Agenda Cultural

0
605

CALDAS DA RAINHA

ArtShow regressa à Expoeste
Nos próximos dias 12 e 13 de Outubro vai realizar-se na Expoeste a terceira edição do Artshow, um evento de artes plásticas que vai contar com a participação de 200 artistas de diversas áreas. Alguns autores vão estar a trabalhar ao vivo, numa iniciativa comissariada pela pintora Paula Mendes, promovida pela autarquia, pela Expoeste e pela Revista de artes decorativas Passo a Passo.
Pelos 10.000 m2 de área de exposição vão poder ser apreciadas mais de 4000 obras, incluindo de artistas espanhóis, ingleses e italianos.
O evento vai contar ainda com demonstrações e workshops de artes decorativas que totalizam 700 aulas diferentes durante dois dias.
A animação musical vai contar com a presença em palco da cantora Júlia Valentim, do grupo Swingad’Ella, do pianista Fernando dos Santos e do violinista dos Corvos, Nuno Flores.
No sábado o ArtShow  funcionará desde as 10h00 às 23h00 e no domingo entre as 10h00 e as 20h000. As entradas são livres.
N.N.


Teatro da Rainha apresenta Fernanda

Hoje e amanhã, dias 11 e 12 de Outubro, às 21h30, o Teatro da Rainha apresenta no CCC a peça “Fernanda – Quem falará e nós, os Últimos?”, uma peça que tem por base o texto de Ernesto Sampaio, “Prosas e poemas de Fernanda”. A peça presta homenagem à actriz Fernanda Alves.

- publicidade -

Avô Cantigas nas Caldas
No dia 12 de Outubro actua pelas 17h30, o Avô Cantigas que apresenta o espectáculo “É bom sonhar”, comemorativo dos 30 anos de carreira. Os bilhetes custam 10 euros e um conjunto de quatro entradas custa apenas 30 euros.

Banda Comércio e Indústria no CCC
A 13 de Outubro, pelas 17h30, a Banda Comércio e Indústria – que tem como maestro Adelino Mota – apresenta um espectáculo com quatro maestros convidados: Délio Gonçalves, Carlos Marques, Susana Henriques e Élio Leal. Os bilhetes custam três euros, mas por dois paga-se apenas cinco euros.
N.N.


Electricidade estética no Centro de Artes

Já recomeçou o ciclo de exposições de arte contemporânea, organizadas pelo colectivo Eletricidade Estética. As intervenções têm lugar às quintas-feiras, pelas 22h00, nos espaços do Centro de Artes. No dia 17 de Outubro será a vez de Sara Costa Carvalho apresentar “fka Moth”. Ontem, 10 de Outubro, Tiago Santos, apresentou “Solarius”.
N.N.

ÓBIDOS

Oficinas de Outono nas Gaeiras
A Toca dos Láparos, situada no Moinho Saloio (Gaeiras) organiza no sábado, 12 de Outubro, às 15h00, a oficina “Crochet com Dedos”, com Gina Duarte da CriarEco.
Já nos dias 19 e 26 de Outubro decorrerá, à mesma hora, a “Oficina Pasta de Papel”, dada por João de Carvalho, do Ateliê do Papel. No dia 26 de Outubro às 10h00, decorrerá a oficina de fabrico de produtos de higiene naturais, dada por Paulo Lemos, da PermaBio, Permacultura e Bio-Construção.
As actividades descritas estão dentro do programa das oficinas de Outono e decorrerão em Outubro. Em Novembro e Dezembro haverá mais actividades no âmbito destas oficinas.
A 20 de Outubro realiza-se a primeira Caminhada Verde Outono, que tem início às 19h30 na Quinta da Toca e terá uma extensão de oito quilómetros.
Mais informações e inscrições pelos tel. 933257849, 926429800 ou 916941246.
T.M.

ALCOBAÇA

Ateliê para bebés na Academia de Música

A academia de Música de Alcobaça realiza a actividade “Brincando com os Sons… no Outono” a 13 de Outubro (domingo) na Academia de Dança de Alcobaça. Esta iniciativa, que decorre às 10h30, encerra uma série de actividades expressamente dirigidas a bebés (dos 0 aos 36 meses) que prometem sensibilizar e conduzir o público infantil ao maravilhoso universo da música. Os preços variam entre os 7,50 e os 10 euros. Mais informações pelos tel. 262597611 ou 962543544.
T.M.


Conferências na sacristia do Mosteiro

Amanhã, 12 de Outubro, pelas 17h00, terá início o projecto “Aos sábados na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça”, que pretende dar a conhecer a história da presença cisterciense em Portugal, assim como outros temas relacionados com o património cultural.
A conferência de amanhã será subordinada ao tema “Notas para uma História do Património Arquitectónico Cisterciense em Portugal” e terá como oradora a arquitecta e professora universitária, Ana Maria Tavares Martins.
A 19 de Outubro o tema será “A cidade interrompida da povoação cisterciense à transformação contemporânea da cidade de Alcobaça (1566-1957)”, pela investigadora Silvia Di Salvatore.
Os eventos, com entradas livres, decorrerão no espaço da Sacristia Nova.
F.F.

PONTA DELGADA

Valter Vinagre expõe nos Açores
Está patente na galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea, em Ponta Delgada, a exposição de fotografia “Olha” da autoria de Valter Vinagre.
Esta mostra reúne um conjunto de trabalhos do fotógrafo, sendo o resultado de uma colaboração com a Associação de Apoio à Vítima e tem como objectivo retratar o universo das vítimas de crime em Portugal.
“Olha” poderá ser apreciada até 16 de Novembro, de segunda a sábado, entre as 14h00 e as 19h00 na galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea – que fica na Rua Guilherme Poças Falcão, 21, em Ponta Delgada, na Ilha Terceira, nos Açores.

N.N.

- publicidade -