Agenda Cultural

0
655

CALDAS DA RAINHA

Colectivo 3 Cês no Museu de Cerâmica
Está patente no Museu de Cerâmica uma exposição do Colectivo 3 Cês, que visa assinalar os 10 anos de actividade deste grupo de ceramistas e criadores contemporâneos. Da mostra fazem parte obras de Ana Sobral, Ana Lousada & Carlos Neto, Carlos Enxuto, Carmina Anastácio, Emilia Viana,  Heitor Figueiredo, Josiane Rodrigues, Liliana Sousa, Maria do Céu Nogueira, Martim Santa Rita, Miguel Neto, Paulo Óscar, Ricardo Casimiro e Umbelina de Barros.
A exposição poderá ser apreciada até 8 de Setembro, na sala de exposições e no jardim do Museu, entre as 10h00 e as 19h00, de terça a domingo.
N.N.


Eventos do Caldas Anima

Hoje, dia 26 de Julho, haverá animação de rua nas Caldas com os palhaços Tosta Mista na Rua Leão Azedo, pelas 11h00 e às 22h00 no Largo Rainha D. Leonor em frente ao Hospital Termal.
No dia 27 de Julho manhã haverá uma arruada com a banda da Sociedade Instrução Musical Rossiense. Decorre igualmente um percurso pelo património e um atelier de Verão às 10h00 no Largo do Termal de animação infantil. Às 22h00 haverá um concerto com J.C. Project na Praça 5 de Outubro. Está ainda prevista uma Feira de Artesanato.
A 28 de Julho haverá o Caldas Mexe no Parque D. Carlos I, Yoga na praia da Foz do Arelho e ainda animação no Parque D. Carlos. Às 22h00 haverá um concerto com os Simbiose Ensemble no Largo José Barbosa. No dia 29, 30 e 31 realizam-se exercícios de relaxamentos orientais, Taichitchuan e Tchikung na praça do CCC.
N.N.

- publicidade -


“Suicidas” é apresentado hoje na Casa dos Barcos

Hoje, dia 26 de Julho, pelas 21h00, vai realizar-se a apresentação do livro “Suicidas”, de Henrique Fialho, na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I. A apresentação da obra vai estar a cargo do poeta e ensaísta José Ricardo Nunes.
O livro reúne poemas em prosa evocativos de escritores que se suicidaram. De Thomas Chatterton (1752-1770) a David Foster Wallace (1962-2008), “são 51 os autores evocados em textos onde o sujeito poético representa identidades diversas”, explica nota sobre o livro que é editado pela Deriva Editores.
Henrique Fialho é licenciado em Filosofia e “sobrevive” como livreiro. Já publicou vários livros como “Estranhas Criaturas” (2010), “A Dança das Feridas” (2011) e “Rogil” (2012). Está representado em várias antologias e mantém o weblog Antologia do Esquecimento

N.N.


Cinema ao ar livre nos Museus

Hoje, 26 de Julho, será exibido no Museu de Cerâmica o filme Duas Feras (1938) de Howard Hawks. No dia 30 de Julho, no Museu da Nazaré, passará o filme Viagem em Itália (1954).
Trata-se de um iniciativa da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC). Nas Caldas, esta decorre em parceria com o Atelier Arte e Expressão e na Nazaré com a Anazart – Associação Nazarena de Artes Plásticas.
Além do Museu de Cerâmica e da Nazaré, as sessões de cinema estão igualmente a decorrer nos museus de Aveiro, Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco) e no Museu da Guarda.
A iniciativa “9 semanas de Cinema nos Museus” decorre até 15 de Setembro, as sessões têm início às 22h00 e os bilhetes custam um euro.

Artesanato amanhã na Praça da Fruta

Amanhã, 27 de Julho, vai realizar-se o primeiro Raiz, um mercado dedicado ao artesanato organizado pela Plataforma Criativa, que já tem a seu cargo o Bazar à Noite.
Presentes no evento vão estar peças em cerâmica, olaria, azulejaria, cestaria, latoaria, funilaria, bordados regionais, tapeçaria, instrumentos tradicionais, brinquedos, produtos biológicos, doçaria tradicional e  conventual, vinhos e licores, cutelaria e curtumes artesanais.
O Raiz vai ter uma segunda edição a 24 de Agosto e as inscrições para os participantes estão abertas até ao dia 16 de Agosto.
Para mais informações contactar através do facebook dedicado ao evento.
N.N.


