No próximo dia 28 de Maio decorrerá mais uma edição do Caldas Late Night (CLN) que terá lugar entre as 14h00 e as duas da manhã e terminará, como é habitual com a mega-festa de encerramento na ESAD.
O evento vai abrir com a “guerra de almofadas” (pillow fight) ao início da tarde no centro da cidade
Nesta iniciativa, os alunos da escola de artes caldense abrem as portas das suas casas para mostrar intervenções e trabalhos feitos em âmbito escolar. Além das casas “invadem” também o espaço urbano e há várias apresentações em espaços comerciais, no parque, nas rotundas e praças da cidade.
Na organização do evento estão nove alunos de Artes Plásticas e uma ex-estudante do curso de Teatro. Os organizadores deste ano são Tânia Ribeiro, Rosana Pereira, Elisa Sousa, Sofia Rodrigues, Tatiana Cuba, Iolanda Oliveira, Edgar Guerreiro, Sérgio Azevedo e Rita Simões. Têm idades entre os 21 e os 23 anos, são de Lisboa, de Leiria, do Algarve e de Viana do Castelo.
Haverá intervenções nalguns pontos-chave da cidade como o Centro Comercial Sotto Mayor (ao lado do CCC) e no Espaço Ceres (Silos). Ganha também raízes o arraial que por norma fecha a Rua Leão Azedo e que terá lugar na quinta-feira à noite, 26 de Maio.
Estão previstas intervenções no parque, junto ao Pingo Doce, nas praças, nos bares, na Rua das Montras, no Palácio Real entre muitos outros pontos da malha urbana.
“Queremos também comemorar o 15º aniversário do CLN e não vai faltar o bolo”, disseram Tânia Ribeiro, Rosana Pereira, Elisa Sousa, que integram a organização da iniciativa.
“Gostaria que as ruas estivessem cheias e que as pessoas da cidade participassem no evento”, disseram as jovens.
Neste momento há 70 projectos de várias áreas artísticas, “mas continuamos a receber propostas”, disseram as jovens.
Iniciada em 1997, esta iniciativa começou por ser um trabalho académico de estudantes da ESAD, mas à medida que os anos foram passando foi contando com uma alargada adesão de participantes.
Esta será 15ª edição do CLN e já tem confirmados os apoios da Gazeta das Caldas, da própria escola, da Câmara das Caldas, da ACCCRO, da Sonapel, da Papelaria Vogal, Maratona, Associação de Estudantes da ESAD, Associação Bixo Mau, Graficampo, Maratona, Hospital Termal e Fotofranco.
Gazeta das Caldas irá publicar na próxima semana o mapa do 15º edição do Caldas Late Night.

































