Agenda Cultural

0
551

CALDAS DA RAINHA

Teresa Gabriel apresenta novo álbum nas Caldas
Amanhã, 23 de Março, pelas 21h30, a cantora Teresa Gabriel estará no CCC para apresentar o seu álbum de originais “Rites of passage”.
A cantora dedica-se à world músic há uma década e já colaborou com artistas como Sara Tavares e Romi (Terrakota). A jovem estudou música indiana e búlgara em Londres e colaborou com vários projectos electrónicos (Jamie Woon, Orchid Star, Sérgio Walgood e Ambiens Indages). Para além disso, tem feito diversas composições para dança (Amálgama e Iris Lican) e realiza também viagens sonoras meditativas (Iris Lican, Moksha, Bruno Teixeira, Lobsang Dorje/Anu Biak e Ruben Branco).
Os bilhetes para este concerto custam 7,50 euros.
Gazeta das Caldas oferece entradas para os seus assinantes, bastando passar pela nossa redacção para os levantar.

- publicidade -

Feirinha Social no Arelho
O Centro Cultural Social e Recreativo Arelhense (CCSRA) organiza neste fim-de-semana, 23 e 24 de Março, a Feirinha Social – especial Páscoa. Trata-se de uma iniciativa que vai permitir trocar e vender velharias, artesanato urbano e regional e produtos vindos directamente do produtor..
O evento repete-se nos quartos fins-de-semana (sábados e domingos) de cada mês, entre as 10h00 e as 20h00. O CCSRA é uma associação da localidade do Arelho (concelho de Óbidos).
Os interessados em obter mais informações poderão contactar a colectividade através do tel. 262959317 ou do ccsr.arelhense@gmail.com

António Mega Ferreira hoje no Casal da Eira Branca
Hoje, 22 de Março, pelas 21h00, António Mega Ferreira é o primeiro convidado da iniciativa “Pernoitar com livros – Conversas sobre livros de cabeceira”, que vai ter lugar no turismo rural Casal da Eira Branca, situado nos Infantes, em Salir de Matos. Uma iniciativa que tem entradas livres.
A próxima conversa está marcada para o dia 12 de Abril com Inês Fonseca Santos.

António Marques lança dois livros no Hotel Sana
“Conhecer – Terras de Portugal” e “Um Livro Um Autor” são os títulos dos livros de António Marques que serão lançados hoje, 22 de Março, pelas 21h00, no Hotel Sana, nas Caldas da Rainha.
O caldense e director da Expoeste reuniu nestas obras as crónicas que foi publicando no Jornal do STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional).
A apresentação vai estar a cargo de Hermínio Martinho, ex-líder do Partido Renovador Democrático (PRD).
O livro custa 10 euros e o lucro obtido reverte a favor dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.


“Quem é o próximo?” nos Pimpões

“Quem é o próximo?” é como se designa a peça do novo grupo de teatro dos Pimpões, Teatro de Boca, que sobe ao palco amanhã, 23 de Março, pelas 21h30, naquela colectividade. Este projecto é liderado pela actriz e encenadora caldense, Tânia Leonardo. A peça tinha a sua estreia prevista para ontem, dia 21 de Março.

Literatura e música para celebrar a Poesia nas Caldas
Amanhã, dia 23 de Março, às 14h30, a Biblioteca Municipal das Caldas acolhe a 10ª edição da Comemoração do Dia Mundial da Poesia, organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos local. Este ano vai ser homenageado o poeta Jorge Castro e a historiadora e editora Fernanda Frazão.
Jorge Castro publicou na última década 21 livros editados pela Junta de Freguesia de Carcavelos e pelos municípios de Cascais e de Lisboa e é participante regular das sessões organizadas por esta comunidade de leitores e cinéfilos. Em recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara de Cascais.
A autora Fernanda Frazão é membro activo de grupos internacionais de investigação histórica e já publicou 18 livros.
A sessão vai contar com a presença de Tânia Leonardo, Isabel Gouveia, Cristiana Beatriz, Joana Cavaco, Alberto Campos, Paulo da Ponte, Lisbeth Vermoesen e Célia Antunes. Haverá ainda apontamentos musicais por parte de membros do Conservatório de Música das Caldas da Rainha e do Orfeão Caldense.

