Agenda Cultural

0
659

CALDAS DA RAINHA

BilhasMuseuOlaria e arte sacra nos museus
“Bilhas de Água no Museu de Cerâmica” é como se designa a exposição, patente no Museu de Cerâmica e que integra peças de olaria que pertencem à colecção daquele espaço museológico. A mostra vai estar patente até ao dia 30 de Setembro.
No Museu Malhoa encontra-se a mostra de arte sacra “Simbologia da Natureza na Arte Cristã”, oriunda do Museu de Aveiro e que poderá ser apreciada até 30 de Setembro.

A Primeira Grande Guerra em debate
Luís Moita é o próximo convidado do ciclo de debates “21 às 21” (organizado pelo MVC) que se vai realizar a 21 de Julho, pelas 21h00, na sede da União de Freguesias de N.ª Sr.ª do Pópulo, Coto e S. Gregório.
A intervenção terá como tema o centenário da primeira Guerra Mundial 100 anos depois de 1914.
O convidado é doutorado em Ética, coordena mestrados em Estudos da Paz e da Guerra e em Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa.
21 de Julho às 21h00 – Sede da União de Freguesias de N.ª Sr.ª do Pópulo, Coto e S. Gregório

- publicidade -

Dia dos Avós no Museu de Cerâmica
No próximo dia 26 de Julho vai ser assinalado no Museu de Cerâmica, o Dia dos Avós. Estão previstas, entre as 15h00 e as 18h00, actividades lúdicas e jogos para avós e netos. O museu oferece o lanche, com chá e bolo. Cada adulto paga um euro.
26 de Julho/Museu Cerâmica/ Ateliers avós e netos

Passeio pedestre no Nadadouro
No próximo dia 20 de Julho, pelas 9h00, terá lugar um passeio pedestre no Nadadouro, incluído no roteiro das freguesias das Caldas da Rainha. A partida e chegada será na Junta de Freguesia do Nadadouro.
Para participar, basta comparecer no local de partida. Mais informações pelo tel. 919088066 ou através do facebook caminheiros caldas-obidos
20 de Julho, pelas 9h00,

Conhece Salir de Matos?
Associações, produtores e empresas locais  organizam a 19 e 20 de Julho um evento que pretende dar a conhecer tradições e costumes da aldeia. Estarão expostos produtos locais e mostras do que melhor se faz nesta localidade e haverá actividades organizadas pelos escuteiros das Caldas da Rainha.
19 e 20 de Julho, Salir de Matos

Corrida de Touros para ajudar os bombeiros
Amanhã, sábado, às 22h00, decorrerá uma corrida de touros que contará com as cavaleiras Ana Baptista e Lea Vicens e com o cavaleiro João Salgueiro da Costa. Esta tourada contará ainda com a participação dos grupos de forcados das Caldas e de Vila Franca de Xira. Os touros são das ganadarias de Pinto Barreiras e São Torcato.
19 de Julho às 22h00, Praça de Touros das Caldas da Rainha

Festival da Codorniz no Bairro Azul
O Festival da Codorniz, organizado pelo snack bar A Praceta, decorrerá no próximo sábado, dia 19 de Julho, no Bairro Azul. O evento inclui um passeio no Parque e uma demonstração de pasteleiras no Bairro Azul, bem como, às 19h30, uma aula de Zumba Saloia. O jantar está marcado para as 20h00 e a noite será animada por fado Amador.
19 de Julho, Bairro Azul

ÓBIDOS

Pintura sobre a Idade Média
Uma oficina sobre “A luz e a cor na Idade Média” vai decorrer até dia 2 de Agosto, às sextas-feiras e domingos à tarde. A iniciativa, que custa cinco euros por pessoa, acontece no Museu Municipal e pretende ser uma viagem à pintura e ao vitral da Idade Média, sob orientação da pintora Romarina Passos. Mais informações pelo tel. 262959299.
Até 2 de Agosto, sexta-feira e domingo, entre as 14h30 e as 17h30 Museu Municipal
Encontro “Recordar a Sancheira”
O Grupo Recordar a Sancheira realiza no próximo sábado, 19 de Julho, o seu primeiro encontro na Sancheira Grande, com uma homenagem a três homens da terra que combateram na I Grande Guerra (José dos Santos, Justino Afonso Alves e António Rodrigues). O programa inclui descerramento de placas toponímicas, uma exposição e uma missa em honra dos combatentes da I Grande Guerra.
19 de Julho, entre as 12h00 e as 16h30, Sancheira Grande

Apresentação de livro no Museu Municipal
“Joaquim Maria da Silva Freire – o último morgado de Óbidos” intitula a obra de Luís Manuel Tudella, que será apresentada amanhã à tarde no Museu Municipal de Óbidos.
19 de Julho, 16h00 – Museu Municipal de Óbidos.

