Agenda Cultural

0
589

Festival de Música começa hoje no Parqe
Começa hoje, 1 de Novembro, o festival de música “Fun House Fridays no Parqe Club” com a actuação do 10.000 Russos – projecto que integra a dupla portuense João Pimenta e Pedro Pestana e os Dreamweapon, uma banda do Porto que se dedica à vertente psicadélica.
Este evento terá seis concertos e decorrerá aos fins de semana até ao dia 29 de Novembro.
N.N.


“Auto da Barca do Inferno” hoje nos Pimpões

Hoje, 1 de Novembro, às 21h30, nos Pimpões vai ser estreada nos Pimpões, a peça “O Auto da Barca do Inferno” pelo Grupo Teatro de Boca.
Os bilhetes custam 7,50 euros, sendo que os sócios dos Pimpões só pagam cinco.
N.N.


Uma nau na Rua Sebastião de Lima

Vai abrir amanhã, 2 de Novembro, pelas 15h00, uma loja galeria da Associação Nau, que se dedica à arte contemporânea e à cultural local. Situada na Rua Sebastião de Lima nº 16 este novo espaço vai dedicar-se a peças de autor, a roupa e acessórios, mobiliário vintage, aos livros e às fanzines.
N.N.

- publicidade -


Das Caldas a Salir de Matos

No próximo dia 3 de Novembro, a partir das 9h30, terá lugar um passeio pedestre solidário com a Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos.
Com partida e chegada no Museu da Cerâmica, o percurso integra a passagem pelo Imaginário, Torre, Salir de Matos, Casais da Ponte, Casais da Sarralheira e Mata Rainha D. Leonor. A distancia a percorrer será de 12 quilómetros, numa duração aproximada de três horas.
Organizado pelo Grupo de Caminheiros das Caldas da Rainha e dos Caminheiros das Caldas da Rainha e Óbidos, o passeio é aberto as todos os interessados, não sendo necessária inscrição, bastando comparecer no local de partida.
F.F.


Mais três concertos do Festival de Jazz das Caldas

Hoje, dia 1 de Novembro, pelas 21h30, actua o grupo TGB – Tuba, Guitarra e Bateria. Este grupo inclui os músicos Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão.
Amanhã, 2 de Novembro, pelas 21h30, será a vez do guitarrista Joel Xavier, nome do jazz internacional que conta já com vários prémios no seu currículo.
No dia 3 de Novembro, pelas 17h30, actuará o pianista Júlio Resende que vem às Caldas apresentar “Amália por Júlio Resende”.
Os bilhetes custam 10 euros. Gazeta das Caldas em parceria com o CCC tem ingressos para estes concertos que podem ser solicitados na redacção deste semanário.
N.N.


Bonecos que parecem bebés em exposição

Amanhã, 2 de Novembro, a loja Neck & Neck das Caldas da Rainha volta a apresentar os Bebes Reborn que são bonecos muito similares aos bebés humanos.
Estes serão apresentados por Maria Luísa Luzio, uma das poucas pessoas no país que se dedica a esta arte das esculturas em vinil – conhecida como arte do reborn –  em que os bebés quase parecem verdadeiros.
A exposição poderá ser apreciada entre as 10h00 e as 19h00, exceptuando na pausa para almoço. Esta é a segunda exposição destes bebés, tendo a primeira decorrido neste estabelecimento caldenses, situado na Rua Heróis da Grande Guerra (em frente à Venézia) em Maio do ano passado.
N.N.


Amicis e o Fantasma da Foz

No dia 9 de Novembro, pelas 15h00, será apresentado na Biblioteca Municipal, o livro “Amicis e o Fantasma da Foz”.
A autora, Maria Ferreira, é natural de Torres Novas, mas vive nas Caldas desde 1985. Formada em Ciências Sociais, trabalha desde 1983 no Ministério da Justiça.
“Amicis e o fantasma da Foz” é o primeiro livro desta autora. “Com recurso a alguma imaginação, onde a ficção se mistura com espaços físicos reais, a autora procura proporcionar a um público infantil a oportunidade de enriquecer, de forma lúdica, o seu conhecimento sobre a região Oeste”, informa nota de imprensa sobre este livro.
N.N.


Revista “Isto é que me dói” nos Pimpões

“Isto é que me Dói!” é como se designa a peça de teatro de revista que vai ser representada nos Pimpões nos dias 9 de Novembro às 21h30 e 10 de Novembro, às 16h00. Do elenco fazem parte José Raposo, Sara Barradas, Mário Jacques, Fátima Severino, António Vaz Mendes, Miguel Raposo e Ricardo Raposo. A peça é de Paulo Pontes e conta com encenação de Francisco Nicholson.
As reservas de bilhetes deverão ser feitas através do tel. 262877740.
N.N.


