Agenda Cultural

0
984

Exposição de Artes Plásticas no Museu do Hospital e das Caldas
“A Mulher e a Água” é como se designa a exposição  de artes visuais “Prémio Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro” que vai estar patente até 25 de Novembro, no Museu do Hospital e das Caldas, que fica no Palácio Real, junto à Igreja do Pópulo. Trata-se de uma iniciativa do Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha.

“Paisagens Orgânicas” na Galeria Café
A Galeria Café acolhe a exposição de pintura “Paisagens Orgânicas” de Jeff Haagensen. O autor holandês, que mora nas Caldas há vários anos, expõe desde 1992 e apresenta nesta “mostra pinturas ricas em cor, usando técnicas mistas de acrílico e lápis de cor, procurando o equilíbrio entre linhas geométricas e orgânicas”.
A Galeria Café fica junto ao Centro Comercial Vivaci e a mostra de Jeff Haagensen pode ser vista até ao final de 2012.

Herbário em cerâmica para conhecer no Museu Barata Feyo
Está patente, no Museu Barata Feyo, uma exposição do Herbário de Cerâmica que reúne trabalhos de alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo efectuados no jardim do Centro de Artes. Os participantes recolheram e identificaram algumas das espécies com vista a reproduzirem num azulejo as suas recolhas.  A mostra está patente até amanhã, dia 10 de Novembro.

Colectiva na Galeria Pepper’s

A Galeria Pepper’s acolhe uma exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Coque Bayone, Daniel Curado, Joaquim Baltazar, José Pádua, Luís Athouguia, Mário Rodrigues, Paula Carreira e S. Rodrigues.  As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu.  A mostra poderá será vista até 23 de Novembro. A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.

- publicidade -

“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor. A mostra está patente até ao final de Novembro.

Feira das Velharias no Parque D. Carlos I
Realiza-se no próximo Domingo no Parque D. Carlos I, no parque das Bicicletas, junto aos courts de ténis, mais uma Feira das Velharias.  Logo de manhã, os vendedores de livros, selos, cerâmicas, colchas, móveis, roupas, num sem fim de utilidades, lá estarão para mais uma edição deste evento que se estende até ao final da tarde.
N.N.
Amnistia Internacional promove debate sobre a Intolerância
O Núcleo da Região Oeste da Amnistia Internacional está a organizar uma iniciativa, que terá lugar a 16 de Novembro, pelas 21h00, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e que visa assinalar o “Dia Internacional Contra a Intolerância”.
O debate vai contar com a presença de António Oliveira, o director do Estabelecimento Prisional de Caldas de Rainha. O debate é aberto ao público.
N.N.

Ana Militão expõe pintura em lojas do comércio tradicional
“Casa de Pano – Projecto de Pintura” é como se designa a iniciativa de Ana Militão, artista e professora de Artes Visuais, que está a decorrer até ao dia 18 de Novembro em várias lojas do centro das Caldas.
A autora diz que o projecto visa animar as montras das lojas de roupa do comércio tradicional “numa intervenção directa da pintura sobre tela e onde a identificação visual se traduz no exercício plástico de representação de roupa em convívio directo com a confecção preferencial do público consumidor”.
As telas onde estão representadas as roupas podem ser apreciadas nas lojas SA Fashion, Pé de Meia, Túnica, Neck & Neck, Loja das Malhas, Ride Up e Mary Poppy.
N.N.

Buffet franco-português com Beaujolais Nouveau
No próximo dia 15 de Novembro (quinta-feira) vai realizar-se no restaurante Lisboa, na Zona Industrial, um buffet franco-português que vai contar com karaoke.
Trata-se de uma Festa do Beaujolais Nouveau, um conhecido vinho gaulês, organizada pela Union Française de l’Etranger.
O preço por pessoa é de 13 euros. Para mais informações contactar o Restaurante Lisboa através do tel. 262833228.
N.N.

