CALDAS DA RAINHA
Jazz no Sana Hotel
Vai realizar-se no próximo domingo, 17 Março, entre as 16h00 e as 19h00, no bar Hotel Sana, nas Caldas, a segunda edição de um jazz-café, iniciativa que tem uma periodicidade mensal.
A iniciativa contará com a actuação ao vivo do Tahina Rahary quartet que integra Tahina Rahary (guitarra), Yuri Daniel (baixo), Luís Agostinho (teclado), Louie Russo (bateria).
As entradas são livres e as próximas sessões de jazz terão lugar no Sana, a 28 de Abril, a 19 de Maio, a 16 de Junho e a 21 de Julho. Apoiam esta iniciativa as empresas Carreira Extra, Smart Homes e Jeff’s Hair Care.
Drácula dança amanhã no CCC
Amanhã, 16 de Março, pelas 21h30, a companhia portuguesa Vórtice Dance Company traz às Caldas “Drácula”, espectáculo de dança inspirado na obra literária de Bram Stoker. Os coreógrafos Cláudia Martins e Rafael inspiraram-se em várias personagens, mas há no espectáculo a desmultiplicação da personagem Drácula, que vai assumindo diferentes formas ao longo da apresentação.
Os bilhetes custam 10 euros. Estudantes e seniores 7,50 e alunos de dança (menores de 18) pagam cinco euros.
No domingo, 17 de Março, pelas 17h30, vai realizar-se o primeiro Caldas Drink Jazz com a actuação do grupo Small Trio, um trio portuense que virá apresentar o seu disco de estreia Road Trip.
Do grupo fazem parte João Salcedo (piano), Carl Minnemann (contrabaixo) e Leandro Leonet (bateria). Serão servidas bebidas feitas por professores e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Os bilhetes custam 7,50 euros e cinco para estudantes e seniores.
16 de Março serve de mote a exposição na Biblioteca
Está patente na Biblioteca Municipal uma exposição bibliográfica na qual são apresentados livros e publicações periódicas sobre o 16 de Março de 1974, a tentativa de golpe de Estado protagonizada pelo Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha.
A documentação em exposição consta de doações particulares – coronel Manuel Ferreira da Silva e do jornalista caldense Augusto José Correia de Carvalho (já falecido) que pertenceu à Gazeta das Caldas, à Biblioteca Municipal das Caldas.
Durante o mês de Março está também patente uma exposição sobre o escritor Alves Redol (que viveu entre 1911 e 1969), considerado como um dos expoentes máximos do neo-realismo português. A mostra foi cedida pelo Museu do Neo-realismo.
Atelier Arte e Expressão promove “Hotel para Três”
Está patente no antigo Hotel Madrid, no Largo João de Deus, nas Caldas da Rainha, a exposição de artes plásticas “Hotel para três” que junta obras de André Brígida, Liliana Ferreira e Sérgio Azevedo.
As três salas do espaço expositivo mostram três abordagens distintas em torno do pensamento escultórico.
Esta iniciativa é do Atelier Arte e Expressão, em parceria com a associação A062. O Hotel Madrid “é um espaço de experimentação e ensaio onde os artistas têm a oportunidade de pôr em prática ideias relacionadas com o site-specific”, explica nota sobre a exposição. É também uma forma de mostrar novos trabalhos pela primeira vez a um público inserido no meio artístico das Caldas da Rainha e da ESAD.
“Hotel para três”, que fica no ex-Hotel Madrid poderá ser apreciada até 24 de Março.
António Marques lança dois livros
No dia 22 de Março, pelas 21h00, o director da Expoeste, António Marques vai apresentar dois livros no Hotel Sana, nas Caldas da Rainha.
“Conhecer – Terras de Portugal” e “Um Livro Um Autor” reúnem crónicas deste caldense, que foram publicadas no Jornal do STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional). A apresentação vai estar a cargo de Hermínio Martinho. O livro custa 10 euros e o lucro obtido reverte a favor dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.