Venda de garagem no Chão da Parada

No próximo domigo, 3 de Novembro, irá decorrer a terceira venda de garagem na Associação Paradense – Chão da Parada -, que terá lugar entre as 11h00 e as 19h00.
Neste evento será possível comprar e vender objectos em segunda mão. Quem quiser participar neste certame como vendedor, deverá até ao dia 1 de Novembro informar os organizadores através do email ascp.cultural@gmail.com ou do tel. 262881555.
T.M.


My Fair Lady amanhã nos Pimpões

Amanhã, sábado, 2 de Novembro, às 15h30, nos Pimpões, será exibido o filme “My Fair Lady”, (1964) realizado por George Cukor. O filme faz parte do ciclo “Clássicos do Cinema Mundial” que integra o programa de Comemorações dos 75 anos dos Pimpões. As entradas são livres.
N.N.


Festas de aniversário no Museu de Cerâmica

O Museu de Cerâmica está a organizar festas de aniversário e proporciona aos convivas ateliers de expressão plástica onde vão elaborar azulejos criativos com base na decoração das peças do seu acervo. As actividades lúdicas têm um custo de quatro euros por cada criança. O museu oferece o bolo para a festa de aniversário.
Para mais informações e marcações prévias contactar através do telf. 262840280 ou do e-mail mceramica@drcc.pt
N.N.


Actores de Collider no Vivacine

No dia 16 de Novembro (quarta-feira), pelas 21h00, decorrerá no Vivacine das Caldas da Rainha, uma sessão especial com a presença dos actores Teresa Tavares e Marco Costa, onde ambos se disponibilizarão para tirar fotografias e dar autógrafos. Estes actores marcam presença nos papéis principais no filme Collider, que estará desde o dia 14 em exibição naqueles cinemas.
Collider é inspirado no universo e no livro de banda desenhada com o mesmo nome criados pelo português Nuno Bernardo. O filme retrata as 24 horas de um grupo de seis personagens que ficam presos no ano 2018 no campus do CERN, na Suíça, após o apocalipse.
T.M.


Soroptimist organiza jantar comemorativo

O Clube Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha realiza no próximo dia 9 de Novembro no CCC, pelas 20h00, o jantar comemorativo do seu 6º aniversário.
Haverá também uma palestra pelo engenheiro João Cortez Neves subordinada ao tema “Educação e Tecnologia, o lado B”.
O valor do jantar é de 15 euros e as confirmações poderão ser feitas até ao dia 6 pelo tel 910322858 ou sccouto@gmail.com (Sara Couto) e tel. 926598206 ou hofland.michelle@gmail.com (Michelle Hofland).
F.F.

ALCOBAÇA

S.A. Marionetas apresentam Tubic
O grupo S.A. Marionetas apresenta a 2 de Novembro o espectáculo Tubic no Cine-teatro de Alcobaça, em conjunto com a tuba de Sérgio Carolino. O espectáculo, que já foi exibido em Alcobaça há 10 anos e tem corrido o mundo, tem início pelas 21h30.
J.R.


A Padeira de Aljubarrota em Alcobaça

No dia 2 de Novembro (sábado), pelas 16h30, decorrerá no Mosteiro de Alcobaça o lançamento do livro “Padeira de Aljubarrota”, de Maria João Lopo de Carvalho. Esta apresentação terá lugar na sala do Capítulo e será feita por Alexandre Patrício Gouveia, presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota.
T.M.

PENICHE

Pinturas com a boca patentes na Fortaleza
Hoje, 1 de Novembro, pelas 22h00, será inaugurada a exposição de pintura de Nuno Rodrigues no salão nobre da Fortaleza de Peniche.
O “Mar”, “No Feminino”, “Natureza” e “Essência”, são os quatro temas apresentados pelo artista que, em criança, residiu nesta cidade, antes de ir viver para perto de Bragança.
Aos 22 Nuno Rodrigues sofreu um acidente que o deixou com 95% de incapacidade motora (tetraplégico) e mais tarde veio a tornar-se sócio da Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, em Bragança, onde começou a pintar com a boca.
Entretanto, regressou a Peniche onde aprofundou técnicas com alguns pintores locais.
A exposição na Fortaleza de Peniche poderá ser vista até 24 de Novembro, de terça-feira a domingo, entre as 9h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00. A entrada é livre.
F.F.


