A Fábrica das Histórias/Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras, desafia os alunos dos jardins-de-infância e de escolas do 1.º ciclo do ensino básico, bem como pessoas com necessidades educativas especiais, dos países lusófonos, a criarem curtas-metragens a partir do conto tradicional russo “O Nabo Gigante”. Pretende-se promover laços e nós entre crianças de diferentes lugares e realidades, “iniciando-se a criação de uma espécie de Confraria da Língua Portuguesa, e celebrando-a em conjunto”. Este é um dos objectivos desta iniciativa que está relacionada com o facto de 2012 ser o Ano Internacional das Cooperativas, tendo em conta que permitirá “desenvolver na criança o sentido de cooperação e de compromisso, de reciprocidade e de solidariedade, e a própria ideia da necessidade de criar alianças reprodutivas”.
De referir que a inscrição para este desafio deve ser acompanhada de um trabalho de escrita criativa (guião). Mais informações podem ser obtidas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras (em: www.cm-tvedras.pt/fabricadashistorias); ou pelo e-mail: mariafernandes@cm-tvedras.pt.
Estão também abertas até ao próximo dia 15 de Março as inscrições para o concurso fotográfico Vida Imóvel – Fotografia de uma Natureza Morta. Mais informações sobre este concurso também promovido pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino podem ser obtidas igualmente por meio dos referidos contactos.
O prazo para efectuar as inscrições para a participação no Desafio Aventuras de um Nabo Gigante foi alargado até ao dia 30 de Janeiro.






























