“Bicharada” de Teresa Cortez no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa

0
744
notícias das Caldas
Azulejos da autora que podem ser apreciadas na exposição até Maio

Abriu ao público a 26 de Janeiro, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Trata-se de uma exposição sobre a obra cerâmica desta autora através dos animais, tema transversal no seu trabalho.
Presentes na mostra estão peças, esculturas de pequena dimensão, pratos e painéis de azulejo pintados, entre os quais se encontram integrados em projectos de arquitectura. Da mostra fazem parte estudos e projectos para a realização destes trabalhos.

Teresa Cortez é de Leiria e formou-se em Cerâmica Decorativa e em Desenho Têxtil na Escola António Arroio.  Estagiou e colaborou com Querubim Lapa, no seu atelier de cerâmica, na Fábrica Viúva Lamego. A autora, que expõe desde 1972, foi bolseira da Gulbenkian e a sua obra foi distinguida em várias ocasiões. Recebeu o primeiro prémio de azulejaria da Câmara Municipal de Lisboa/1986 com painel de cerâmica instalado no edifício MCB, na Av. da Liberdade 144/146. A autora recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Municipal “Jorge Colaço” de Azulejaria/2000 ao painel de azulejos colocado na Escola Secundária Josefa d’Óbidos.
“Bicharada” está patente até 20 de Maio, no Museu Bordalo Pinheiro que fica no Campo Grande, em Lisboa. A mostra pode ser apreciada de terça a Sábado, entre as 10 e as 18h00 e as entradas são gratuitas.

- publicidade -