Pernoitar com livros no Casal da Eira Branca
António Mega Ferreira, Inês Fonseca Santos, Luís Afonso e Sérgio Godinho são os autores que vão participar mensalmente na iniciativa “Pernoitar com livros – Conversas sobre livros de cabeceira” que vai ter lugar no turismo rural Casal da Eira Branca, que fica nos Infantes, Salir de Matos. A primeira sessão terá lugar a 22 de Março, pelas 21h00 e terá como convidado António Mega Ferreira.
As entradas para esta iniciativa que une o Casal da Eira Branca à editora Abysmo, são livres.
Dia Mundial da Poesia assinalado na Biblioteca
No próximo dia 23 de Março, às 14h30, a Biblioteca Municipal das Caldas acolhe a 10ª edição da Comemoração do Dia Mundial da Poesia organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha. Este ano a Comunidade vai homenagear o poeta Jorge Castro e a historiadora e editora Fernanda Frazão. Os dois autores têm vários livros editados e são presença habitual nas sessões deste grupo local.
“462 Gramas” apresentado no Café Central
Hoje, dia 15 de Março, pelas 21h15, no café Central, que fica na Praça da República, decorrerá a apresentação do livro ”462 Gramas – cartas e pensamentos de uma mulher com cancro” da autoria de Liesbeth Vermoesen e editado pelo Projecto Olha-te.
Concerto da A062 amanhã no Centro da Juventude
Decorre amanhã, sábado, 16 de Março, pelas 22h30, no Centro de Juventude, um concerto com a banda caldense Loopooloo, que vai brindar o público com temas dos Tom’s Goblin, designação anterior que os músicos possuíam.
O evento contará com a performance de Tallulah, uma personagem criada pela actriz Tânia Leonardo e que vai homenagear as suas “mil e uma bandas”.
Do grupo fazem parte André Sentieiro (bateria), Carlos Ceia (guitarra), Gonçalo Catarino (baixo, sintetizador), Nádia Schilling (voz), Nuno David (sintetizador), Rui Filipe (Guitarra e sintetizador).
As entradas custam três euros e dois euros para estudantes. Depois do concerto realiza-se a Loopoolo & Friends dj set no Parqe Club.
Amílcar Coelho na Bordalo Pinheiro
Amílcar Coelho vai estar nas Caldas da Rainha a 21 de Março, pelas 21h00 para uma conferência-aula que será seguida de debate, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
O convidado é doutorado em Filosofia, já foi docente no Departamento de Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é o presidente da UGT (distrito de Leiria).
A sua presença nas Caldas insere-se no ciclo promovido pelo Centro de Formação de professores Centro-Oeste, que se encontra a decorrer até Maio. Para mais informações e inscrições contactar através do site www.cfaecentro-oeste.pt
“Quem é o próximo?” nos Pimpões
O novo grupo de teatro dos Pimpões, Teatro de Boca, vai apresentar a sua peça de estreia “Quem é o próximo?”, no próximo dia 21 de Março (quinta-feira), pelas 21h30, na colectividade. A peça volta a subir ao palco a dia 23 de Março à mesma hora.
Workshop de plantas medicinais e aromáticas
“Mezinhas” para melhorar o dia a dia com a ajuda das plantas é como se designa o workshop de plantas medicinais e aromáticas que vai ter lugar amanhã, 16 de Março, entre as 15h00 e as 18h00, no Espaço Olha-te (Rua de Camões, em frente ao Parque D. Carlos I).
As inscrições custam 25 euros por pessoa. Para mais informações e inscrições contactar através do www.facebook.com/criarEco ou dos tel. 968900198 ou 917857288.
Quem paga o Estado Social em Portugal?
Raquel Varela, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, é a próxima convidada do ciclo de debates “21 às 21”, que se vai realizar no próximo dia 21 de Março (quinta-feira), na sede da Junta de Freguesia de N. Sra. do Pópulo, pelas 21h00.
