“A Química do Amor” é tema da conversa que terá lugar hoje, 13 de Maio, no Caldas Café Concerto no CCC, a partir das 22h00, com Paulo Claro, professor do departamento de Química da Universidade de Aveiro.
O convidado virá explicar que o amor – habitualmente celebrado como um fenómeno místico, espiritual e por vezes apenas físico – é na verdade, um fenómeno neurobiológico complexo, baseado em actividades cerebrais de confiança, crença, prazer e recompensa, que envolvem um número elevado de mensageiros ou actores químicos.
Paulo Claro vai abordar o amor romântico do ponto de vista da Química, explicando quais são as substâncias que actuam no organismo – no cérebro em particular – e que são responsáveis pelas sensações e comportamentos que associamos ao amor.
O convidado é autor de vários artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade e co-autor de um manual universitário. O seu principal interesse científico actual é a Estrutura Molecular e Supramolecular, que estuda as propriedades das moléculas e da forma como se associam entre si para formar estruturas mais complexas, que são a base a diversos materiais.
Esta iniciativa é organizada pelo Clube de Ciência, Biblioteca da Escola Secundária Raul Proença, em parceria com o CCC.






























