Grupos Corais actuam hoje nos Pimpões
Hoje, dia 4 de Janeiro, pelas 21h30, vai realizar-se um concerto de Ano Novo nos Pimpões. A actuação contará com a presença do Grupo Coral do Cadaval e do Coral Stella Maris, de Peniche. Os grupos têm um vasto repertório, que inclui cânticos litúrgicos, corais negros, música clássica e popular de diferentes países.
O Grupo Coral do Cadaval é dirigido por Francisco Silva e foi fundado em 1980. O Coral Stella Maris, fundado em 1977, é dirigido pelo maestro João Sebastião, um dos mais antigos elemento do Coro da Gulbenkian. Será acompanhado por um pianista profissional e trará 19 temas ao concerto dos Pimpões.
Cada grupo coral tem mais de 30 elementos, o que lhes possibilita cantar um número muito diversificado de temas.
Este concerto está incluído no programa comemorativo dos 75 anos da colectividade e as entradas são livres.
Clássicos de cinema ao domingo
No domingo, 6 de Janeiro, às 15h30, realiza-se a 1.ª sessão de 2.ª Matinée, iniciando-se o Ciclo de Clássicos do Cinema Mundial, com Pamplinas, o Cara Pálida, uma curta comédia de 1922, de e com Buster Keaton. Irá passar também “As Aventuras de Robin dos Bosques”, realizado pelo europeu Michael Curtiz, com Errol Flynn, no papel principal, e ainda Olivia de Havilland, Basil Rathbone e Claude Rains. Este filme foi nomeado para O Melhor Filme do Ano e recebeu três óscares pela Melhor direcção artística, montagem e banda sonora.
O filme é de 1938, precisamente o ano em que foi fundado Os Pimpões. Também por esta razão são apresentados Desenhos Animados desse ano.
Recriar peças de teatro para assinalar aniversário
A colectividade está ainda a procurar antigos membros do Teatro dos Pimpões que estejam interessados em fazer parte e em dar o seu testemunho com o intuito de recriar peças que foram marcantes para a associação.
Convida-se quem tiver mais de 18 anos e que goste de representar para se unir a esta iniciativa que está a ser coordenada pela actriz Tânia Leonardo.
O primeiro encontro terá lugar a 16 de Janeiro de 2013. Para mais informações contactar a secretaria da colectividade através do telf. 262 877740.
Obras de António Vidigal para apreciar no CCC
“António Vidigal: A escultura como invenção e ofício” é como se designa a exposição antológica do escultor António Vidigal.
Desta mostra fazem parte 70 obras que podem ser apreciadas até 20 de Janeiro na galeria do CCC.
Vidro contemporâneo no Museu da Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe uma exposição de Vidro Contemporâneo do seu património. As obras pertencem ao núcleo de vidro escandinavo da Colecção Francisco Coutinho Carreira – Doação José Coutinho Martins e Ilda da Piedade Fortunato Martins.
A mostra reúne um conjunto de 108 peças de vidro contemporâneo, da mais significativa produção escandinava do século XX. Vão estar presentes peças Littala e Riihimaki, da Finlândia; da Holmegaard, da Dinamarca; Flygsfors, Kosta, Johansfors Orup, Gullaskruf, Lindshammar, Pukeberg, Reijmyre, Ryd e Aseda Glasbruk, da Suécia; e Magnor, da Noruega.
Destacam-se as obras de design exclusivas de autores de renome internacional, como os finlandeses Alvar Aalto, Timo Sarpaneva, Tapio Wirkkala e o dinamarquês Per Lütken.
A exposição vai estar patente até ao dia 23 de Março de 2013.
Nova Colectiva de pintura e escultura na Galeria Pepper’s
Encontra-se na Galeria Pepper’s uma exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Bártolo, Camilo Huescar, José Pádua, Mário Rodrigues, Nemésio Rúbio e Pedro Orozsco. As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu, Mário Rodrigues e Borys.
A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.
Museu Malhoa e ESAD apresentam exposição e workshop
“O outro lado das gavetas e das oficina de gravura e de serigrafia” é como se intitula a exposição que se encontra no Museu José Malhoa. A organização resulta de uma parceria entre o Museu e a ESAD. A mostra pretende fazer uma abordagem às técnicas gráficas desenvolvidas nas Oficinas de Serigrafia e Gravura da escola de artes caldense. Vai estar patente até ao dia 20 de Janeiro de 2013.
Exposição sobre Timor na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal acolhe a exposição “Timor, 500 anos de arte – 1512-2012”. A mostra que visa celebrar os 500 anos da chegada dos portugueses a Timor é constituída por obras da colecção de Viriato da Silveira. Este artista plástico é timorense mas vive nas Caldas da Rainha há vários anos. A mostra vai ficar patente até hoje, dia 4 de Janeiro de 2013.
