Doentes com Hepatite C continuam à espera nas Caldas da Rainha
Foi notícia, no passado dia 30 de Setembro deste ano, que cerca de 107 doentes infectados pela Hepatite C se encontram neste momento curados graças a um tratamento inovador, que apesar do tempo levado, o Ministério da Saúde conseguiu negociar com a industria farmacêutica a sua aquisição – todos se lembram do episódio televisionado da súplica do doente ao Ministro Paulo Macedo: “Não me deixe morrer!”
Foi notícia também que já foram autorizados pelo INFARMED (entidade que superintende todo este processo) 6815 tratamentos e que cerca de dois terços destes já se encontram a ser administrados.
Portanto, e apesar do sofrimento destes doentes não só pela doença que os afecta, mas também pelo moroso processo a que foram sujeitos, esta situação parece bem encaminhada um pouco por todo o país. Melhor dizendo: um pouco por todo o país, menos nas Caldas da Rainha!
Chegou ao conhecimento do PS/Caldas a existência de uma lista de cerca de 20 doentes que, apesar do seu tratamento se encontrar devidamente autorizado pelo INFARMED, o medicamento que pode curar a sua doença não se encontra disponível no Hospital das Caldas da Rainha e, como tal, estes doentes continuam à espera…
O PS/Caldas considera esta situação inaceitável e exige ao Concelho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste uma explicação pública e exaustiva sobre esta matéria, bem como que implemente a rápida solução que se impõe.
Nenhuma razão pode ser invocada para que, estando o tratamento disponível e a ser administrado em todo o país o mesmo não esteja a acontecer no Hospital das Caldas da Rainha. Consideramos esta situação intolerável e violadora dos mais básicos direitos dos cidadãos envolvidos pelo que exigimos a sua rápida resolução.
Caldas da Rainha, 20 de Outubro de 2015.
A Presidente da Concelhia das Caldas da Rainha
Sara Velez






























