CALDAS DA RAINHA
Teatro da Rainha estreia peça no CCC
O Teatro da Rainha vai estrear a 25 de Janeiro, às 21h30, a peça “O teatro dos Papás” do dramaturgo francês Joseph Danan. Trata-se de um guião para improvisos e texto dialogado que desenvolve paralelamente duas histórias: a da vida de um casal e do filho (família nuclear conjugal) e a da História da Humanidade.
Na primeira história Jojo, ainda bebé, olha o pai e a mãe que dançam, brigam, discutem, choram, gritam e, por fim, afastam-se. Na segunda história há flashes do tempo da humanidade em 20 segundos, em 40 segundos e num minuto. Agora pai e mãe tanto fazem de Adão e Eva como têm de combater os soldados de todas as guerras da História, desde o homem primitivo com o seu porrete, aos monstros das guerras intergalácticas do futuro.
A peça, encenada por Fernando Mora Ramos, foi traduzida por Rémi Kersteman, conta com cenografia de Carina Gaspar e interpretação de Sílvia Gouveia Barbosa, Sérgio Rocha e de Tiago Moreira.
Entre os dias 26 e 2 de Fevereiro a peça será representada às 21h30, e no dia 27, também às 16h30. Entre 28 e 31 de Janeiro e de 1 a 8 de Fevereiro haverá sessões às 10h30 e às 14h30.
Os bilhetes custam 7,5 euros mas há descontos para estudantes e seniores (cinco euros). As crianças com menos de 12 anos pagam 2,50 euros.
N.N.
“Sardinhas com açúcar” no Landal
No próximo dia 26 de Janeiro, pelas 21h30, irá realizar-se no Centro Desenvolvimento Comunitário do Landal a revista à portuguesa intitulada “Sardinhas com açúcar”.
O espectáculo, com realização e produção de Antero Anastácio, apresenta um elenco de actores de Peniche que fazem diversas rábulas cheias de humor, cantam e dançam em palco.
F.F.
Cármen Miranda na tela dos Pimpões
No próximo domingo, 20 de Janeiro, pelas 15h30, prossegue nos Pimpões o ciclo de Clássicos do Cinema Mundial. Nesta sessão vai passar o filme Sinfonia de Estrelas, de 1943, realizado por Busby Berkeley e que conta com a actriz portuguesa Cármen Miranda. Trata-se de uma comédia musical que conta também com o rei do swing, Benny Goodman. É neste filme que Cármen Miranda representa o famoso número musical “The Lady in the Tutti-frutti Hat”.
As entradas são livres.
Lies Vermoesen apresenta livro amanhã na Biblioteca
Amanhã, 19 de Janeiro, pelas 15h30, será apresentado na Biblioteca Municipal, o livro “462 gramas – Cartas e pensamentos de uma mulher com cancro da mama”, da autoria de Lies Vermoesen, elemento do projecto Olha-te.
Às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, às 10h30 e às 14h30, decorrem na biblioteca “horas do conto” e actividades com base nos livros “Vamos Adivinhar: animais II” da autora Soledade Martinho Costa (que se destina a alunos do pré-escolar) e “Colectivos de animais e outros mais” de José Jorge Letria, destinado a alunos do Ensino Básico. A dinamização será feita por Carla Silva, da equipa da Biblioteca.
N.N.
Workshop sobre música tradicional moçambicana
No próximo dia 23 de Janeiro (quinta-feira) vai realizar-se, entre as 17h15 e as 20h00, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro um workshop sobre música tradicional moçambicana.
Esta actividade, organizada pelo Conservatório das Caldas da Rainha (CCR), será orientada pelo músico e compositor Cheny Wa Gune, que ensinará os participantes a tocar instrumentos musicais daquele país.
Entre as 21h30 e as 22h30 vai realizar-se uma apresentação, que decorrerá na escola secundária caldense, e que vai contar com a actuação de professores e participantes.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser feitas até ao dia 21 de Janeiro na secretaria do CCR.
N.N.
António Nóvoa na Secundária Bordalo Pinheiro
António Nóvoa vai estar nas Caldas da Rainha a 24 de Janeiro (sexta-feira) para uma conferência-aula que será seguida de debate. O convidado, reitor da Universidade de Lisboa, é o próximo convidado de uma iniciativa do centro de formação de professores Centro-Oeste, que decorre entre Janeiro e Maio de 2013. Estas aulas têm lugar no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, sempre às quintas-feiras pelas 21h00 e, embora tendo docentes como público alvo, são abertas à população.
Entre as personalidades convidadas para esta iniciativa, estão Carlos Fiolhais, Olga Pombo, António Nóvoa, Teresa Mouga, Maria Manuel Baptista, Fernando Regateiro, Amílcar Coelho e Pedro Abreu.