Exposição sobre Salgueiro Maia no Museu do Ciclismo
Amanhã, 23 de Março, será inaugurada uma exposição dedicada ao capitão de Abril, Salgueiro Maia. A mostra é composta por fotografias, posters, publicações e uniformes militares, que retratam a revolução de Abril e a vida deste militar, que é natural de Castelo de Vide.
Esta exposição, patente até 7 de Abril, está inserida numa troca de actos culturais entre os municípios das Caldas da Rainha e Castelo de Vide. Nesse âmbito, encontra-se patente no Centro Municipal de Cultura daquela vila do Alto Alentejo uma exposição intitulada “Etnografia – Viagem de bicicleta”, com fotografias do caldense Mário Lino.

Ateliers artísticos e visitas guiadas no Museu Malhoa

O Museu de José Malhoa está a promover nos dias 26, 27 e 28 de Março, às 11h00 e às 15h00, visitas guiadas à Paixão de Cristo, obra de Rafael Bordalo Pinheiro, que é constituída por várias figuras em cerâmica em tamanho natural.
A visita custa um euro, além do preço do bilhete. Há também percursos guiados à restante colecção do museu e que se realizam no mesmo horário.
Hoje, 22 de Março, vai realizar-se o atelier de Pintura das férias da Páscoa que se destina a crianças dos seis aos 12 anos.
Este espaço museológico caldense funciona entre as 10h00 e as 17h30, incluindo no Domingo de Páscoa. Para mais informações e inscrições contactar o museu através do tel. 262831984.

Rotary promove debate sobre crime e delinquência
“Crime e Delinquência em tempo de mudança – a Reconstrução do sujeito” é como se designa a palestra que se realiza no próximo dia 25 de Março (segunda-feira), pelas 21h00, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Trata-se de mais uma conferência organizada pelo Rotary Club das Caldas e o convidado será António Oliveira, ex-director do Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha. A EHTO fica na Praça da Universidade, onde funcionou a UAL. Esta iniciativa está integrada na comemoração dos 60 anos do Rotary Club das Caldas. As entradas são livres.

NAZARÉ

Arte Xávega recordada em exposição
A Arte Xávega vai estar em destaque no Centro Cultural da Nazaré entre os dias 24 de Março e 14 de Abril. Numa iniciativa do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, a arte de pesca caída em desuso naquela vila piscatória, é recuperada numa exposição fotográfica e documental.
As origens e as particularidades desta arte de pesca, os utensílios e as Companhas de Arte Xávega são alguns dos aspectos salientados na exposição. “Memórias de Arte Xávega” tem entrada livre e pode ser vista diariamente, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

ALCOBAÇA

Diogo Infante preocupa-se, logo existe
Diogo Infante sobe amanhã, 23 de Março, ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro com “Preocupo-me, Logo Existo”. A partir das 21h30, o actor vai dar voz e corpo a oito personagens distintas que abordam temas como a apatia generalizada, a ausência ou a contradição dos discursos, a violência, o sexo, a ganância, a religião, as drogas e a procura de um sentido para a vida.
Com a peça que marcou o seu regresso aos palcos, depois de ter assumido a direcção artística do Teatro Nacional D. Maria II,  Diogo Infante arma-se de um discurso e de paradigmas universais que tornam o texto de Eric Bogosian “profundamente actuais e pertinentes”.
Os bilhetes custam dez euros e podem ser comprados na bilheteira do Cine-Teatro de Alcobaça ou em www.bilheteiraonline.pt.
Velharias e artesanato na Benedita
A associação “Gambuzinos com 1 Pé de Fora” promove no próximo dia 30 de Março a Edição de Primavera do Mercado de Usados e Artesanato. A Praça Damasceno Campos, na Benedita, é mais uma vez o palco para a iniciativa que desafia todos os interessados a darem “uma nova vida ao que é velho” e desfazerem-se de roupa, velharias, relíquias, às quais já não dão uso. Além das peças em segunda mão, o mercado está ainda aberto àqueles que produzem artesanato e outros artigos.
Quem quiser participar no mercado com uma banca deve inscrever-se até ao dia 28 de Março (quinta-feira), seguindo as instruções disponíveis em gambuzinoscom1pedefora.wordpress.com.
As inscrições custam dois euros para sócios da associação e três euros para não sócios. O mercado vai funcionar entre as 14 e as 19h00.

