O caldense Bruno Reis Santos participou no concurso das Festas de Lisboa para criar uma sardinha – um dos símbolos desta celebração – e a sua proposta sagrou-se vencedora. O jovem, de 23 anos, que vive no Nadadouro, concorreu com dois trabalhos, ainda longe de imaginar que iria obter o primeiro lugar.
“A Imaculada Sardinha Portuguesa” é como se designa a proposta escolhida, que tal como era pedido, reflecte sobre “a portugalidade e Lisboa”. O autor fez a sua sardinha a tinta da china e pincel e depois pintou-a em computador com as cores de Portugal. A sua criação representa “a típica moça portuguesa que sonha com o casamento e que se diz imaculada”, disse Bruno Santos.
O autor caldense ainda fez uma outra proposta, de tons mais escuros, e enviou as duas no último dia do concurso.
Para Bruno Santos foi importante ter feitos as suas sardinhas na casa de um amigo no centro da cidade, pois “a casa do José Lino é um local iluminado de onde saem trabalhos fantásticos”.
Bruno Santos frequenta o curso de Design Gráfico Multimédia na ESAD, mas já foi serralheiro, desenhador técnico e frequentou um curso CET de Ilustração na escola de artes caldense, antes de ingressar no seu curso de Design.
O caldense sente-se um ilustrador e também diz que é um rapaz do campo. Vai mais longe porque considera-se uma espécie de “Zé Povinho do século XXI pois deixo-me acomodar um pouco ao mesmo tempo que sou contraditório”, disse o autor, que sente que é vários numa só pessoa.
A selecção foi feita por um júri e agora o jovem vai receber um prémio de 400 euros que, em principio, será gasto em material ou servirá para pagar propinas. Mais do que o dinheiro, o prémio é para Bruno Santos o reconhecimento do seu trabalho, serve sobretudo para valorizar o seu curriculum e para dar a conhecer as suas criações.
“Sinto que as pessoas olham agora para a minha ilustração de maneira diferente”, contou o jovem, que também é colaborador da Gazeta das Caldas.
Bruno Santos diz que vai concorrer a outros concursos a nível nacional e é com todo o gosto que vai conhecer os autores de outras propostas das sardinhas no próximo dia 17 de Maio, durante o decorrer das festas populares de Lisboa, promovidas pela EGEAC (a empresa municipal encarregue pela animação cultural). “Há outros trabalhos também muito bons e terei todo o gosto em trocar ideias com os restantes concorrentes”, rematou.
Este autor participa nas fanzines “Nas Fraldas da Rainha” e “Bezerro de Sinae”. Bruno Santos – que é admirador dos trabalhos de Bordalo Pinheiro, Winsor McCay, Nuno Saraiva, João Maio Pinto, João Catarino e de Pedro Zhamith – tem um blogue onde podem ser apreciados os seus trabalhos de ilustração em lordmantraste.blogspot.com































