
Manuel Maria Carrilho vai estar nas Caldas da Rainha a 5 de Fevereiro para uma conferência-aula que será seguida de debate e que é aberta ao público.
O professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 1994, foi ministro da Cultura entre 1995 e 2000, tendo sido o responsável pela criação e pela institucionalização do Ministério da Cultura.
Esta será a terceira de dez conferências que integram uma iniciativa do centro de formação de professores Centro-Oeste e que se encontra a decorrer até Maio de 2013. Estas sessões realizam-se no auditório da Escola Bordalo Pinheiro, sempre às quintas-feiras pelas 21h00.
Nas próximas semanas são esperados Carlos Fiolhais, Teresa Mouga, Mário Silveirinha, Maria Manuel Baptista, João César das Neves, João Serra, Dalila Rodrigues, Amílcar Coelho e Pedro Abreu.
Para mais informações e inscrições contactar através do site www.cfaecentro-oeste.pt

“Paródias nas Caldas” é como se designa a exposição de caricaturas da autoria de Rui Pimentel, que abre hoje, 1 de Fevereiro, pelas 17h30, no Museu de José Malhoa.
Este autor usa regularmente o humor nos seus cartoons, desde os tempos de estudante de arquitectura no Politécnico de Zurique (1969-1975). Mais tarde, enquanto colaborador de O Jornal e depois da revista Visão (1987-2007), recorreu à paródia para fazer crítica com humor. Alguns destes desenhos, depois de terem estado em exposição em Estremoz (2011) e Lajes do Pico (2012), podem agora ser apreciados no Museu de José Malhoa.
Esta é uma das exposições itinerantes, organizada pela Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC) que agora agrupa vários museus da zona Centro, incluindo os três do Oeste: de José Malhoa, da Cerâmica e Joaquim Manso (da Nazaré).
N.N.
Instalação artística na Papoila
Três alunas do curso de Teatro da ESAD vão apresentar, a 2 de Fevereiro, pelas 22h00, uma performance e instalação na loja “A Papoila”, no número 7 da rua Cova da Onça.
“Sítios Partilhados” é o nome do projecto de Goreti Mourão, Jéssica Ascenso e Sofia Seno , que quiseram criar um objecto artístico num espaço não-convencional.
Na loja vão estar três espaços distintos (Nourrisage, SharedFACES, [objectohumano]), em que é a ideia base é a partilha e “a forma relativa como tendemos a ver o que acontece à nossa volta, cujo cérebro é um convento, que é um ensaio partilhado”, explicam as artistas.
As instalações estarão patentes na loja durante a semana seguinte.
P.A.
Biblioteca das Caldas mostra exposição de Maria Keil
Está patente na Biblioteca Municipal das Caldas até ao dia 27 de Fevereiro, uma exposição sobre ilustração de Maria Keil.
Esta pintora, que nasceu em Silves em 1914, estudou Belas Artes em Lisboa e dedicou-se à pintura, desenho, ilustração, artes gráficas, gravura, cerâmica, azulejo, tapeçaria e decoração. O que a tornou mais conhecida foram as suas obras de ilustração e azulejo.
Ao longo da vida fez várias exposições de pintura e ganhou o prémio de Revelação Souza-Cardoso em 1941 com a obra “Autoretrato”.
Esta mostra foi cedida pela Biblioteca Escolar de Sto. Onofre e reflecte a sua vertente da ilustração, especialmente na literatura infanto-juvenil.

O Centro da Juventude das Caldas da Rainha (CJCR) volta a promover o “Tralhas e Tarecos”, evento de venda e troca de artigos usados que se vai realizar amanhã, 2 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 19h00, nas instalações do CJCR.
À venda vão estar roupas, acessórios, calçado, bijutaria e objectos decorativos e tecnológicos, entre outros bens que a organização pede que se encontrem em bom estado.
Quem quiser ser vendedor nesta edição deve formalizar a sua inscrição, que custa cinco euros, na secretaria do Centro da Juventude, entre as 10h00 e as 22h00 (segunda a sexta).
A iniciativa voltará a realizar-se a 6 de Abril.
N.N.