Obras de João Serigado na Galeria-Café

Está patente na Galeria Café uma exposição de João Serigado de cerâmica e de pintura em alto relevo colada em vidro que pode ser apreciada até Agosto.
Este autor vive em Salir do Porto e dedica-se há vários anos à cerâmica. Trata-se de uma exposição-venda e as suas obras podem se adquiridas entre os 60 e os 150 euros.
A Galeria Café fica no Bairro Lisbonense, próximo do Vivaci.
N.N.


Desenho na Casa Antero

Está patente na Casa Antero uma exposição de desenho designada “Nightmare”, de Susana Cardoso e de Alice Fernandes, que são alunas do curso técnico profissional de design gráfico do Colégio Rainha D. Leonor. Pode ser vista até ao fim de Julho.
N.N.


Concerto e oficinas pedagógicas no Museu Malhoa

A 1 de Agosto vai realizar-se um concerto de música erudita no Museu de José Malhoa, organizado pelo Conservatório local que contará com Natália Monteiro (flauta transversal), Raquel Oliveira (clarinete) e David Costa (oboé). Esta actuação faz parte do ciclo “Música à Quinta”.
Entre os dias 1 e 9 e de 20 a 30 de Agosto vai realizar-se oficinas pedagógicas de pintura que decorrerão às terças e quintas entre as 15 e as 16h30 e às sextas-feiras entre as 11 e as 12h30. Entre os dias 20 e 30 de Agosto decorrerão oficina de desenho, às terças e quintas entre as 15 e as 16h30 e às quartas e sextas-feiras entre as 11 e as 12h30. Cada criança paga dois euros nestas actividades.
N.N.


CCC apresenta primeiro Festival de Verão

As noites dos dias 1,2 e 3 de Agosto vão ser animadas no CCC pelo Pópulos Music Festival. Este evento vai reunir cinco bandas da actualidade musical portuguesa, um MC Raper e quatro DJ’s. Actuarão Alabaluna e Emmy Curl (dia 1), Sidewalkers e Três por cento (dia 2) e Sir Scratch e a dupla de caldense, Memória de Peixe (dia 3).
Os bilhetes para cada dia custam 7,50 euros e Gazeta das Caldas tem 25 livre-passes para oferecer aos seus leitores até aos 18 anos. Por cada assinatura jovem do semanário em papel (que custa 16 euros) Gazeta oferece dois livre-passes. Por duas assinaturas digitais, que tem um preço especial de 20 euros, a Gazeta oferece dois passes para o Pópulos Music Festival.
N.N.


Ovos de avestruz no Café Inovação

Está patente no Café Inovação uma exposição de gravura em ovos de avestruz, da autoria de Jorge Lamúria, que pode ser vista até 25 de Agosto. O Café Inovação fica em frente à Escola Secundaria Raul Proença.
N.N.

Ervilha Criativa mostra-se no Colab

Hoje, 26 de Julho, pelas 18h00, a Ervilha Criativa irá apresentar oficialmente a sua marca no Colab de Óbidos, situado no Espaço para Promoção da Inovação e Criatividade. A iniciativa, denominada “Ervilha à la Carte!”, será um momento de partilha de ideias, de contactos e outras coisas interessantes.
F.F.


Feirinha Social no Arelho

No próximo fim-de-semana, dias 27 e 28 de Junho, terá lugar no Centro Cultural Social e Recreativo Arelhense (CCSRA) mais uma Feirinha Social.
Esta iniciativa, que se repete nos quartos fins-de-semana de cada mês, entre as 10h00 e as 20h00, permite trocar e vender velharias, artesanato urbano e regional, produtos agrícolas directamente do produtor, entre outros.
F.F.