Dinamarquês dirige workshop de Big Band
O músico dinamarquês Claus Nymark é o director artístico do I workshop de Big Band da Academia de Música de Alcobaça (AMA). Entre os dias 25 e 27 de Março, a proposta é para que os jovens músicos da região tenham um contacto inicial com o jazz ou aprofundem a linguagem jazzística com “um dos músicos mais cativos e mais experientes no meio jazzístico em Portugal”, garante a instituição.
Trombonista, mestre em Música e Ensino de Música na área do Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, Claus Nymark vai explorar a Big Band como formação específica de jazz, onde a interactividade entre os músicos é essencial. Os participantes vão receber uma formação básica de harmonia e improvisação em jazz.
Além de Claus Nymark, o workshop conta ainda com Alexandre Alves (bateria), António Morais (metais), Daniel Bernardes (piano), Hugo Trindade (guitarra e baixo), Ivan Silvestre (madeiras) e João Rijo (bateria) como professores. A iniciativa termina com um concerto final marcado para o Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro.
A inscrição no workshop custa 15 euros para participantes da AMA, 20 euros para participantes externos ou cinco euros para ouvintes. A pensar nos participantes que vêm de fora de Alcobaça, há acordos para refeições e dormidas. As inscrições terminam hoje, dia 22.

PENICHE

Pintura na Atouguia da Baleia
Inaugura amanhã, dia 23 de Março, pelas 17h00, a exposição de pintura “Olhares … 10 anos de arte com a pintura”, de José Moura Magalhães. Esta mostra temporária está patente ao público na nave da Igreja de S. José (Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia) até ao dia 20 de Abril, e poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com entrada gratuita.
José Moura Magalhães nasceu em Lisboa em 1948, mas apenas deu os primeiros passos na arte de pintar aos 50 anos. Depois, cursou desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes, tendo desenvolvido diversas técnicas e aperfeiçoado o seu sentido estético.
Esteve presente em diversas exposições colectivas, com destaque para as efectuadas na Galeria Municipal Verney em Oeiras e no Edifício Cultural da Câmara de Peniche.

TORRES VEDRAS

Catabrisa no Teatro-Cine
Amanhã, 23 de Março, às 11h00 e às 16h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras, será representada a peça de teatro baseada no livro Catavento, da autoria de Gémeo Luís e Eugénio Roda.
A história será interpretada pelo grupo do teatro educativo Catabrisa. O preço do bilhete para se assistir a esta peça é de dois euros.

PORTO


Teatro da Rainha dedica peça à actriz Fernanda Alves

“Fernanda, quem falará de nós, os últimos?”, assim se designa a nova peça do Teatro da Rainha que estreia hoje, 22 de Março, no Mosteiro São Bento da Vitória, no Porto.
A peça é dedicada à actriz Fernanda Alves (1930-2000) que morreu no Porto, num quarto de hotel, antes da estreia de As Barcas, de Gil Vicente, encenadas por G. Corsetti no Teatro Nacional de São João.
O espectáculo, co-produzido pelo Teatro da Rainha e pelo Teatro Nacional de São João, fica em cena até 27 de Março (excepto no dia 25).


- publicidade -