Para mais informações e inscrições contactar através do site www.cfaecentro-oeste.pt
N.N.
Cidadania em debate
José Carlos Garrucho é o próximo convidado do ciclo de debates “21 às 21” que se vai realizar no próximo dia 21 de Janeiro, na sede da Junta de Freguesia de N. Sra. do Pópulo, pelas 21h00 e que terá como tema “Cidadania: velhos e novos territórios”.
O convidado é psicólogo clínico, terapeuta de família e professor universitário. Esta iniciativa é promovida pela Associação MVC-Movimento Viver o Concelho, responsável por este ciclo de debates mensal.
N.N.
Aguarelas no Museu de Ciclismo
O Museu de Ciclismo recebe até 17 de Fevereiro uma exposição de fotografias e aguarelas intitulada o “Caminho terreno eleva-se a passeio Cósmico”. As aguarelas são de autoria de Anabela Santos e as fotografias, alusivas ao tema “apontamentos velocípedes”, são de Mário Lino.
Almoço-convívio na Foz do Arelho
No próximo dia 27 de Janeiro, pelas 12h30, terá lugar um almoço convívio no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho, cujas receitas reverterão para a organização da festa anual da vila.
Nessa altura será também apresentada a nova equipa que fará os festejos anuais.
O custo do almoço é de 12 euros e as marcações poderão ser feitas através do 262978033, 914640497 ou csrfoz@gmail.com
F.F.
NAZARÉ
Festas das Chouriças em Valado dos Frades
Até ao próximo domingo, dia 20 de Janeiro, decorrem em Valado dos Frades as conhecidas Festas das Chouriças. Aos espectáculos musicais e habituais bailes, juntam-se a gastronomia regional e as celebrações religiosas, que têm o seu ponto alto na manhã de domingo, dia de São Sebastião, patrono das plantações e do gado, e associado à protecção contra a pestes e outras epidemias.
Hoje, sexta-feira, há missa pelas 19h00 e a noite é animada pelo grupo Five.pt. Já no sábado actua a Orquestra Juvenil de Valado dos Frades às 16h30, seguindo-se a apresentação do Rancho “Flores do Campo”. Às 19h00 celebra-se missa vespertina e à noite há animação musical com Zé Café e Guida. Pela meia-noite realiza-se o habitual lançamento do fogo de luzes.
No domingo é celebrada missa solene seguida de procissão, que inclui o cortejo de oferendas da população. O destaque vai para as chouriças que depois dão vendidas em leilão a partir das 15h00.
Meia hora mais tarde a Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha dá um concerto no Anfiteatro da Junta de Freguesia de Valado dos Frades e pelas 19h00 tem início o baile com o duo Daniel Silva e Ana.
J.F.
Promoção de leitura em forma de teatro
A Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe esta tarde, 18 de Janeiro, às 18h00, o espectáculo de teatro “Adversus”. Produzida pela Companhia de Teatro Andante esta é uma peça que promove a leitura a partir de textos de Almada Negreiros, Ary dos Santos, Eugénio de Andrade, Luís Vaz de Camões e Pablo Neruda, entre outros autores.
O espectáculo é dirigido a maiores de 12 anos e é interpretado por Cristina Paiva, que, com Fernando Ladeira, assume ainda a encenação, pesquisa e selecção de textos.
Já amanhã, dia 19, a Companhia Teatro Andante promove na Biblioteca da Nazaré o ateliê “Leitura em Voz Alta”, orientado por Cristina Paiva. Destinado sobretudo a professores, animadores, mediadores de leitura e alunos do ensino secundário, mas aberto a todos os interessados, o ateliê pretende sensibilizar o participante para as várias possibilidades de tornar um texto interessante para quem o ouve.
O ateliê vai realizar-se entre as 10h00 e as 17h00 e a inscrição é gratuita, devendo ser feita junto da Biblioteca Municipal da Nazaré, pelo tel. 262562388 ou através de e-mail para biblioteca.municipal@cm-nazare.pt.
J.F.
ÓBIDOS
Dança de salão amanhã no Arelho
Amanhã, 19 de Janeiro, pelas 21h30, terá lugar um festival de dança de salão no Centro Cultural e Recreativo Arelhense, com a participação de diversas escolas.
O evento é organizado pela escola de dança do Centro Cultural e Recreativo Arelhense – Arelho/NewStarDance, que possui inscrições abertas para aprendizagem de dança salão na vertente social e desportiva.
F.F.
Colectividade do Arelho celebra 33 anos
O Centro Cultural Social e Recreativo Arelhense (CCSRA) celebra hoje, 18 de Janeiro, o seu 33º aniversário. Para assinalar a data haverá teatro, fados, dança e desporto entre hoje e domingo.