A função social dos museus em debate

As XXI Jornadas sobre a Função Social do Museu vão decorrer hoje e amanhã, dias 1 e 2 de Novembro, NA Fortaleza (Museu Municipal de Peniche)  e no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.
Este encontro tem como tema “Museus, Identidades e Desenvolvimento” e abordará o trabalho e investimento feito pelo município de Peniche no levantamento, preservação, valorização e divulgação do seu ipatrimónio cultural concelhio. Pretende ainda reflectir acerca do papel dos museus na revalorização das identidades locais, perspectivando a forma como estes contribuem para o desenvolvimento sustentado das respectivas comunidades.
Os interessados poderão obter mais informações em www.minom-portugal.org, ou efectuar a inscrição em www.cm-peniche.pt/inscricaojornadasminom2013
F.F.

CADAVAL


Os 500 anos do Foral do Cadaval

Até ao dia 15 de Novembro, está patente no Museu Municipal do Cavadal a exposição comemorativa dos 500 anos do Foral do Cadaval (1513-2013). O documento foi atribuído ao Cadaval pelo rei D. Manuel I, datado de Outubro de 1513.
A exposição versará sobre as duas páginas do Foral do Cadaval, as quais integram o Livro dos Forais Novos da Estremadura. O museu efectuou a transcrição destes textos, explica o que são forais e demonstra a existência de uma cópia do foral datada de 1778, a qual permite hoje conhecer, na íntegra, aquele histórico documento. A exposição, inaugurada a 29 de Outubro e pode ser vista de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00.
Exposição colectiva e tarde cultural
“Fluids & Grain” designa a exposição de escultura, fotografia e pintura que está patente  no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas e na Biblioteca Municipal do Cadaval. A mostra colectiva vai inaugurar amanhã,  2 de Novembro (sábado), pelas 14h00 e inclui actividades culturais.
O Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas acolhe uma exposição de escultura e fotografia, e a Biblioteca Municipal recebe a de pintura. A partir das 15 horas inicia-se, no mesmo espaço, um programa de animação com a actuação do cantautor Jorge Rivotti, a que se seguirá um recital de guitarra por Nuno Pereira. A tarde cultural continuará com declamação de poesia pela poetisa e escritora Isabel Pereira, acompanhada musicalmente por Nuno Pereira.
N.N.

TORRES VEDRAS


Campeões do acordeão em palco

No âmbito do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras –Acordeões do Mundo, o grupo belga DAAU, oriundo da Antuérpia, irá actuar no próximo dia 2 de Novembro pelas 21h30 no Teatro-Cine de Torres Vedras. Já no próximo dia 8, no mesmo local e à mesma hora, será a vez de actuar João Barradas.
João Barradas é um dos jovens acordeonistas mais reconhecidos em toda a Europa. Com sua música, que é ao mesmo tempo improvisada, o jovem já obteve dois títulos de Campeão do Mundo, em 2007 e 2010, e é vencedor de prestigiadas competições internacionais, tais como a Coupe Mondiale de Acordeão ou o Troféu Mundial de Acordeão.
O jovem apresentar-se-á em Torres Vedras em trio, composto também pelo contrabaixista Carlos Barreto e pelo baterista Marcelo Araújo. Os três serão, por sua vez, acompanhados por Eugénia Lima, por muitos considerada a melhor acordeonista portuguesa de todos os tempos A interacção entre o jovem e Eugénia deverá ser o ponto alto do espectáculo.
O preço dos bilhetes deste concerto é de 5 euros.
O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e decorre de 26 de Outubro a 11 de Novembro em Torres Vedras.
T.M.

LISBOA

Bordallo Pinheiro em destaque na Gulbenkian
Está patente até 17 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian a exposição “Arte Contemporânea no Universo Bordallo – 20 Bordallianos do Brasil”, que reinventa o legado artístico de Rafael Bordallo Pinheiro através do olhar de vinte artistas brasileiros e de sete artistas portugueses.
Também na fundação pode ser apreciada a exposição internacional “O Brilho das Cidades – A Rota do Azulejo”. A mostra inclui um núcleo de cerâmica Iznik, oriundo da Turquia, que integra a coleção do Museu Gulbenkian, lado a lado com obras maiores de países como o Irão, Síria, Egito, Tunísia, França, Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Portugal. A mostra está patente até ao dia 26 de Janeiro.

N.N.

- publicidade -