Espectáculo de angariação de fundos e bazar nos Pimpões
Amanhã, 2 de Fevereiro, pelas 21h30, vai realizar-se nos Pimpões um espectáculo de angariação de fundos que tem como objectivo a aquisição de um desfibrilhador. A actuação vai estar a cargo do Grupo Musical e Coral da Casa do Pessoal do Hospital das Caldas da Rainha. A colectividade, que se encontra a celebrar o seu 75º aniversário, apoia esta realização.
No domingo, 3 de Fevereiro, a colectividade volta a transformar-se num Bazar Venda de Garagem, que é aberto a todos os interessados em vender objectos em segunda mão. A iniciativa terá lugar entre as 10h00 e as 19h00 e as inscrições para participar podem ser feitas na secretaria da colectividade.
N.N.
“O Teatro dos Papás” no CCC
Hoje, 1 de Fevereiro, pelas 21h30, o Teatro da Rainha representa no CCC “O teatro dos Papás” do dramaturgo francês Joseph Danan. Amanhã, 2 de Fevereiro, a peça será apresentada às 21h30, e no dia 27, haverá sessão às 16h30. Entre os dias 1 e 8 de Fevereiro realizam-se representações às 10h30 e às 14h30. Os bilhetes custam 7,50 euros, mas há descontos para estudantes e seniores (cinco euros). As crianças com menos de 12 anos pagam 2,50 euros.
N.N.
ALCOBAÇA
Workshop de Técnica Vocal na Academia de Música
Vânia Fernandes, a vencedora da terceira temporada do concurso Operação Triunfo, orienta amanhã, dia 2 de Fevereiro, um workshop gratuito de Técnica Vocal na Academia de Música de Alcobaça (AMA). Uma iniciativa que pretende dar a conhecer o Curso de Técnica Vocal que aquela instituição acolhe desde o passado dia 5 de Janeiro e cujas inscrições ainda estão abertas.
Depois de ter ganho o concurso da RTP, Vânia Fernandes representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, o que lhe valeu grande notoriedade junto dos portugueses. Licenciada em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa, Vânia Fernandes é também professora do Hit Clube de Portugal e lecciona desde o início do ano o curso de Técnica Vocal da AMA.
O workshop de amanhã decorre entre as 15h00 e as 17h00 e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 262597611 ou através de e-mail para geral@academiamalcobaca.com.
J.F.
Noite musical na Cela
A Escola de Música do Centro Cénico da Cela comemora amanhã, 2 de Fevereiro, o seu 14º aniversário. Um jantar convívio com animação musical pelos alunos da escola é a proposta para a noite festiva, que tem início às 19h30.
O jantar tem um custo de dez euros por pessoa, um valor que reduz para os seis euros para crianças entre os cinco e os 11 anos.
J.F.
“Panza e De La Mancha” em palco na Benedita
O Grupo de Teatro O Nariz sobe amanhã, 2 de Fevereiro, ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, para apresentar a peça “Panza e De La Mancha”. Nesta versão de D. Quixote de La Mancha a acção desenrola-se num centro de correcção, que pode ser uma prisão, um hospital psiquiátrico. ou algo semelhante. “Nessa franja ambígua, onde são colocadas as pessoas para serem corrigidas, vigiadas e controladas, sucede tudo”, conta o grupo O Nariz.
Com início às 21h30, “Panza e De La Mancha” chega à Benedita pela mão da associação “Gambuzinos com 1 Pé de Fora”. Uma peça para maiores de 16 anos e que conta com interpretação de David Ramy e Pedro Oliveira, responsável também pela encenação.
Os bilhetes custam três euros para estudantes e quatro euros para restante público, podendo ser comprados na Biblioteca ou na bilheteira do centro cultural beneditense.
J.F.
Três dias de festa na Benedita
A vila da Benedita evoca este fim-de-semana os seus padroeiros, Santa Maria e São Brás, com três dias de festa no Centro Comunitário Pastoral. Hoje, sexta-feira, há baile com Zé Café e Guida. Já amanhã celebra-se às 16h30 a tradicional Missa da Unidade Paroquial, seguindo-se o cortejo de oferendas e vendas das fogaças de cada zona da paróquia. A noite é animada por SonJovem.
No domingo é celebrada Missa da Festa às 11h00 e logo a seguir realiza-se a procissão com os andores e estandartes de todas as zonas. Depois do cortejo decorre a Bênção dos Bebés, que todos os anos junta largas dezenas de crianças na igreja paroquial. A tarde da festa conta com actuações da Banda Filarmónica de Turquel, Paulo, Mónica e Amigos, Sérgio Fernandes e seus alunos, António Alves, GleeClub e os amigos do acordeão. O último baile das festas deste ano está a cargo de Coelho Show.