Big Band da Nazaré grava CD ao vivo nas Caldas
Amanhã, sábado, 10 de Novembro, pelas 21h30, no CCC, vai decorrer o concerto e gravação ao vivo do CD “Best Friends” da Big Band da Nazaré.
Este será o último concerto do Festival Caldas Nice Jazz, depois de quatro concertos que decorreram entre os dias 31 de Outubro a 4 de Novembro.
a Big-Band já realizou concertos em Portugal, Espanha, Bélgica e Alemanha, destacando-se a sua participação em vários festivais que se realizaram em Pontevedra, Medina del Campo, Aljustrel, Portalegre, Lisboa e Porto.
O lançamento do primeiro CD da banda decorreu no segundo Festival Internacional de Big Bands realizado em Julho de 2003 na Nazaré, tendo como convidada a cantora Joana Rios.
O segundo CD, “Filme”, editado em 2006, e o terceiro “10 Anos”, editado em 2009, são a mostra da evolução musical desta formação que tem recebido elogios da crítica especializada, tendo tido discos em destaque em alguns programas de rádio e revistas dedicadas ao jazz.
A Big Band da Nazaré integra actualmente Joaquim Pequicho, Nuno Mendes, Ricardo Cipriano, João Capinha, Wilson Ferreira e Pedro Morais, nos saxofones; Vítor Guerreiro, Margarida Louro, Luís Guerreiro e André Venâncio, nos trompetes; Rui Correia, Élio Fróis, André Ramalhais e Fábio Matias, nos trombones; Gonçalo Justino na guitarra; Ricardo Caldeira no piano; Tiago Lopes no baixo, Bruno Monteiro na bateria e Júlia Valentim na voz.
Para esta actuação no CCC, a banda terá como convidados Alberto Valongo (guitarra), Joana Rios (voz), André Murraças (saxofone-tenor), Tó-Zé Morais (trompete) e Gonçalo Leonardo (contrabaixo).
Do repertório que vai ser gravado ao vivo constam temas como The Simpsons, de  Danny Elfman, That’s Life de Dean Kay & Kelly Gordon, The 13th Of the Magical 7 de João Capinha, Teach Me Tonight  ou  You’ve Got a Friend in Me, de Randy Newman. Os temas contam com arranjos de vários autores.
Os bilhetes custam 7,50 euros e cinco euros para menores de 24 e para maiores de 65 anos.

Contador de histórias no domingo

No dia 11 de Novembro, pelas 16h00, vai realizar-se o espectáculo O Homem da Lua, que conjuga técnicas de teatro e de contador de histórias e será interpretado por Manuel Cintra e Marta Inocentes.
Trata-se de um espectáculo destinado a crianças entre os quatro e os 12 anos, e que conjuga o teatro com a velha arte de contador de histórias. A autoria, encenação e cenografia são de Manuel Cintra. A interpretação está a cargo da actriz Marta Inocentes e de Manuel Cintra.
O espectáculo está no início de uma digressão pelo país e nasceu  numa altura em que Manuel Cintra se revoltou contra a televisão. “Andava a lamentar o facto de o ritual de contar histórias às crianças, ao adormecer, por exemplo, se estar a perder. Estarem os adultos a ser substituídos por uma máquina. E o contacto humano com a criança por uns minutos de emissão fast-food, a horas programadas, para que já ninguém se cansasse e as crianças recebessem na mesma a sua pequena dose de narração. Alarguei então o conceito aos adultos”. Isto é, decidiu então servir histórias à sobremesa, num restaurante.
Os bilhetes custam 7,50 euros. Para menores de 24 anos e para maiores de 65 anos custam apenas cinco euros.
N.N .

