Agenda Cultural

0
649

Caldas da Rainha


Festival Catefra na Casa Bernardo

A Casa Bernardo recebe hoje, 6 de Setembro, a partir das 16h00, o Festival Catefra, no qual serão apresentados vários grupos que fazem parte da editora com o mesmo nome.
O festival assinala o encerramento da exposição “O Fim da Violência”, uma mostra de artes plásticas que está patente na Casa Bernardo desde Junho e que faz parte de um ciclo de exposições comissariadas por João Fonte Santa. O Festival Catefra está a ser organizado em colaboração com Rodrigo Cotrim, aluno do curso de Artes Visuais na Universidade do Algarve, que está em residência artística de Verão no Museu Bernardo.
No festival vão actuar as bandas Guanas, Pega Monstro, Éme, Os Passos em Volta, Jewels e Putas Bêbadas.
P.A.


Criadores caldenses em exposição no Céu de Vidro

“Caldas Existe” é como se designa a exposição que será inaugurada amanhã, 7 de Setembro, pelas 11h00, no Céu de Vidro, à entrada do Parque D. Carlos I. Destra mostra farão parte, na área da joalharia, os autores Cecília
Ribeiro, Liliana Alves e Santos Pessoa. Orlando Trindade apresentará os instrumentos musicais (cordofones) que o próprio faz no seu atelier no centro histórico da cidade.
Carlos Oliveira e Renato Franco vão apresentar escultura e Mónica Correia apresentará trabalhos na área da conservação e restauro. Bolota, Carlos Amaral, Carlos Enxuto, Paula Violante e Vitor Mota vão apresentar os seus trabalhos em cerâmica.
A organização está a cargo do Conselho da Cidade, entidade que tem vindo a realizar visitas guiadas aos ateliers de vários artesãos da cidade e do concelho com o objectivo de dar a conhecer os seus espaços de trabalho, os materiais e as técnicas utilizadas por estes. Para finalizar esta iniciativa, programou esta exposição colectiva com peças dos ateliers visitados e cujos autores irão estar presentes neste “Caldas Existe”.
A exposição poderá ser vista até 14 de Setembro, entre as 10h00 e as 18h00.
N.N.

- publicidade -

Mila Ferreira traz canção francesa ao CCC
Amanhã, 7 de Setembro, pelas 22h00, a cantora Mila Ferreira vem ao CCC para apresentar o seu espectáculo dedicado à canção francesa, designado Bonsoir Paris. Acompanhada pela sua banda, a cantora irmã de Adelaide Ferreira, ambas caldenses, promete surpreender sobretudo aqueles que apreciam a canção francesa. Do seu repertório fazem parte temas como Je Suis Malade,  Ne Me Quitte Pas, La Vie en Rose, L’hymne à L’amour, Je Ne Regrette Rien. Os bilhetes para a primeira e segunda plateia custam 10 euros, 7,50 euros para os camarotes e cinco para a tribuna. Quem comprar três bilhetes paga 20 euros e um conjunto de quarto, custa 30 euros.
N.N.


Cinema ao ar livre no Museu de Cerâmica

Prossegue hoje, 6 de Setembro, pelas 21h30, no Museu de Cerâmica, o ciclo de cinema ao ar livre. Hoje será exibido o documentário A Gruta dos Sonhos Perdidos, de Werner Kerzog.  A entrada custa um euro por pessoa.
N.N.


Concerto hoje em A-dos-Francos

Hoje, dia 6 de Setembro, pelas 21h30, decorrerá um concerto de música de câmara na Sociedade Instrução Musical e Cultura e Recreio de A-dos-Francos. Esta actuação decorre no âmbito do Estágio de Orquestra que se realiza em A-dos-Francos e que é organizado pelo músico e maestro local, Pedro Santos. O evento conta com cerca de 80 pessoas, entre aprendizes, professores e músicos convidados de todo o país. Os bilhetes para os concertos não têm valor fixo pois cada pessoa dá à entrada o valor que achar adequado.
N.N.


