CALDAS DA RAINHA
Maribondo anima as ruas da cidade
Hoje, 19 de Julho, vai actuar a Companhia Maribondo, às 17h00 pelas ruas da cidade, num dos espectáculos do programa Caldas Anima. Será ainda feito um percurso pelo património que acontecerá na iniciativa “Museu Tu e Eu” que é organizado pela Associação Destino Caldas e que terá lugar no Museu do Hospital às 10h00.
Concertos do Musicaldas
Hoje, 19 de Julho, pelas 22h00, a Companhia Nacional de Bailado apresenta “O Lago dos Cisnes” no CCC. Este é mais um espectáculo que integra a programação do Musicaldas, o festival de música organizado pelo Conservatório local.
Os assinantes da Gazeta das Caldas têm 10% de desconto nos bilhetes.
No sábado, dia 20 de Julho, pelas 21h30, haverá um concerto com o Bell’s Brass Ensemble, na antiga lavandaria do Hospital Termal. A 21 de Julho, às 18h00, será a vez do Quarteto de guitarra Zyryab, actuar no Céu de Vidro.
Música popular brasileira no Sana
No próximo domingo, 21 de Julho, entre as 17h00 e as 20h00, no bar do Sana Hotel vai realizar-se um concerto de música popular brasileira com o grupo Travessia. Deste agrupamento fazem parte Susana Mendes (voz), Daniela Pinheiro (flauta transversal, voz), Tó Macedo (baixo), Zé Carlos Flores (violão, voz) e Carlos Silva (teclas, percussão).
As entradas são livres. As próximas sessões de Meer Jazz Portugal terão lugar nos dias 25 de Agosto, 15 de Setembro e 20 de Outubro. Para mais informações consultar o site www.meerjazzportugal.eu
N.N.
Rui Calisto apresenta livro sobre Saramago
No Domingo, 21 de Julho, pelas 21h00, na Junta de Freguesia de N. Sra. do Pópulo, Rui Calisto vai apresentar o seu livro “José Saramago – As Intermitências da Vida”.
Este autor e encenador de teatro foi o mentor da Livraria Martins Fontes nas Caldas, tendo também sido candidato à Câmara das Caldas pelo BE.
Esta será mais uma conferência do ciclo “21 às 21” organizada pelo Movimento Viver o Concelho.
N.N.
Moisés Espírito Santo apresenta livro nas Caldas
Na próxima terça-feira, 23 de Julho, pelas 21h00, será feito o lançamento do opúsculo intitulado Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, na igreja caldense com o mesmo nome.
A obra, da autoria da socióloga Margarida Rézio, será apresentada pelo sociólogo das religiões, Moisés Espírito Santo e tem por objectivo angariar fundos para as obras do templo e restauro do órgão de tubos.
F.F.
Concerto de guitarra no Museu Malhoa
No dia 25 de Julho, pelas 21h30, vai realizar-se um concerto de guitarra portuguesa e guitarra clássica com Tiago da Neta. O bilhete custa um euro por pessoa. Este espectáculo integra-se num ciclo de música que se realiza todas as quintas-feiras até 12 de Setembro.
N.N.
Noite Latina na Foz do Arelho
Amanhã, 20 de Julho, pelas 21h00, no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho, vai realizar-se uma Noite Latina. No evento vai actuar o Grupo Só Dança do próprio Centro os convidados New Star Dance Club. A animação musical vai estar ao cargo do DJ Pirão da Foz.
N.N.
Teatro amanhã em Tornada
“Tornada e as suas gentes” é como se designa a peça que será estreada amanhã, 20 de Julho, pelas 22h00, nas instalações do Grupo Desportivo de Recreativo de Tornada, pelo grupo de teatro local “Adanrot”.
Noite de Fados no Campo
No sábado, 27 de Julho, realiza-se no Campo uma noite de fados onde actuarão os fadistas António Santa Maria, Margarida Santos, Jaime Pereira, Joana Cota e Joaquim Santos, acompanhados à guitarra por Joaquim Rocha e à viola por Mário Maduro.
A 28 de Julho vai realizar-se, ao almoço, uma Batatada com Bacalhau à Moda Antiga e durante a tarde vão ser reavivadas memórias daquela localidade. Pelas 15h00 decorrerá a reabertura da Taverna do T’Evaristo, da Mercearia de T’Cipriano e da padaria local com actividades de outrora. Haverá animação com dois acordeonistas.