Exposição sobre Timor na Biblioteca Municipal
Será inaugurada amanhã, 10 de Novembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal, a exposição “Timor, 500 anos de arte – 1512-2012”. A mostra visa celebrar os 500 anos da chegada dos portugueses a Timor e abordará temas sobre a arte, a  história, a cultura e o desporto daquele país, tão ligado a Portugal.
A exposição é constituída por obras da colecção de Viriato da Silveira, um artista plástico timorense que vive nas Caldas da Rainha há vários anos. Foi docente de Artes Plásticas, editou várias obras e tem obras publicadas em várias localidades do país. A mostra vai ficar patente até 4 de Janeiro de 2013.
N.N.

Ex-alunos da ESAD expõem nos Silos
A Sala Farinha dos Silos – Contentor Criativo, nas Caldas da Rainha,  acolhe a exposição colectiva de artes plásticas designada “Homeland” que é constituída por projectos de antigos alunos da ESAD. Esta exposição fará parte da ciclo “Caldas Uncut” que é promovido pelo Núcleo Silos/Atelier Arte e Expressão,  terá uma periodicidade mensal. “Homeland”  é comissariada pelo ÖZZY Project.

Narana Coissoró apresenta amanhã livro de Agostinho Fernandes
“Alucinações” é como se designa o novo livro do médico cardiologista Agostinho Fernandes, que vai ser apresentado amanhã, 10 de Novembro, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal.
A nova obra que este autor, médico agora reformado, será apresentada pelo seu amigo Narana Coissoró.
“Alucinações”, tem na capa uma pintura da autoria de Gonzaga Fernandes e “é dedicado às Caldas da Rainha, às suas terras e suas gentes”, escreve o seu autor.
Este é o terceiro livro de Agostinho Fernandes que disse à Gazeta das Caldas  que se trata de um romance-ficção. O médico teve a ideia para o escrever num fim de tarde, na Foz do Arelho, em 2010, após “um  por do sol especial, em que o reflexo ao longo do oceano, foi uma coisa rápida que desapareceu de imediato e que parecia um ovni…”.
Depois de extraterrestres na Foz, há ainda, um sénior, retornado de Angola, que viaja em contra-mão numa auto-estrada causando uma série de acidentes pois “ia no seu automóvel a conversar com Deus”, disse o autor. A terceira alucinação envolve um pintor sul-americano que vive nesta região e, numa quarta, há um jovem estudante que vai ter “um comovente diálogo com a mãe que já falecera”, acrescentou. Tudo isto terá uma explicação, assegurou Agostinho Fernandes, mas só no final de “Alucinações” é que os leitores poderão compreender tais situações, algumas bem insólitas.
N.N.
Festa  de aniversário do Rancho Folclórico de Trabalhias “Alegria da Nossa Terra”

Trabalhias, Freguesia de Salir de Matos, vai estar em Festa, nos dias 9, 10 e 11 de Novembro de 2012, para comemorar o XXXI Aniversário do Rancho Folclórico de Trabalhias “Alegria da Nossa Terra”, com o seguinte programa:
Dia 9 Novembro – Sexta-feira
18h00 – Início da venda dos chouriços
19h00 – Abertura da quermesse
22h00 – Baile com o conjunto Chaparral Band
Dia 10 Novembro – Sábado
14h00 – Venda dos chouriços
19h00 – Abertura do restaurante
22h00 – Baile com conjunto Os Lord’s
Dia 11 Novembro – Domingo
14h30 – Missa na Capela de Trabalhias
16h00 – Tarde de Folclore com: Rancho Folclórico “Alegria da Nossa Terra”- Trabalhias
Rancho Etnográfico “Danças do Arnóia” – A-dos-Francos
Rancho Folclórico “Amigos da Associação” – Barrantes
19h00 – Abertura do Restaurante
20h00 – Baile com o Grupo Musical Kontacto
Venda de chouriços caseiros.
O serviço de restaurante é com pratos já conhecidos: Queixadas com arroz saloio; Espetadas com arroz saloio; Frango grelhado; Filhós e o café da avó.

