
Este encontro foi promovido pela Vilaka State Gymnasium que se situa na pequena cidade de Vilaka, a escassos 4 Km da Rússia e a cerca de 350 Km de Riga. A delegação portuguesa foi composta por nove alunos do ensino secundário e profissional, acompanhados pelas professoras Alexandra Sampaio (coordenadora do projeto na escola portuguesa) e Celeste Tornada.
O vasto e rico programa apresentado pela escola Letã, proporcionou aos alunos portugueses, finlandeses, alemães e letões uma semana repleta de vivências, emoções e experiências que os marcarão para o resto da vida.
Do programa constaram, ente outras, as seguintes atividades – visita guiada pelas cidades de Vilaka e Aluksne; visita a uma “farmhouse” e participação em atividades/jogos tradicionais dos países envolvidos; workshops variados – fabrico de sabão, bijuteria, pintura, desporto. Destaque ainda, para as visitas à Estónia, cidade de Tartu, segunda cidade do país, e Riga, capital da Letónia.
Paldies Latvia! (Obrigada Letónia)
A ESRBP é membro do CIP desde o seu início, em conjunto com a escola alemã de Lollar, e este projeto europeu, que pode ser considerado pioneiro dos atuais projetos Comenius, é parte integrante da sua identidade. Ao longo de 20 anos muitos foram os alunos que tiveram a oportunidade fantástica de alargar os seus horizontes através destes encontros europeus, que marcaram para sempre as suas vidas, através de laços de amizade e solidariedade que criaram pela europa fora. No próximo ano o 20º encontro terá lugar na escola fundadora do CIP, a Clemens Brentano Europaschule, de Lollar. Lá estaremos com os nossos alunos!
Dito pelos alunos:
“O projeto CIP é fantástico, pois temos a oportunidade de conhecer novos países, novas culturas e, claro, novas pessoas. Este projeto enriquece-nos em todos os termos e é algo que nunca vamos esquecer na nossa vida.”
Inês Gil
“Da Letónia levo no coração pessoas fantásticas e de uma humildade e hospitalidade incríveis.”
Filipa Coito
“Neste projeto podemos obter tanto conhecimentos como experiências de vida. É sempre bom conviver com outras pessoas, também por isso acho o projeto fantástico!”
Beatriz Silva
“Acho que este projeto é uma excelente maneira de encarar uma aventura, lazer e estudo numa só viagem.”
George Plim
“O projeto CIP foi, sem dúvida, das melhores coisas que tive na minha vida. Deixou-me mais motivada em muita coisa e deixou um impacto em proporções que não esperava ter, ajuda-nos a crescer e imenso.”
Liliana Joaquim
“Acho o projeto CIP muito interessante porque temos a oportunidade de conhecer um país diferente e também os costumes das pessoas desse país. Numa viagem normal não se aprendem os costumes das pessoas, apenas se conhece o país.”
João Catarino
“Àcerca deste projeto só tenho coisas boas a apontar: oportunidade de conhecer novos países, fazer novas amizades, aprimorar o nosso inglês.”
Lara Moutinho
“Sinto que esta viagem deixou-nos todos um bocadinho diferentes, diria mais humildes e simples. Vou ter muitas saudades de todos. Este projeto deveria manter-se sempre!”
Anastácia
“da Letónia levo memórias e momentos inesquecíveis com pessoas diferentes e fantásticas. O viver uma cultura diferente leva a apreciar mais o que temos em Portugal e foi isso que encontrei na Letónia com este encontro: capacidade para apreciar o que antes, para mim, seria banal e capacidade para aceitar algo diferente sem descriminar (…) Todas as emoções sentidas neste projeto são inesquecíveis e, por isso mesmo. o CIP é imprescindível, ou pelo menos deveria ser, para qualquer pessoa.
Ana Carolina Ferreira
































