No passado dia 29 de Julho, realizou-se o I Congresso Regional da JSD Lisboa – Área Oeste, que teve lugar no Auditório da Câmara Municipal do Cadaval, onde foram eleitos os novos órgãos da JSD Regional Lisboa – Área Oeste, a Comissão Política e a Mesa do Conselho Regional/Mesa do Congresso Regional.
Neste I Congresso, foi eleita por unanimidade a candidatura “6 Concelhos, 1 Força”, cuja comissão política é liderada por Jorge Faria de Sousa. Foi também eleito João Paulo Reis para a Mesa do Congresso Regional / Mesa do Conselho Regional.
Durante a tarde foi feito um balanço do mandato anterior e a apresentação da Moção Estratégica Global. Seguiu-se a eleição dos órgãos, terminando o congresso com a tomada de posse da lista vencedora.
O discurso de apresentação do projeto focou os principais vetores de atuação da nova equipa, que se divide em áreas como a educação, o associativismo e a participação cívica, emprego, empreendedorismo, agricultura e mar, ambiente, energia e desenvolvimento sustentável, turismo e cultura, solidariedade intergeracional e comportamentos de risco e as próximas eleições autárquicas, que se realizam já no próximo ano.
A criação de um banco de material escolar, o incentivo ao ensino profissional, a adequação da oferta do ensino superior ao mercado de trabalho e a criação de um gabinete de atendimento e aconselhamento profissional nas escolas, foram as principais medidas anunciadas na área da educação. A promoção do associativismo escolar e o incentivo à participação cívica foram temas igualmente abordados. No que respeita ao emprego, a candidatura vencedora propõe-se a lutar pela criação de postos de trabalho (tendo em conta as necessidades da região), incentivar a contratação de jovens desempregados por parte das empresas, e incentivar a criação de uma bolsa de emprego sazonal (para maiores de 16 anos) e de estágios profissionais. A necessidade de incutiruma cultura de empreendedorismo entre os jovens foi também um dos principais pontos focados no discurso de apresentação. As incubadoras de empresas de base local e a realização de colóquios sobre as áreas com potencial de investimento, são apostas da candidatura “6 Concelhos, 1 Força”.
A agricultura e o mar, grandes fontes de riqueza da Região Oeste, foram áreas igualmente visadas na proposta apresentada. Estimular a aposta na agricultura e vocacionar os jovens para as áreas hortícola, frutícola e vinícola, e desenvolver uma estratégia de emprego centrada no mar, são alguns dos vetores estratégicos nestas áreas.
Garantir o bem-estar e a qualidade de vida das populações é também uma preocupação dos jovens social-democratas. O ambiente e o ordenamento do território, o recurso às energias renováveis e a educação para o desenvolvimento sustentável, são metas a atingir.
A divulgação da marca “Turismo do Oeste” é outra das grandes prioridades dos recém-eleitos órgãos da JSD Lisboa – Área Oeste. A criação de um roteiro cultural da Região e a aposta na formação e empreendedorismo nestas áreas são, na opinião dos novos dirigentes, pontos fulcrais de ação.
E porque esta candidatura visa defender acima de tudo os jovens do Oeste, as preocupações ao nível da solidariedade intergeracional e dos comportamentos de risco não ficaram de fora deste ambicioso projeto. A realização de colóquios e sessões de esclarecimento e o incentivo à realização de eventos desportivos, são alguns meios apresentados para diminuir os riscos inerentes aos mais novos.
Por fim, a lista eleita comprometeu-se a dar todo o apoio necessário nas campanhas eleitorais às próximas eleições autárquicas, que se realizam já no próximo ano, especialmente no que se refere ao esclarecimento das camadas mais jovens da população.
Durante a realização deste I Congresso da JSD Lisboa – Área Oeste, foi ainda consagrado Militante Honorário da JSD Lisboa – Área Oeste, o ex-dirigente Ricardo Pinteus.
O I Congresso Regional da JSD Lisboa – Área Oeste contou com as presenças do vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD, André Pardal; o vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD Lisboa – Área Oeste, Eng.º Damas Antunes; o Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Aristides Sécio; presidente da Comissão Política de Secção do PSD do Cadaval, Ricardo Coelho; e a presidente da Comissão Política Concelhia da JSD do Cadaval, Joana Pinteus.
JSD Área Oeste
































