícola, fruto da diminuição desta actividade no concelho, mas a organização irá tentar reverter esta tendência e mostrar aos agricultores as inovações técnicas do sector.
No dia 1 de Setembro irá realizar-se o Festival de Fanfarras dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior e no domingo haverá um Passeio Equestre à Moda Antiga.
Diariamente haverá animação e espectáculos com Carlos Alberto Moniz (31 Agosto), José da Câmara e artistas riomaiorenses (2 de Setembro), David Antunes & The Midnight Band (3 de Setembro) e Diana Gil (4 de Setembro). Este ano existe também um novo espaço de animação nocturna, denominado FrimorFest, com a presença de DJs.
A organização é da Câmara e Associação Empresarial.
F.F.
Óbidos
Pintura e cerâmica em exposição nas Gaeiras
Encontra-se patente, entre os dias 1 e 30 de Setembro, uma exposição de cerâmica de Paula Clemente e de pintura de Zé Luís no café “bellissimo”, situado na Estrada Principal, nas Gaeiras.
Os trabalhos, da autoria de dois residentes na vila, inserem-se no ciclo de exposições promovido por aquele estabelecimento comercial.
F.F.
Torres Vedras
Feira rural no centro da cidade
Amanhã, dia 1 de Setembro, entre as 8h00 e as 18h00, o centro da cidade de Torres Vedras vai ser animado por mais uma edição da Feira Rural. A iniciativa conta com um programa de animação que inclui, pelas 10h00, desfile do Rancho Folclórico da Colaria pelas ruas de Torres e actuação deste grupo às 11h00, em frente ao Mercado Municipal. Na praça 25 de Abril haverá porco no espeto.
A Feira Rural inclui 220 bancas de venda de hortícolas, frutas, vinho, pão e doçaria e de artigos de artesanato, velharias, coleccionismo e numismática. Esta iniciativa visa estimular a comercialização de produtos do concelho de Torres Vedras, dinamizar turisticamente a cidade e envolver também o comércio tradicional. O evento ainda inclui um serviço de babysitting que funciona na Praça do Município, entre as 9h30 e as 17h30, para crianças entre os três e os 10 anos. Naquele espaço é recriado o ambiente de feira, com bancas criadas para o efeito à escala, onde serão realizados trabalhos manuais com o objectivo de promover a criatividade, reciclagem e o empreendedorismo.
A Feira decorrerá na Praça da República, Rua Tenente Coronel João Luís de Moura, Rua 1.º Dezembro, Rua 9 de Abril, Rua Serpa Pinto, Praça do Município, Rua Paiva de Andrada, Rua Eduardo César, Praça Machado Santos e Praça 25 de Abril. A última Feira Rural de Torres Vedras de 2012, vai decorrer no próximo dia 6 de Outubro.
N.N.






























