MOVIMENTO PELO NADADOURO – O Documento Verde da reforma da Administração Local

3
497

O Movimento pelo Nadadouro, após analisar cuidadamente o documento verde da reforma da Administração Local vem por este meio expressar a sua opinião relativamente ao referido documento.
Embora se trate de documento genérico e bastante vago existem pontos que não devemos deixar de salientar, em especial o que trata da fusão e aglomeração de freguesias.
Concordamos que mais de 4000 freguesias para um país com a dimensão do nosso é efectivamente um número desproporcionado, embora esse número elevado também se deva ao facilitismo partidário tão característico das últimas décadas no nosso país, com a aceitação de alguns protagonistas partidários que agora apoiam a redução de freguesias.
A referida redução não deve, no entanto, ser feita por régua e esquadro, sem pensar nas características e necessidades de cada população, deve sim ser feita com a aceitação e colaboração dessas mesmas populações e para que tal aconteça é necessário em primeiro lugar densificar as propostas da reorganização administrativa, para que os fregueses tenham toda a informação e assim possam conscientemente dar a sua opinião.

Não devemos igualmente descurar questões da maior importância como a transferência de competências, a manutenção de serviços que actualmente servem as populações das freguesias afectadas e ampliação dos serviços de proximidade, especialmente nas freguesias com população mais envelhecida.
Em relação à freguesia do Nadadouro discordamos em absoluto com qualquer tipo de fusão ou agregação, tendo em conta a evolução favorável da freguesia, especialmente no crescimento populacional, sendo uma das freguesias com maior índice de crescimento da região, para além de todas as infra-estruturas de que dispõe, da história, cultura e sentimento geral da população, disso tendo já dado conhecimento às autoridades competentes, em documento elaborado em conjunto com os restantes membros da Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia.
Como não nos limitamos a recusar a proposta do Governo para a freguesia do Nadadouro, estamos, em conjunto com os restantes membros da Assembleia de Freguesia, a preparar iniciativas com vista à manutenção da freguesia do Nadadouro, tendo este movimento, na última Assembleia de Freguesia, apresentado a proposta de eliminação de senhas de presença para todos os membros da Assembleia de Freguesia, com vista à redução de custos e um outro conjunto de propostas para captar investimento e dinamismo para a freguesia.
Fomos eleitos para defender os interesses da freguesia do Nadadouro e dos seus fregueses e custe o que custar, vamos cumprir com esse objectivo.
Apelamos a todos os fregueses do Nadadouro para que, em conjunto com este movimento e restantes forças políticas da freguesia, nos apoiem na manutenção da freguesia do Nadadouro e nas iniciativas a isso conducente.
Por fim de salientar que o MPN – Movimento pelo Nadadouro está igualmente a preparar um fórum/debate sobre o referido documento verde, em conjunto com o MVC – Movimento Viver o Concelho, a realizar sábado, dia 14 de Janeiro pelas 14h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

João Martinho

Movimento Pelo Nadadouro

- publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelas inciativas. É tempo que dar ao povo o que é do povo. A sua capacidade de se manifestar naquilo que lhe diz respeito.

  2. Só se poderá fazer um debate sério sobre a redução do número de freguesias se os actuais presidentes das juntas de freguesias puserem os seus lugares à disposição, mostrando desse modo que não é para defenderem a posição que ocupam que se opõem a qualquer tipo de alteração. É um facto incontornável que a manutenção do actual número de freguesias beneficia, em primeiro lugar, os presidentes das juntas.
    o-das-caldas.blogspot.com/2012/01/saiam-da-frente-senhores-presidentes.html