Início Cultura Adoro Protocolo, vencedor do Emergente tem músicos da região

Adoro Protocolo, vencedor do Emergente tem músicos da região

0
Adoro Protocolo, vencedor do Emergente tem músicos da região
A banda, que integra músicos da região, sagrou-se a vencedora do festival que descobre novos talentos musicais

Grupo indie que venceu Festival Emergente tem músicos da região. A banda que toca jazz, rock e trip hop gostaria de atuar por cá

Adoro Protocolo é o nome da banda vencedora do Festival Emergente, que decorreu em Lisboa.

A 7.ª edição do Festival realizou-se na BOTA (Base Organizada da Toca das Artes) que fica nos Anjos, teve lugar entre os dias 26 e 28 de dezembro. e contou com 18 concertos ao longo de três dias de celebração da maior edição do festival, depois de ter tido 134 candidaturas, que foi a a maior participação de sempre no Open Call do Emergente, o festival dedicado à música independente e que se dedica a descobrer a nova geração da música portuguesa.

O grupo integra um caldense e um bombarralense, que se conheceram em Lisboa, e que são membros deste grupo que conta agora com a possibilidade de gravar o seu primeiro álbum e também de fazer uma digressão pelo país para dar a conhecer a sua música.

Diogo Verdelindo, baterista, 29 anos é das Caldas e Bruno Tavares, saxofonista, de 20 anos, é do Bombarral.

A banda ainda integra Carolina Rebelo, vocalista, 22 anos; Gonçalo “Sami” Rodrigues, baixista, 25 anos e Miguel Reis, guitarrista, 22 anos. Faz igualmente parte Maria João, 23 anos que é a letrista deste grupo.

O bombarralense Bruno Tavares estudou saxofone alto na Academia de Alcobaça e ainda tocou na Sociedade Recreativa Obidense durante 10 anos.

Diogo Verdelindo veio bebé morar para as Caldas e começou a estudar bateria no Centro da Juventude que continuou na X-Eventos e mais tarde passou a ter aulas de guitarra no Conservatório das Caldas. Quando foi para Lisboa prosseguiu estudos para o Hot Clube de Portugal.

O primeiro concerto dos Adoro Protocolo decorreu em fevereiro de 2025 no hub criativo da Mouraria. Em novembro registou-se a entrada do baterista caldense, Diogo Verdelindo, que marca a atual fase do grupo.

Vencer o Festival Emergente foi de facto “muito importante” para os Adoro Protocolo pois dá-lhes a possibilidade de gravar o primeiro álbum e de organizar a digressão do grupo musical. “É uma rampa de lançamento que nos permite ter alguma estabalidade”, disseram os elementos do grupo. Tocam vários géneros musicais e “há sempre muito rock, jazz, trip hop e deixamos sempre grande espaço ao improviso”.

Sobre Adoro Protocolo preferem deixar os significados para quem os ouve.
O grupo ensaio às sextas-feiras e estão neste momento a preparar mais canções para gravar no seu álbum de estreia.

Tocar no Impulso ou no CLN
O grupo, que gostaria de atuar nas Caldas, em eventos como no Festival Impulso ou também no Caldas Late Night.

“Tocar nas Caldas seria uma grande malha. Seria jogar em casa!”, disseram os músicos que reconhecem que têm várias influências e que isso se reflete no som dos Adoro Protocolo.

A banda que se está a preparar para atuar em várias zonas do país, tem poemas como base das suas canções e cantam em português. “Bicho”, Pré-Aquece o Forno” e “Outro Tipo de Afrodisíaco” são alguns dos temas do reportório dos Adoro Protocolo.

O grupo já abriu bandas como os Dinossauro Abril, Ekcetera e partilhámos palco com Máquina, Parque Império, Reforma Agrária, Beatriz Madruga, Falcona, bbb hairdryer, etc.
Os dois músicos do Oeste tentam manter uma ligação com a região. Diogo Verdelindo diz que não consegue vir tantas vezes como gostaria mas vem matar saudades pelo menos de três em três meses.

Já o saxofonista, Bruno Tavares contou que consegue “vir a casa” pelo menos uma vez por semana.

O próximo concerto dos Adoro Protocolo decorrerá no próximo dia 13 de fevereiro no espaço multidisciplinar DARC que fica no Desterro, em Lisboa.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.