Além das celebrações religiosas e do programa de animação a Festa dos Padroeiros da Benedita, cujas receitas revertem este ano para a pintura da igreja local, conta ainda com tradicional venda de pinhões e outros frutos secos.
J.F.
Concerto Pop/Rock em Turquel
A Sociedade Filarmónica Turquelense promove este domingo, dia 3 de Fevereiro, um concerto de um grupo pop/rock. O espectáculo está marcado para as 16h00 no Salão Paroquial de Turquel.
Esta é uma das várias iniciativas que a Sociedade Filarmónica vai levar a cabo ao longo de 2013 para comemorar o seu primeiro centenário.
J.F.
ÓBIDOS
Desafios Artísticos com inscrições abertas
A empresa municipal Óbidos Criativa vai dinamizar, de 18 a 21 de Março, os “Desafios Artísticos em Óbidos”, um evento dirigido a artistas, curadores e técnicos de instituições culturais sobre a curadoria de uma exposição de arte contemporânea.
Foram convidados para esta iniciativa artistas plásticos portugueses (relacionados com o vídeo, pintura, escultura, tapeçaria, instalação e fotografia) para falarem com os participantes sobre a visão global da arte.
O grupo de curadores, liderado por Genoveva Oliveira, curadora da exposição, terá a possibilidade de reflectir sobre as práticas curatoriais, desde o planeamento, a produção e montagem da obra, a gestão e a coordenação, o espaço como lugar de percepção visual, o discurso expositivo, a iluminação e os seus efeitos, bem como outros elementos técnicos.
No dia 22 de Março será inaugurada a mostra “Óbidos Art Challenge/The Box”.
Os interessados em participar na residência de curadores poderão candidatar-se, até ao dia 18 de Fevereiro, através do e-mail genovevaoliveira@gmail.com
O custo de inscrição é de 160 euros.
F.F.
NAZARÉ
Jaime Rocha na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe amanhã, 2 de Fevereiro, um fim de tarde de tertúlia e poesia. O poeta e dramaturgo Jaime Rocha é o convidado para uma conversa que tem início marcado para as 17h30. Uma oportunidade para ouvir os poemas de “Mulher Inclinada com Cântaro”, a sua mais recente obra, editada já neste mês de Janeiro pela Volta d’Mar.
J.F.
TORRES VEDRAS

Amanhã, 2 de Fevereiro, realiza-se no Teatro-Cine de Torres Vedras o concerto do grupo de música de câmara Ensemble Darcos, “Música com Fogo”, que terá lugar pelas 21h30.
O grupo é dirigido pelo maestro e compositor torriense Nuno Côrte-Real e é constituído por Gaël Rassaert (violino), Reyes Gallardo (viola), Filipe Quaresma (violoncelo) e Hélder Marques (piano).
Serão interpretados temas de Bach, Schumann e de Nuno Côrte-Real. O preço do bilhete para se assistir a este espectáculo é de cinco euros.
N.N.
Smartshops em debate em Torres Vedras
Hoje, dia 1 de Fevereiro, pelas 21h30, nos Paços do Concelho em em Torres Vedras, vai realizar-se uma sessão sobre o tema “Smartshops – um risco de portas abertas”. A sessão vai contar com a participação de João Goulão, coordenador nacional para os Problemas da Droga, da Toxicodependência e do Uso Nocivo do Álcool e Director-Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Esta iniciativa faz parte do ciclo Conversas com Pais e é destinada a pais, professores, educadores e encarregados de educação.
“Todos sabemos que a banalização do acesso a drogas tem vindo a aumentar significativamente. Exemplo disso é o aparecimento das tão faladas smartshops, que se multiplicam pelo nosso país a um ritmo preocupante. Estes estabelecimentos, que por serem legais transmitem uma falsa sensação de segurança, vendem substâncias com efeitos psicoativos que, consumidas sem informação ou controle, conduzem a episódios graves ao nível da saúde mental e da saúde física, como temos vindo a assistir”, informa nota sobre a iniciativa.
N.N.