Alcobaça

Romance de estreia de António M. Catarino apresentado na Benedita
O beneditense António M. Catarino apresenta este fim-de-semana, na sua terra natal, o seu primeiro romance. “Claridade” conta com a chancela Edições Vieira da Silva e é dado a conhecer amanhã, 10 de Novembro, no centro Cultural Gonçalves Sapinho, às 16h00.
“Claridade” conta a história de um solitário inveterado que por razões de saúde se muda de Lisboa, onde vivia há vários anos, e regressa à Benedita, a terra onde cresceu. É na vila que conhece uma misteriosa rapariga, pela qual acaba por se apaixonar. E é assim que começa uma história onde o perigo e o fantástico estão ao virar da esquina e que passa por locais como Alcobaça, Leiria, Sabugal e Lisboa.
Na apresentação do livro, que estará a cargo do editor António Vieira da Silva, serão lidos excertos do romance por Vasco Neves. A apresentação conta ainda com a participação musical de Miss Cat e o Rapaz Cão.
O evento tem lugar no pequeno auditório do Centro Cultural e a entrada é livre.
J.F.

Bombarral

Maestro Vitorino de Almeida no Bombarral

O Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, vai receber amanhã à noite, 10 de Novembro, um concerto do maestro António Vitorino d’Almeida.
O pianista e compositor é conhecido, não só pela sua música, mas também pela forma como comunica durante os seus espectáculos. Desde sempre o maestro habitou-se a falar com o público durante as suas apresentações.
António Vitorino d’Almeida toca habitualmente os seus próprios temas, mas também os de outros compositores
Até ao final do ano, pelo palco do Teatro Eduardo Brazão vão ainda passar os Cottas Clube Jazz Band (24 de Novembro) e a West Europe Orchestra (22 e 23 de Novembro).
Na sala de espectáculos bombarralense, que está a ser gerida pela União Cultural e Recreativa do Bombarral, teve lugar a 27 de Outubro um concerto com o coral Publia Hortênsia e o quarteto de guitarras Zyryab.
Intitulado “PH + Z = Q?”, o concerto contou na primeira parte com a actuação do grupo coral, cujo repertório se centrou em temas dos compositores John Ireland, Charles Villiers Stanford, George Gershwin, Irving Berlin e Charlie Chaplin.
Dirigido pelo maestro Paulo Brandão, o coral Publia Hortênsia foi fundado em 1973, com origem no Coro da Basílica da Estrela, sendo actualmente constituído por cerca de três dezenas de cantores.
Seguidamente subiu ao palco o quarteto de guitarras Zyryab, composto por Luís Roldão, Daniel Sousa, Luís Miguel Aveiro e Ricardo Nogueira, cujo trabalho, desde a sua fundação em 1999, se tem pautado pela procura e exploração de vários tipos de repertório, do mais erudito até ao de raízes mais populares, passando por uma grande conjunto de transcrições próprias.
No final do espectáculo as duas formações musicais juntaram-se na interpretação do Romancero Gitano, de Mario Castelnuovo-Tedesco, com textos de Federico Garcia Lorca.
P.A.

Beja

Pintura de António Duro para apreciar em Beja
“Alentejo – Horizontes” é como se designa a exposição de pintura de António Duro que abre hoje, 9 de Novembro, pelas 11h00, na Galeria AoLado, no Instituto Politécnico de Beja.
Este autor e designer divide-se entre Lisboa e Caldas da Rainha, onde possui a área da produção de peças para a sua marca Portugal Gifts. É em Salir de Matos que produz as peças de cerâmica que vende na sua loja e que revende para outros estabelecimentos do país.
António Duro foi um dos primeiros designers, formado no IADE a obter formação complementar em cerâmica no final dos anos 80.
N.N.

