Agenda Cultural

0
512


Clássicos de cinema ao domingo nos Pimpões

No domingo, 13 de Janeiro, às 15h30, vai decorrer nos Pimpões a segunda sessão do Ciclo de Clássicos do Cinema Mundial. A exibição dos filmes faz parte da programação cultural das Comemorações dos 75 anos dos Pimpões (1938-2013) e desta sessão constam desenhos animados e o filme Pamplinas, o Navegante, uma comédia de 1924, com Buster Keaton. Em seguida passa “O Ladrão de Bagdad”, de 1940, dos realizadores Michael Powell, Lwing Bergère e Tim Wiiler. O filme ganhou três Óscares.
As entradas são livres.
N.N.

Colectivo DAR celebra um ano
Estão a decorrer desde ontem, dia 10 de Janeiro, as comemorações do 1º aniversário do DAR (Design Advanced Resources) – que integra designers que se encontram a trabalhar nas Caldas. As celebrações decorrem até amanhã, 12 de Janeiro, com programação conjunta entre a DAR e o Parqe Club, que fica na Rua de Camões.
Ontem, dia 10 de Janeiro, estava prevista a inauguração da Galeria da Amargura, que usa como espaço expositivo os seis nichos exteriores do Parqe Club, voltados para a Rua da Amargura,
Esta primeira exposição, que vai estar patente até 10 de Março, conta com a intervenção do artista Ship e tem a colaboração de Dinis Simões na concepção da componente interactiva.
N.N.

Feira de Velharias no Parque D. Carlos I no domingo
Realiza-se no próximo Domingo, 13 de Janeiro, no Parque D. Carlos I, no parque das Bicicletas, junto aos courts de ténis, mais uma Feira das Velharias. Logo de manhã, os vendedores de livros, selos, cerâmicas, colchas, móveis, roupas, num sem fim de utilidades, lá estarão para mais uma edição deste evento que se estende até à tarde.

- publicidade -

NAZARÉ

Ir e vir ao Sítio a pé
Nazaré – Sítio – Nazaré. É este o percurso da segunda caminhada turística Rotas da Nazaré, que se realiza na manhã deste domingo, 13 de Janeiro. Com ponto de encontro marcado para as 9h30 no porto de pesca, junto ao centro de talassoterapia, esta é uma caminhada com um grau de dificuldade média, que se prolonga por cinco quilómetros e tem uma duração prevista de duas horas e meia. Aberta a todos os interessados, esta actividade tem participação gratuita e não carece de inscrição prévia.
J.F.


Arte em movimento na biblioteca

A partir do próximo domingo, 13 de Janeiro, a Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe a exposição “Arte em Movimento”, composta por trabalhos de Djanira Costa. Natural de São Gonçalo, Rio de Janeiro, esta artista tem desenvolvido diversos projectos e dado cursos e workshops de desenho, pintura e artesanato em Portugal.
Na sua pintura “estabelece um elo entre o sentimento e o movimento”, pode ler-se em nota de imprensa. Uma ligação que pode ser comprovada na mostra que vai estar patente até 3 de Fevereiro e cuja entrada é gratuita. A exposição pode ser vista das 09h30 às 18h00 nos dias úteis e das 15h00 às 18h00 aos fins-de-semana.
J.F.

ÓBIDOS

Misericórdia de Óbidos apresenta livro
No próximo dia 18 de Janeiro, pelas 18h00, será feito o lançamento do livro “Acórdãos e Eleições da Confraria e Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos (1545-1603)” na sala de sessões no edifício do velho hospital, na vila de Óbidos. Trata-se de mais uma iniciativa desta instituição destinada a promover uma maior proximidade com o acervo documental do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos.
F.F.

LISBOA

Obidense por adopção apresenta livro na Fanc
No próximo dia 17 de Janeiro, pelas 18h30, será lançada na FNAC do Centro Comercial Vasco da Gama (Lisboa) a obra “Mudar de Vida – Pelo Nosso Futuro”, da autoria de Fernando Silva e Sousa, residente no concelho de Óbidos.
O livro será apresentado por Paulo Morais, vice-presidente da TIAC (Transparência e Integridade, Associação Cívica), que no prefácio revela que “Portugal está numa encruzilhada e esta não é só financeira”.
Fernando Silva Sousa, com base na experiência profissional da auditoria internacional, lança o debate com uma nova definição de governação e de bem-estar dos cidadãos, partindo de um exemplo concreto, o colapso da multinacional Firestone, em Alcochete, instalada no terreno que veio a albergar o outlet Freeport.
F.F.

TORRES VEDRAS

Exposições na Fábrica das Histórias
“As Vizinhas”, “Era uma vez…” e “No Reino das Sombras” são as três exposições que vão inaugurar hoje, 11 de Janeiro, pelas 18h00, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras. As mostras – de artes plásticas e desenho – são coordenadas por Mia e Rita Cortez Pinto (As Vizinhas), Rosa Bengala (Era uma vez…) e por Marta Machado e Marta Pereira (No Reino das Sombras). Podem ser visitadas até ao dia 2 de Abril.
Jaime Umbelino nasceu na Foz do Arelho em 1916 mas “tornou-se” torriense ao ter ido viver para aquele concelho ainda em criança. Foi professor, director de jornais e publicou dezenas de obras e artigos, muitos sobre a Língua Portuguesa.
Jaime Umbelino faleceu em 2007 sem descendência e por isso  deixou a cargo do município das Caldas da Rainha e da Junta de Freguesia da Foz do Arelho a casa que possuía na Foz para um futuro projecto de índole cultural. No concelho caldense ainda não há projecto para a casa doada, mas em Torres, a casa de habitação de Jaime Umbelino foi adquirida pelo município local e “transformada”, em sua memória, numa Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino. Esta situa-se na R. Maria Barreto Bastos, em Torres.
N.N.

- publicidade -