NAZARÉ

Fotografias com os Rostos da Nazaré
O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, acolhe até meados de Setembro a exposição “Rostos da Nazaré. Fotografia de Gisela e Antti Särkilahti”. Fixados na Nazaré há vários anos, estes forasteiros de origem alemã e finlandesa, reflectem nas suas fotografias a identidade sócio-cultural da vila e das suas gentes, onde o mar ganha sempre lugar de destaque.
Até 14 de Setembro. De terça a domingo, das 10h00 às 19h00. Museu Dr. Joaquim Manso, Sítio da Nazaré

Mercado antigo em Valado dos Frades
O Rancho Folclórico “Flores do Campo” volta a promover a recriação de um mercado à antiga em Valado dos Frades. Relembrar os costumes rurais de outrora e manter viva a memória dos antigos modos de vida são os objectivos desta recriação que serve de montra aos produtos agrícolas que ali são produzidos.
Sábado, 19 de Julho, das 16h00 às 20h00 em Valado dos Frades

Festival de Folclore
Realiza-se este fim-de-semana o XVII Festival Nacional de Folclore do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré. Beira Alta e Beira Litoral, Alto Minho e, como não podia deixar de ser, o litoral Oeste, são as zonas do país representadas nesta noite de folclore, cujas actuações decorrem num palco montado no areal nazareno.
Domingo, 20 de Julho, a partir das 21h30 na Nazaré

Gil Ensinas expõe na Biblioteca
Há pintura e desenhos de Gil Ensinas para ver na Biblioteca Municipal da Nazaré até 26 de Julho. A expor em casa, o artista vai estar por diversas vezes a pintar ao vivo na exposição que mostra trabalhos realizados ao longo dos últimos anos e que têm a Nazaré como tema comum.
Até 26 de Julho das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 nos dias úteis e das 15h00 às 18h00 aos sábados. Biblioteca Municipal da Nazaré

Percussão e cordas em destaque no Cistermúsica
É com um concerto que prossegue esta noite, 18 de Julho, a programação do XXII Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, a entrar na recta final. Numa co-produção Artemrede e Teatro O Bando, “Alcobaça de Quarentena” sobe ao palco do Cine-Teatro da cidade a partir das 21h30. Os bilhetes custam cinco euros.
Amanhã é a vez de o Mosteiro de Alcobaça acolher as apresentações de dois ensembles de percussão. Às 21h00 o espanhol Fusion Percussion Duo” actua na Sala D. Afonso VI, por onde vão ecoar obras de Keiko Abe, Manuel de Falla, Maki Ishi e Adi Morag, entre outros. Já às 23h00 é o Pulsat Percussin Group que vai tocar em vário espaços do monumento, com obras de vários compositores, como Owen Clayton Condon, Nigel Westlake e Aurél Holló, no alinhamento. Os bilhetes para cada concerto custam três euros. Já a entrada para os dois concertos fica a cinco euros.
A última proposta dos próximos dias é para ouvir o recital de tiorba (um instrumento de cordas dedilhadas) do norte-americano Hopkinson Smith, às 19h00 de domingo, dia 20, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Com entrada a cinco euros este é um recital onde se vai ouvir Johann Sebastian Bach.

ALCOBAÇA

Ciência Viva no Verão
Até meados de Setembro, decorrem em Alcobaça duas actividades integradas no programa Ciência Viva no Verão que pretende levar os mais novos a partir à descoberta do litoral e do património autóctone alcobacenses.
A primeira proposta é para “Conhecer melhor o litoral de Alcobaça”, nos dias 27 de Julho, 3 e 10 de Agosto, com ponto de encontro no Cais de São Martinho do Porto. Já a 5 de Agosto e 2 de Setembro, é o “Património Autóctone Local – da Floresta à Fruta” que vai estar em destaque. Com partida marcada para a rotunda de acesso à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, esta é uma actividade que leva os participantes de visita a um viveiro, uma mata e a fruteiras locais.
“Conhecer melhor o litoral de Alcobaça”, dias 27 de Julho, 3 e 10 de Agosto

Alfeizerão recria mercado antigo
O Largo de Santo Amaro torna-se, mais uma vez, no palco da recriação de um mercado antigo em Alfeizerão. Entre as 10h00 e as 17h00, desfilam pelo centro da vila homens e mulheres com roupas de outros tempos. Nesta recriação vão estar representadas várias associações daquela freguesia.
Domingo, 20 de Julho. Das 10h00 às 17h00 no Largo de Santo Amaro

Artesanato e Ofícios em S. Martinho do Porto
Este fim-de-semana o Largo Comendador José Bento da Silva (o miradouro do ascensor), volta a acolher mais uma edição da Feira de Artesanato e Ofícios Tradicionais.
Dias 19 e 20 de Julho Largo Comendador José Bento da Silva

Livros, artes e lazer
A Feira do Livro continua a animar São Martinho do Porto com muitos atractivos além de milhares de obras para todos os gostos e todas as idades. Brincadeiras para os mais pequenos, a pintura realista de João Bello, demonstrações de cozinha e passeios pedestres, são algumas das propostas do evento.
Até 15 de Setembro, das 10h00 às 24h00, São Martinho do Porto

Cidade Lego
Termina no próximo domingo a exposição de Lego que dá a conhecer a maior cidade construída no país com as conhecidas peças de encaixe. Uma cidade com cerca de 65 metros quadrados, onde nem um aeroporto falta.
Os bilhetes custam dois euros (crianças com menos de 12 anos só pagam um euro).
Até 20 de Julho das 16h00 às 22h00 (fins-de-semana das 11h00 às 22h00) Pavilhão Gimnodesportivo de S. Martinho

- publicidade -