O CCSRA nasceu em 1980 da fusão de uma comissão de melhoramentos da aldeia e do clube Sport União Arelhense, o qual já existia desde Maio de 1965. Actualmente esta associação tem várias vertentes, das quais se destaca o teatro, rancho folclórico, danças medievais, programa Melhor Idade, creche e BTT. Os interessados em participar nas actividades poderão inscrever-se através do tel. 262959317 ou do e-mail geral@arelho-obidos.com
F.F.
Programa
18 de Janeiro
21h00 – Noite de teatro com a actuação do Grupo Sénior do Melhor Idade com “Fados Arelhenses” e do Grupo Fracos mas Teimosos com “O Trágico à Força” de TcheKov
19 de Janeiro
13h00 – Almoço “sardinhas” (por inscrição)
14h30 – Matança do Porco
19h30 – Jantar “Sarrabulho” (por inscrição)
21H30 – Espectáculo com o Grupo de Dança Salão do CCSRA e da Escola de Dança “Newstar Dance Clube”
20 de Janeiro
10h00 – Desmancha do Porco
11h00- Futebol (Solteiros-Casados)
12h00 – Recepção dos Convidados
12h30 – Visita às instalações
13h00 – Almoço “Febras de Porco” (por inscrição)
15h30 – Tarde Folclórica com o Rancho Folclórico e Etnográfico do CCSRA
16h30 – Parabéns ao CCSRA (bolo de Aniversário)
Exposição sobre património no complexo do Alvito
“O Futuro da Memória: 3 lados de um património” intitula a exposição que se encontra patente no átrio do complexo escolar do Alvito.
A mostra tem como objectivo abordar a temática da salvaguarda e valorização patrimonial e a importância que assume ao nível da herança patrimonial que ficará para as gerações futuras.
Tendo por base a temática das Jornadas Europeias do Património 2012, com o tema “O futuro da memória”, esta exposição irá abordar três locais do concelho e o seu património, numa ponte entre o saber científico produzido pelos serviços camarários e o trabalho que irá ser realizado, durante o ano lectivo, pelos professores nas salas de aula.
No mesmo local encontra-se também musealizada uma peça renascentista pertencente à antiga igreja de S. João do Mocharro, permitindo aos alunos o contacto directo com o seu próprio património.
Esta exposição, inaugurada no dia 11 de Janeiro, foi realizada pelo Serviço de Arquivo Histórico e o Serviço de Arqueologia, numa parceria com o Grupo de História dos complexos escolares de Óbidos.
F.F.
Técnicas de escrita em Óbidos
Edite Prada, especialista em comunicação escrita, estará no Colab do EPIC – Espaço para a Promoção da Inovação e Criatividade (Óbidos), no próximo dia 22 de Janeiro, pelas 20h00, para partilhar técnicas que permitam aos participantes adquirir conhecimentos para comunicarem de forma mais clara e correcta através da escrita.
“É mais importante do que nunca saber fazer chegar a mensagem da melhor forma e saber comunicar no mundo escrito. Seja uma carta formal, um curriculum, um email ou um texto publicado nas redes sociais”, refere nota de imprensa da Plio, empresa parceira do Parque Tecnológico de Óbidos, que dinamiza esta sessão.
F.F.
ALCOBAÇA
Associação quiterense celebra 34º aniversário
A Associação Recreativa e Desportiva Quiterense do Valado de Santa Quitéria comemora este fim-de-semana o seu 34º aniversário. No sábado, 19 de Janeiro, às 21h30, o grupo de teatro da colectividade representará a peça de revista “Saúdinha é qu’eu Desejo” (bilhetes a cinco euros sendo grátis aos sócios com quotas em dia).
No domingo, 20 de Janeiro haverá um almoço comemorativo seguido de animação por “Star Karaoke”.
As inscrições para o almoço devem ser feitas até hoje, dia 18 de Janeiro através do telf. 262999031.
N.N.
Biblioteca municipal acolhe oficina musical e teatral para crianças
Realiza-se amanhã, 19 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, a oficina “O Gigante Rabugento – Uma história barulhenta”. Esta é uma oficina que pretende despertar para a música e para a representação meninos e meninas a partir dos três anos, sendo que as crianças até aos cinco anos devem ser acompanhadas por um responsável.
A oficina tem início às 11h00 e as inscrições custam dois euros, ou três no caso de se tratar de uma criança e um adulto. As inscrições devem ser feitas com antecedência para a Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelo tel. 262580880 ou através de e-mail para biblioteca@cm-alcobaca.pt.
J.F.
SA Marionetas estreiam “O Saloio de Alcobaça”
A companha alcobacense SA Marionetas – Teatro & Bonecos sobe amanhã, 19 de Janeiro, ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro para apresentar a sua mais recente produção. Trata-se de “O Saloio de Alcobaça e outras histórias do Teatro Dom Roberto”, mais um trabalho que recupera o teatro tradicional de marionetas.