ALCOBAÇA

Feira de Artesanato no Largo do Turismo
Vai realizar-se durante os próximos fins de semana, entre os dias 26 e 28 de Julho e de 2 a 4 de Agosto, uma Feira de Artesanato, em S. Martinho do Porto, no jardim do Largo do Turismo, junto à tenda da Feira do Livro. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação de Artesãos de Alcobaça, apoiada pela Casa da Cultura de São Martinho do Porto e pela Câmara de Alcobaça.
N.N.

NAZARÉ

Biblioteca promove Feira do Livro
O Centro Cultural da Nazaré acolhe de hoje ao próximo dia 18 de Agosto a 38ª Feira do Livro. O evento, promovido pela Biblioteca da Nazaré, vai reunir centenas de títulos a preços convidativos.
Durante o certame decorrerão também diversas actividades relacionadas com o mundo do livro e da leitura. Entre elas, destaca-se a “Hora do Conto”, que acontecerá já no dia 1 de Agosto. No dia 4 de Agosto, o escritor Álvaro Garrido, coordenador da colecção Novos Mares, da Âncora Editora, uma colecção de estudos e ensaios sobre temas marítimos.
T.M.


Diabo a 7 Show a 27 de Julho no Cine-Teatro

No próximo sábado, 27 de Julho, no Cine-Teatro da Nazaré, vai estar em cena o espectáculo Diabo a 7 Show. Esta peça, que junta comédia, música, magia e entretenimento, conta com a actuação de figuras conhecidas do público. Estas são a apresentadora Ana Viriato, que apresentou programas na RTP como “Verão Total” e o humorista Miguel 7 Estacas, conhecido pela sua participação no programa da SIC “Levanta-te e Ri”. O espectáculo conta também com a participação da banda Per7ume, cujo tema mais conhecido é “Intervalo”.
A peça retrata um talk-show televisivo, apresentado por Ana Viriato e cujos convidados são os Per7ume. Por sua vez, Miguel 7 Estacas interpreta diversas personagens que interrompem o programa, tornando a entrevista à banda numa missão quase impossível.
T.M.

PENICHE

Peniche volta a mostrar as suas igrejas
Está a decorrer a quinta temporada do projecto Rota das Igrejas do concelho de Peniche. Esta iniciativa já registou 180 mil entradas em quatro anos, das quais 23% foram de visitantes estrangeiros.
A rota integra 10 templos espalhados pelo concelho, muitos deles normalmente encerrados ao público, que se encontram abertos num horário pré-determinado, sendo possível visitá-los e obter um conhecimento mais aprofundado sobre a sua história. Durante este período poderá ser visitada na cidade a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja da Misericórdia de Peniche. Na vila da Atouguia da Baleia podem ser visitadas a Igreja de S. Leonardo, de Nossa Senhora da Conceição da Misericórdia e de S. José (Centro Interpretativo da Atouguia da Baleia) e Igreja de Nossa Senhora da Consolação. Na Serra d’el Rei estarão abertas para visita a Igreja de S. Sebastião e, na na península do Baleal, freguesia de Ferrel, a Ermida de Santo Estêvão.
Iniciada em 2009, esta iniciativa é desenvolvida em parceria com cinco entidades proprietárias dos imóveis históricos integrados nesta rota.
F.F.


Mostra internacional de rendas de bilros até domingo

Decorre até ao próximo dia 28 de Julho, em Peniche, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros, um evento dinamizado pela Câmara local.
O evento tem como objectivos valorizar o trabalho da mulher Rendilheira e a arte de tecer a Renda de Bilros, apresentar produtos em renda onde impere a inovação e permitir a troca de experiências. Para isso, o evento conta este ano com a presença de 20 delegações estrangeiras vindas de países como França, Espanha, País de Gales ou Índia.
Esta iniciativa contará com a participação de centenas de rendilheiras trabalhando ao vivo, mostrando a arte de rendilhar. Realizar-se-á também, entre outras actividades, uma oficina de técnicas internacionais de Rendas de Bilros e a apresentação de resultados do XXI Concurso de Renda de Bilros de Peniche, que decorrerá a 26 de Julho. Este ano será também apresentado uma apresentação da colecção de modelos exclusivos de calçado português em cortiça com aplicação da Renda de Bilros de Peniche.
T.M.

- publicidade -