As inscrições para a noite de fados e almoço, organizados pela Associação Cultura e Recreio do Campo, podem ser feitas até ao dia 25 de Julho, através do tel. 962309150.
N.N.
Cinema ao ar livre no Museu de Cerâmica
Hoje, 19 de Julho, será exibido, no Museu de Cerâmica, vai haver cinema ao ar livre. Começa hoje o ciclo “9 semanas de Cinema nos Museus” e inicia com a exibição do filme português
“O que há de novo no Amor?”. Esta data de 2011 e foi realizado por Hugo Alves, Hugo Martins, Mónica Santana Baptista entre outros autores. Esta iniciativa dos Museu do Centro está a decorrer em cinco museus da Direcção Regional de Cultura do Centro que passam a propor filmes à sexta-feira à noite, ao ar livre, aos visitantes.
As sessões decorrerão nos espaços museológicos locais e os filmes exibidos têm como tema central o facto de terem cenas filmadas em museus. “Reflecte-se assim a relação que o Cinema estabelece com outras artes, nomeadamente com estas instituições”, refere nota de imprensa sobre esta iniciativa. A DRCC entendeu que “o início e o encerramento deste ciclo deveria ser marcado com a apresentação de dois filmes portugueses valorizando, desta forma, a língua portuguesa e a contemporaneidade, uma vez que ambos foram realizados já na segunda década do séc. XXI”.
Alem do Museu de Cerâmica, as sessões de cinema estão igualmente a decorrer nos museus de Aveiro, Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), o Museu da Guarda e o Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré).
A iniciativa decorre até 15 de Setembro, as sessões têm início às 22h00 e os bilhetes custam um euro.
N.N.
Exposições no Museu do Ciclismo
“Olhares de João Serigado na óptica de Mário Lino” é como se designa a exposição de cerâmica, patente no Museu de Ciclismo. As peças são da autoria de João Serigado, que vive em Salir do Porto. Este autor, ex-pára-quedista e doente de Parkinson, dedica-se à cerâmica há vários anos e mostra nesta exposição várias vertentes do seu trabalho.
“Gigantes, Anjos e Criaturas” é como se designa a exposição de Cristina Lourenço composta por pintura, escultura e joalharia.
As duas mostras estão patentes até ao dia 28 de Julho.
N.N.
ALCOBAÇA
Espectáculo solidário em Valado de Santa Quitéria
A Associação Recreativa Desportiva Quiterense (Valado de Santa Quitéria) realiza a 27 de Julho, pelas 22h00, um espectáculo solidário de teatro de revista, intitulado “Saúdinha é Qu’eu Desejo”. Toda a receita realizada irá reverter para a recuperação de Telma Pessoa, bailarina da artista Rebeca, e elemento do grupo de teatro Pó de Palco, que sofreu um grave acidente de viação.
Os bilhetes custam 7,50 euros e encontram-se à venda na associação.
F.F.
Um dia dedicado ao vinho
Decorre este sábado, 20 de Julho, em Alcobaça a segunda edição do Vinhos de Cister, que tem como objectivo a promoção da cultura do vinho, abrangendo um conjunto de eventos descentralizados.
O dia começa com o colóquio subordinado ao tema “A nova viticultura de Alcobaça”, entre as 9h30 e as 13h00 no Museu do Vinho. Entre as 15h00 e as 18h00 realiza-se uma visita às vinhas da região. Às 17h00 inicia-se a sessão de Show Cooking – vinhos, cozinha e mesa pelo chef Ricardo Raimundo, que tem lugar também no museu, seguindo-se, pelas 18h30, uma prova de vinhos.
Pelas 22h00, no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça, actua o grupo romeno Arcádia Quartet, num evento integrado no Cistermusica.
O dia encerra com uma Wine Party no centro histórico da cidade, no jardim da Biblioteca Municipal, na confluência dos rios Alcoa e Baça, a partir das 22h30. A festa decorre num ambiente lounge, com a presença de quatro produtores de vinhos da região, tapas, petiscos e animação de rua. Decorre ainda, no mesmo espaço, a exposição “O Ciclo de Baco”.
As entradas em todos os eventos são livres.
J.R.
