Leiria

“Esquecer Saramago” mostra obras de alunos da ESAD em Leiria
A Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) acolhe até 14 de Novembro a exposição itinerante de arte contemporânea “Esquecer Saramago”, uma parceria inédita entre a ESAD, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Fundação José Saramago.
As obras da mostra são da autoria de estudantes e ex-estudantes da ESAD e foram expressamente concebidas para este projecto, que conta ainda com peças do artista plástico Pedro Penilo.
Na mostra e no livro são invocados 11 textos de José Saramago, por vários autores.
A exposição é ainda complementada por imagens dos Extras do filme “José e Pilar”, cedidas pelo realizador, Miguel Gonçalves Mendes. No âmbito desta iniciativa vai ser lançado um livro com o mesmo nome, cuja apresentação decorrerá a 12 de Dezembro, também na Biblioteca José Saramago, com a presença de Pilar del Río.
N.N.

Loures

SOPRO actua no concerto de São Martinho em Loures
A orquestra percussionista rock das Escolas d’Óbidos, SOPRO, actua amanhã, 10 de Novembro, pelas 16h00, no Pavilhão Gimno-Desportivo José Gouveia em São João da Talha (Loures). A iniciativa partiu do Agrupamento de Escuteiros de S. João da Talha, que convidou os  jovens músicos de Óbidos a participar na sua festa de celebração de São Martinho.
As crianças e as suas famílias vão fazer parte de um dos momentos festivos que integram as comemorações dos 25 anos deste Agrupamento.
Os SOPRO nasceram no ano lectivo de 2011/2012, como projecto educativo do animador Pedro Basílio para uma das turmas de 4º ano, com quem ia trabalhar nesse ano no Complexo dos Arcos. O projecto pretende familiarizar as crianças com músicas rock intemporais, como é o caso de “Another Brick in the Wall” dos Pink Floyd.
“Numa tentativa de respeitar os originais, há espaço para as crianças que integram esta orquestra, darem os seus contributos pessoais através de arranjos musicais de percussão mais livres”, explica Pedro Basílio, acrescentando que ao ritmo de fundo de cada um dos temas as letras originais são substituídas por outras de músicas tradicionais infantis portuguesas.
O grupo ensaia às quartas-feiras à tarde no complexo escolar dos Arcos.
F.F.

Óbidos

Concerto de Outono da Banda Filarmónica de A-da-Gorda
A banda da União Filarmónica de A-da-Gorda dá um concerto amanhã à noite, a partir das 21h30, no auditório da Casa da Musica, em Óbidos.
Intitulado Concerto de Outono, o espectáculo conta com vários convidados, nomeadamente Abel Gomes (violoncelo), António Carvalho e Pedro Barbosa (contrabaixo de cordas).
As entradas são livres.
F.F.

CriarEco propõe “Sentir o Mundo” no domingo
No próximo domingo, 11 de Novembro, entre as 10h00 e as 18h00, a CriarEco e a Quinta Tóca dos Láparos promovem o evento “Sentir o Mundo” propondo actividades gratuitas para as famílias. Vão realizar-se passeios, workshops, feira de produtos biológicos e artesanais.
Haverá também actividades de ateliers criativos e de meditação Pais & Filhos.
A quinta fica na Rua Cabeço Casal do Queijo, no Moinho Saloio (Óbidos). Para mais informações contactar www.facebook.com/tocadoslaparos ou www.facebook.com/criarecocriancas
N.N.

“O Auto da Compadecida” nas Gaeiras
O grupo de teatro das Gaeiras, designado Os Gaiatos da Vila, estreia no dia 17 de Novembro, pelas 21h30, no complexo escolar do Alvito, a peça “O Auto da Compadecida”.
Esta peça de teatro foi escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna e é interpretada por André Pereira, Andreia Henriques, Bruno Fernandes, Carlos Sousa, Catarina Strecht, Isabel Sousa, José de Almeida, Laura Sousa, Pedro Rodrigues, Tânia Martins, Vânia Dinis e Vera Ramos. A encenação é de Pedro Bernardino, com a assistência de Catarina Strecht.
F.F.

