Descargas de efluentes pecuários nos rios Baça, Alfeizerão e Arnóia

0
704
A GNR detectou nos passados dias 27, 28 e 29 de Março várias descargas ilegais de efluentes pecuários para linhas de água. Estas infracções foram detectadas em explorações em São Gregório para o Rio Arnóia, nos Sapeiros para o Rio Alfeizerão, e no Vimeiro de Alcobaça para o Rio Baça. Às explorações, todas suinicultoras, foram levantados diversos autos de contra ordenação.
Numa nota enviada à Gazeta das Caldas, o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, Joaquim Clérigo, denunciou outras descargas ilegais de efluentes suinícolas. No dia 24 de Março uma descarga realizada em Vale do Moinhos (Alfeizerão), “por uma suinicultura que se encontra a ser explorada pelo Senhor Manuel António Rebelo Querido”, disse na referida nota. E outras duas realizadas a 4 de Abril e a 18 de Fevereiro “em Sapateira (Alfeizerão), pela suinicultura Sosuínos – Sociedade Suinicultora da Macarca, Lda., sediada na localidade da Macarca, propriedade do Senhor Helder Martins Matias da Fonte”, acrescentou.
No dia 2 de Abril, em Azambujeira dos Carros (Bombarral) quatro indivíduos, homens e mulheres, ameaçaram uma mulher de 70 anos a quem roubaram uma aliança, um fio e um par de argolas em ouro. Na Benedita foram furtadas de uma fábrica uma quantidade elevada de mochilas, uma máquina fotográfica e um ligeiro de mercadorias.
Em Peniche, a estação salva-vidas do ISN resgatou uma embarcação de pesca que estava incapacitada de manobrar devido a uma avaria, durante a faina, junto às Berlengas. A embarcação teve que ser rebocada até ao porto de Peniche.
No dia 30 de Março, a PSP deteve nas Caldas da Rainha duas mulheres, de 24 e 38 anos, contra as quais existiam mandados de detenção e condução. No dia anterior, a PSP recuperou em Peniche uma máquina de tabaco que tinha sido furtada seis dias antes num estabelecimento comercial.
Na Nazaré a força policial apreendeu 107 pares de calçado desportivo e botas e 29 peças de vestuário de marcas, suspeitos de serem de origem contrafeita. Desta acção resultou a identificação de dois homens, de 42 e 72 anos de idade.
Entre 28 de Março e 3 de Abril, a GNR registou 20 acidentes na região, com dois feridos leves e um grave. Entre 2 e 5 de Abril, a PSP deteve nas Caldas da Rainha cinco pessoas por condução sob efeito de álcool. A taxa mais elevada foi registada a mulher de 28 anos, 2,34 g/l.  J.R.
- publicidade -