Alma Nova actua no Museu de José Malhoa

Na quinta-feira, 12 de Setembro, prossegue o ciclo dedicado à música no Museu de José Malhoa. Às 21h30 decorrerá um concerto com o grupo de Óbidos, Alma Nova, que se dedica à música coral e instrumenta. Apresentará um repertório de música erudita e profana. Os bilhetes custam um euro.

OBIDOS


Exposição de Pedro Calapez na novaOgiva

É naugurada hoje, 6 de Setembro, na galeria novaOgiva, em Óbidos, a exposição de pintura de Pedro Calapez, intitulada “Do pequeno espaço entre as coisas”.Nesta mostra o autor apresenta trabalhos recentes em pintura, feitos em diversos suportes, como papel ou alumínio.
“Reconhecemos que a pintura é lugar de vivências e o espectador, ao relacionar-se com o que vê, deverá ter em conta as pequenas ou grandes variações que o campo visual sofre pela simples presença dos objectos e superfícies alteradas pelas mãos do pintor”, refere nota de imprensa.
F.F.


ALCOBAÇA

Samuel Úria no Festival Bango na Benedita
Na sua 10ª edição, que decorre este fim-de-semana na Benedita, o Festival Bango conta este ano com a presença de alguns nomes nacionais: Samuel Úria, no dia 7 de Setembro, e João Seilá, no dia 8.
Bango é um festival de música e artes que que acontece na Benedita anualmente e que tem como principais objectivos promover o talento local e dinamizar um movimento de cidadania e solidariedade.
Este festival é idealizado e produzido por jovens da Benedita, em parceria com o Rotary Club local, e os eventuais lucros revertem na concessão de bolsas de estudo a jovens universitários da região e na ajuda a associações locais.
Para além dos concertos, haverá tasquinhas, stands de artesanatos, jogos, uma exposição de fotografias, DJs, magia, dança e dança do ventre, entre outras actividades. Toda a programação do festival pode ser vista em: www.bango.com.pt. A entrada é gratuita.
P.A.


SA Marionetas na Indonésia

A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, de Alcobaça irá participar no Wayang Wordl Puppet Carnival, que se realiza na Indonésia até  8 de Setembro. Este festival, que é um dos maiores eventos do mundo desta área, conta com a presença de companhias de marionetas de mais de 40 países distribuídos por 50 palcos na cidade de Jakarta. A companhia alcobacense apresentará  os espectáculos Tubic, com o tubista Gil Gonçalves, e o Teatro Dom Roberto.
T.M.

NAZARÉ

Cinema ao ar livre no Sítio
No próximo dia 10 de Setembro (terça-feira), pelas 21h30, será exibido o filme “É o Amor”, de João Canijo. Os bilhetes custam um euro por pessoa.
N.N.

LISBOA


Ex-alunos da ESAD mostram desenhos na capital

“Ficar de pé” é como se designa a colectiva de desenhos de Catarina Vicente, Daniel Fernandes, João Pereira e Rafael Faria (alunos recém-licenciados da ESAD) que pode ser apreciada na sala de exposições do Teatro da Politécnica, em Lisboa.
N.N.

PORTO

Cake designer caldense lança livro no Porto
A cake designer Teresa Henriques lança hoje, 6 de Setembro, pelas 17h00, na Exponor (Porto) o seu segundo livro, intitulado “Great Moments”. Trata-se, de acordo com a autora, “de um livro único e inédito no mundo do cake design”, uma vez que a chefe de pastelaria convidou os seus mestres e alguns dos seus alunos para uma partilha de conhecimento e de companheirismo.
Teresa Henriques reside nas Caldas há vários anos e é presidente da Associação Nacional de Cake Design. É também responsável pela Academia Profissional de Cake Design, situada nas Caldas da Rainha.
F.F.

- publicidade -