“Dona” é a proposta de Umbelina Barros para a Gazeta das Caldas

0
668

“Dona” é a sétima peça da colecção Autor/Gazeta das Caldas da ceramista caldense Umbelina Barros.
A peça é feita em grés fino chamotado e a autora usou as técnicas da lastra e de modelação para lhe dar forma e que segundo a autora evoca a Rainha Dona Leonor.
Apesar da ter causado polémica com a peça fálica na edição de 2011, na edição de 2013, Umbelina Barros foi convidada para participar com uma obra e a autora caldense fez uma alegoria dedicada a quem vive do mar. Desse casal a mulher está grávida e a sua representação serviu para os materiais gráficos de divulgação da própria bienal.
Nesta última semana, que a rubrica da colecção destaca a obra desta artista, Umbelina Barros propõe uma colecção de “Falos à Medida”. A ceramista que trabalha a vertente da louça fálica tem vários exemplares da peça em tons de verde, mel e também em raku.  Umbelina Barros licenciou-se em Artes Plásticas e Novos Media e tem mestrado em Artes Plásticas na ESAD.CR e é  doutoranda em Educação Artística  na FBAUP no Porto. Em paralelo mantém funções de assistente na universidade portuense e também deu formação no Cencal. Possui nas Águas Santas a sua oficina cerâmica onde além do seu trabalho artístico também dá formação a adultos e crianças. O autor que se segue, e que divulgará a sua obra na próxima edição, será Vítor Mota.
“Dona” a obra de Umbelina Barros para esta colecção,  pertence a uma série de 50 exemplares, todas numeradas e assinadas pela autora. Estão à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -