Início Breves PSD/CALDAS – Comunicado

PSD/CALDAS – Comunicado

0

O PSD das Caldas da Rainha tem vindo a seguir com atenção as decisões que o Governo está a preparar para os hospitais das Caldas da Rainha, Alcobaça, Peniche e Torres Vedras, com vista a concentrar estes hospitais num único centro hospitalar, tendo como pressuposto um elevado défice de 80 milhões de euros e a necessidade de reduzir custos e consequentemente reorganizar os serviços e prestações de cuidados de saúde em cada um destes hospitais.
1 – As informações não oficiais que nos chegaram no final de Janeiro deixaram de imediato preocupados o PSD, autarcas e deputados do distrito e que, de imediato, solicitaram explicações aos responsáveis do Ministério da Saúde.
2 – A Srª Deputada Maria da Conceição, para além das intervenções na Assembleia da República, reuniu com a Administração Regional de Saúde no dia 2 de Fevereiro do corrente e o Presidente da Câmara Municipal no dia 7 de Fevereiro.
3 – O PSD e os autarcas de Caldas da Rainha manifestaram desde logo os seguintes pontos de vista:
a) A melhor solução, do nosso ponto de vista, é manter os dois centros hospitalares totalmente independentes, com os serviços existentes em cada hospital e obter redução de custos com melhor racionalização de serviços,
b) Caso tenham que ser unificados a Administração Hospitalar deve ficar sediada nas Caldas da Rainha.
c) As valências fundamentais devem permanecer no hospital e todas as especialidades (e no mínimo com consulta externa).
d) Devem ser reactivadas especialidades antes suspensas e criadas as novas que mais se justificam.
e) Deve manter-se a cirurgia geral programada, no todo ou em parte, em função dos espaços disponíveis e da concentração de outros serviços no Hospital das Caldas da Rainha e que venham do Hospital de Torres Vedras, e desde que não haja descaracterização da sua matriz essencial.
O Hospital Termal deve manter as suas valências e inserido no S.N.S. A haver alteração nesta área, o Hospital Termal deve ser gerido pelo Montepio Rainha Dona Leonor em parceria com o Ministério da Saúde e Município das Caldas da Rainha. Deve ser garantida uma candidatura ao QREN para a sua recuperação, para o tornar sustentável.
Quanto ao Parque e Mata aceitamos a sua transferência para o município, por concessão, integrando o património e águas termais em parte para poder ser explorada a viabilidade de concessão a privados para nova unidade termal e hoteleira.
Um novo Hospital ou alargamento do actual: face á matriz fundamental da saúde na origem das Caldas da Rainha e sendo por mais evidente que as actuais instalações hospitalares são exíguas e logo que os recursos financeiros do País o permitam, deve ser equacionada a construção de uma nova unidade hospitalar ou no mínimo o alargamento do Hospital das Caldas da Rainha e bem assim o melhoramento das outras unidades.
1. O PSD lamenta a campanha de boatos e meias verdades postas a circular na cidade de que o Hospital das Caldas iria fechar, no todo ou em parte, ( maternidade, obstetrícia e pediatria…) e que a administração seria deslocada para Torres Vedras.
2. O PSD lamenta as convocações de reuniões e manifestações por parte do PS, PCP e BE que sem darem conhecimento ao PSD e ao CDS e antes de reunir a Assembleia Municipal ou comissão da saúde, contrariaram uma prática de muitos anos sobre questões de saúde em que sempre todos os partidos estiveram unidos.
O PSD lamenta que as anteriores administrações do hospital compostas e presididas por socialistas tenham gerado uma divida de cinquenta milhões de euros e levado o hospital à falência técnica e que obriga a um conjunto de medidas dolorosas para todos nós mas necessárias para evitar o seu encerramento.
O PSD lamenta o sectarismo, arrogância e clima de insultos na reunião do CCC onde mais do que o esclarecimento se pretendeu fazer baixa política.
O PSD lamenta o sectarismo na convocação do abraço ao Hospital por parte do PS, BE e PCP que foi feita sem qualquer diálogo com os restantes partidos, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal.
Se tivéssemos sido convidados não só teríamos estado presentes com maior representação, como nada temos contra aqueles que ali estiveram, porque os Hospitais merecem a solidariedade e a defesa de todos os caldenses.
É da maior gravidade a partidarite e o aproveitamento deste assunto recorrendo à mentira e alarmismo da opinião pública e dos Caldenses para obter resultados eleitoralistas.
O PSD e os seus autarcas juntamente com todos os outros partidos e com a população, em geral tudo farão para que os Hospitais das Caldas não saiam prejudicados desta reorganização da saúde.
Podemos garantir que os Hospitais não fecham, com a administração nas Caldas e com as principais valências. Mas queremos ainda um futuro seguro e melhor.
PS. Já depois de elaborado este comunicado congratulamo-nos com o facto da Comissão Municipal de Saúde ter aprovado por unanimidade uma moção sobre os Hospitais.

O Presidente da Comissão Política de Secção das Caldas da Rainha
Fernando José da Costa

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.