Colectiva de cerâmica e pintura na Loja do Ceramista
A Galeria Entre’Artes, na Loja do Ceramista tem patente uma exposição de cerâmica e de pintura. Poderão ser apreciadas obras de Hugo Graça, Margarida Gil e de Miguel Lemos. As pinturas são de Ana Sofia Ambrósio, de Cristina Mateus e de Rita Gomes. A Loja do Ceramista fica na Zona Industrial.
TORRES VEDRAS
Magia amanhã em Torres Vedras com Luís de Matos
Amanhã, dia 5 de Janeiro, às 21h30, o Teatro-Cine de Torres Vedras será palco do espectáculo de magia “Luís de Matos Chaos”. Trata-se do novo “one man show” do mágico português mais premiado de sempre.
A sua digressão 2012/2013 está na estrada e promete um espectáculo de interacção, mistério e de “feitos inexplicáveis que perduram na memória de cada espectador que os vive”, informa nota sobre “Luís de Matos Chaos”. A actuação terá 90 minutos, destina-se a maiores de oito anos e o preço do bilhete é de 10 euros.
ALCOBAÇA
Ciência com Arte para ver na Benedita
O Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, acolhe até 11 de Janeiro uma exposição onde se pode ficar a saber que formas de arte podem resultar da ciência. “Artesãos do século XXI” é uma exposição itinerante de microscopia química promovida pelo Instituto Superior Técnico e organizada pela professora de Química Estrutural Clementina Teixeira. A docente vai ainda participar numa palestra dirigida aos alunos do Ensino Secundário do Externato Cooperativo da Benedita. A entrada na exposição é livre.
Capim Dourado dá mote a exposição em Alcobaça
A Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de Janeiro, uma exposição que coloca em destaque o artesanato e as peças de bijuteria feitas a partir do Capim Dourado. A mostra “Capim Dourado – o ouro vegetal do Brasil para o mundo” dá a conhecer esta espécie de capim que só existe na região do Jalapão, no estado brasileiro de Tocatins – mostrando como se trabalha a palha do qual se fazem cestas, bolsas, pulseiras, brincos e outras peças artesanais.
Mantendo viva uma tradição iniciada pelos índios da região, as populações locais conseguiram que as peças em capim dourado ultrapassassem os limites do estado de Tocatins e se vendam não só por todo o Brasil, mas também no resto do mundo. Em Alcobaça esta ‘palha dourada’ vai dar o mote não só à exposição, que pode ser visitada até 31 de Janeiro, mas também à palestra “Abordar a riqueza histórico-cultural que existe por detrás das peças feitas de capim dourado”, marcada para as 16h00 do dia 12 de Janeiro.
As aventuras de D. Fuas Bragatela em palco na Benedita
O Teatro Amador de Pombal está amanhã, 5 de Dezembro, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, para apresentar a peça “A Demanda”, de Paulo Moreiros. Produzida a partir do romance “A Demanda de D. Fuas Bragatela” e cujo protagonista “percorrendo mundos e fundos na busca de uma vida melhor – denominador comum tanto a esta personagem do século XIV como do espectador do século XXI – irá cruzar-se com os mais diferentes personagens, viver contrariedades e sortes, aprender a vida vivendo-a”, garante a companhia pombalense.
Os bilhetes custam três euros para estudantes e cinco euros para público em geral, sendo que os sócios da associação “Gambuzinos Com 1 Pé de Fora” podem usufruir de um desconto de 20%. Pelas 21h30, a proposta é para assistir a uma peça que deixa a promessa de “rir e (re)descobrir a emoção de vermos em palco alguém que comunica com a essência de nós mesmos”.
NAZARÉ
Concerto de Ano Novo na Nazaré
A Filarmónica da Nazaré sobe amanhã, 5 de Janeiro, ao palco do Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré, para um Concerto de Natal. Marcado para as 21h30, o concerto vai contar não só com a actuação da Filarmónica da Nazaré, mas também com a participação de diversos artistas nazarenos.
Protecção e conservação do património debatida na Nazaré
O historiador e museólogo Jorge Custódio está na Nazaré na próxima quarta-feira, 9 de Janeiro, para uma conferência sobre “Protecção e Conservação dos velhos e novos patrimónios”. Com início às 18h00 no auditório da Biblioteca Municipal, esta é a 9ª sessão do ciclo de conferências “Arte e Património”, promovido pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Dirigida sobretudo a professores e educadores, esta é uma iniciativa aberta a todos os interessados. A entrada é livre.