Desta feita, o que torna a peça dos SA Marionetas tão especial é o facto de a companhia ter conseguido recuperar uma peça tradicional que se tinha perdido no tempo. Os bonecreiros tiveram conhecimento da existência de “O Saloio de Alcobaça” através de uma entrevista feita em 1994 pelo marionetista Francisco Mota a Domimgos Moura em que este último aponta a peça como uma das que habitualmente era apresentadas nas feiras.
“A companhia recuperou esta peça há muito perdida, continuando desta forma o trabalho iniciado em 1983, ano em que conhecemos o mestre António Dias”, explica a SA Marionetas numa nota de imprensa. No espectáculo de amanhã, além da peça “O Saloio de Alcobaça” serão ainda apresentadas as peças “O Barbeiro Diabólico”, “ a Tourada”, “ O Castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os Três Namorados”.
Com início às 21h30, o espectáculo tem entradas a cinco euros e destina-se a maiores de quatro anos.
J.F.
“Rádio novela das 7” para ver em Vale Paraíso
O Grupo de Teatro de S. Martinho apresenta amanhã, dia 19 de Janeiro, a peça “Rádio Novela das 7”. Evocando as novelas radiofónicas de outros tempos, que deixavam tanta gente de ouvido colado à telefonia, a peça sobe ao palco do Clube Recreativo Cultural Vale Paraíso quando forem 21h30.
J.F.
CADAVAL
Melhores fotografias da AFP expostas no Cadaval
É inaugurada amanhã, 19 de Janeiro, às 14h30, a mostra itinerante da colecção de honra de fotografias da Associação de Fotógrafos Profissionais, no salão nobre da Junta de Freguesia do Cadaval.
A colecção é composta pelas 127 obras melhor qualificadas por aquela associação, da autoria de mais de 60 fotógrafos. Os trabalhos foram escolhidos entre as mais de 1600 obras recebidas pela associação nos últimos anos.
Depois de se ter estreado no Bombarral, a exposição chega agora ao Cadaval, prosseguindo depois num périplo que a levará a todo o território nacional.
Para além de apresentar aqueles que são os melhores trabalhos dos fotógrafos profissionais portugueses, esta mostra representa também um primeiro passo para a regulamentação da classe.
Segundo o fotógrafo Celestino Santos, “a associação tem, na sua génese, a formação e dignificação do fotógrafo profissional, bem como a defesa da fotografia na sua vertente técnica e comercial aliada ao seu valor artístico e cultural”.
A exposição pode ser visitada até 20 de Fevereiro, de terça a sábado (excepto feriados), das 10h00 às 12h30 e das 14h às 18h.
“A Vinha – Uma Tradição”
Também a partir de 19 de Janeiro vai estar patente na Biblioteca do Cadaval a exposição “A Vinha – Uma Tradição”.
É uma exposição colectiva de fotografia e poesia, baseada no tour fotográfico recentemente realizado naquele concelho, numa parceria da biblioteca com o posto de turismo da Câmara Municipal do Cadaval.
Durante esse tour, os participantes visitaram a Adega Cooperativa do Cadaval e a Quinta do Gradil, onde fotografaram dois momentos alusivos à produção do vinho.
A segunda fase desta actividade consistiu num concurso de poesia, lançado no mês de Novembro, através do qual se desafiava poetas amadores a compor poemas tendo por inspiração as fotos resultantes do tour. As fotografias e os poemas estão agora patentes na biblioteca.
A exposição pode ser visitada até 31 de Janeiro, às segundas das 14h00 às 18h00, terça a sexta das 9h00 às 18h00, e ao sábado das 9h00 às 13h00.
P.A.
TORRES VEDRAS
Forummusica dá concerto de Ano Novo
No domingo, 20 de Janeiro, às 16h00, realiza-se na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, o Concerto de Ano Novo do Coro Forummusica, grupo que existe há 20 anos e que conta com várias participações em festivais nacionais e internacionais.
Na primeira parte, o coro, que é coordenado pelo maestro Jorge Resende, actuará à capela e na segunda contará com acompanhamento musical.
N.N.
Em Janeiro o porco é rei!
“Em Janeiro o Porco é Rei!” dá mote à quinzena gastronómica que está a decorrer na região de Torres Vedras até ao fim do mês. São vários os restaurantes que estão a propor pratos de carne de porco aos seus clientes, nesta iniciativa onde participa também a Vinhos de Lisboa. O evento inclui a participação dos estabelecimentos Midi, Moinho do Paul, Saborear, BOC, Adega do Miguel, Trás d’Orelha, Páteo do Agostinho, Praia Azul – hotel e restaurante, O Barracão, Ponto de Encontro, A Cerca e o O Retiro do Camarão.
N.N.