Templo egípcio permanece em Óbidos até amanhã
A réplica do templo egípcio de Abu Simbel vai estar em Óbidos até ao próximo dia 10 de Novembro. Um prolongamento do prazo que vai permitir que mais pessoas possam visitar o “templo” que se encontra na cerca do castelo desde inícios de Setembro.
Construído em tamanho quase real, este complexo inclui um museu com 12 metros de largura por 21 metros de comprimento e é considerado uma das mais grandiosas obras do faraó Ramsés II
Esta réplica é composta por quatro zonas, sendo a primeira a fachada, duas salas chamadas de “pilares” e terminando no santuário. Os bilhetes para visitar esta exposição custam cinco euros para casal ou bilhete familiar (casal+filhos), três euros para bilhete individual e 1,50 euros para bilhetes de grupo.
O templo real fica situado no sul do Egipto, no banco ocidental do rio Nilo, perto da fronteira com o Sudão, a cerca de 300 quilómetros da cidade de Assuão. Contudo, este não foi o local onde foi construído, pois devido à construção da barragem de Assuão, e do consequente aumento do caudal do rio Nilo, teve que ser transladado para não ficar submerso.
F.F.

Lisboa

Cartoons de António para apreciar até ao final do ano
“A Viagem”, a exposição de cartoons de António, patente no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, foi prolongada até 29 de Dezembro. A mostra dedica-se às caricaturas deste autor que decoram a estação de metropolitano do aeroporto, na capital.  No Museu Bordalo Pinheiro estão presentes alguns dos estudos em desenho que o autor desenvolveu para chegar às representações definitivas que, uma vez passadas à pedra, deram lugar aos painéis. São também apresentadas fotografias que documentam os vários momentos técnicos da execução dos painéis e as fontes de inspiração para o desenho do artista que compreendem um conjunto diverso de suportes gráficos. As entradas na exposição são livres. O Museu Bordalo Pinheiro fica no Campo Grande, em Lisboa.
N.N.

Vilamoura

Fotógrafo caldense participa em mostra colectiva em Vilamoura
O caldense João Martins Pereira está a participar na exposição colectiva “Larger than Life” que está a decorrer desde 2 de Novembro na galeria Labirinto Contemporary, que fica no Hotel Parque das Laranjeiras, em Vilamoura (Quarteira).
O fotógrafo está a participar com quatro imagens. João Martins Pereira é economista, mas faz fotografia nas muitas viagens que realiza pelo mundo.
Esta mostra integra fotografias, ilustrações e colagens. Estão presentes trabalhos de Ana Luísa Silva, Bruno Pereira, Carlos Correia, Carlos Farinha, David Rosado, Gabriel Colaço, Israel Guarda, Paulo Romão Brás, Possidónio Cachapa, Rita Redshoes e de Roy Andres Hofer. A curadoria da exposição, que poderá ser apreciada até ao dia 30 de Novembro, é da Drop d contemporary.
N.N.

Torres Vedras

Celina da Piedade apresenta novo álbum no Teatro-Cine
A acordeonista Celina da Piedade actua amanhã, 10 de Novembro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras no âmbito do 9.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo
A intérprete tem actuado ao lado de Rodrigo Leão, Mayra Andrade e Ludovico Einaudi, e tem levado o seu acordeão até aos mais diferentes contextos. Agora prepara-se para se estrear a solo, com o disco “Em Casa”, que será apresentado nesta iniciativa em Torres Vedras
Celina da Piedade (acordeão e voz) será acompanhada por Tânia Lopes (bateria tradicional), Alex Gaspar (percussões, metalofone, serrote), Múcio Sá (guitarra portuguesa e bandolim) e Miguel Fernandes (violoncello).
O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras é uma organização da autarquia local e conta com o patrocínio do Arena Shopping e da Água do Vimeiro. Para mais informações consultar a página www.acordeoesdomundo.com
N.N.

- publicidade -