A convidada virá às Caldas apresentar o seu livro “Quem paga o Estado Social em Portugal?”.
Esta iniciativa é promovida pela Associação MVC-Movimento Viver o Concelho, responsável por este ciclo de debates mensal.
Workshop de Coaching no Casal da Eira Branca
Vai realizar-se amanhã, 16 de Março, pelas 15h00, no Casal da Eira Branca (Infantes – Salir de Matos) um workshop de Coaching promovido pela Acreditar – Coaching e Empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas através do site www.acreditar.biz ou dos tel. 966425634 (Silvia Abreu) e 966387535 (Sónia Rosa).
Os 120 anos da primeira pedra dos Pavilhões do Parque
No próximo dia 19 de Março, pelas 18h00, no Museu do Hospital e das Caldas, sera inaugurada a exposição comemorativa dos 120 anos do lançamento da Primeira Pedra dos Pavilhões do Parque. A exposição, designada “De Hospital a Ícone Local” vai estar patente até dia 30 de Junho, podendo ser visitada livremente no horário de abertura do Museu.
ÓBIDOS
Feira de Velharias de A-da-Gorda
Realiza-se no dia 17 de Março na A-da-Gorda (Óbidos) a I Feira de Velharias. Esta iniciativa vai decorrer no Largo de Santo António, junto da sede da União Filarmónica de A-da-Gorda. Durante este dia vai ser possível trocar, vender ou comprar artigos nas áreas das velharias, das antiguidades, do coleccionismo, do artesanato, dos livros antigos, entre outros.
Noite dedicada à informática
Hoje, 15 de Março, pelas 20h00, decorrerá no auditório da Casa da Música a actividade “Criatividade, Educação e Tecnologia”, promovida pela Educação e Formação de Adultos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.
Esta noite dedicada à informática, preparada pelos formandos da turma de nível secundário do Curso Técnico de Informática e Sistemas, incluirá a apresentação do projecto final dos formandos que frequentaram o curso e a participação do professor João Miguel Cortez, com uma exposição sobre “Educação e Tecnologia – O Lado B”, seguida de debate.
ALCOBAÇA
Reunion Big Jazz Band no Cine-Teatro
A Reunion Big Jazz Band sobe amanhã, 16 de Março, ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro para apresentar o disco “Ouija”, lançado no passado mês de Outubro. A partir das 21h30, o desafio é para ficar a conhecer esta edição de autor composta por oito faixas, das quais cinco são temas originais e três são versões com arranjos de orquestra.
A Reunion Big Jazz Band junta mais de 20 músicos, sob direcção musical de Johannes Krieger. A orquestra de jazz foi criada em 2003 pela mão de Fernando Soares (saxofone tenor), Manuel Lourenço (saxofone tenor e flauta) e Francisco Costa Reis (guitarra elétrica), três amigos admiradores do jazz.
Os bilhetes para o concerto de Alcobaça custam cinco euros e na compra de uma entrada, o Cine-Teatro oferece outra.
Criatividade ocupa crianças nas férias
A loja Mimos & Mimices, em Alcobaça, preparou uma Semana Criativa para preencher os tempos livres das crianças neste período de interrupção escolar. Costura, bricolage e culinária são as propostas para o período de 18 a 21 de Março, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
Informações e inscrições pelo contacto 968019177.
Livros, filmes e poesia na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe amanhã, 16 de Março, o lançamento do livro “Romance Vertical de Couves Pato” por Luís Pedro Ferreira. Com a chancela da Chiado Editora, o livro é apresentado às 16h00, no auditório, num evento com entrada livre.
Já a 21 de Março é assinalado o Dia Mundial da Árvore, numa actividade para 1º e 2º ciclos do ensino básico e toda a comunidade, que carece de inscrição prévia. Às 10h00 e às 13h45 é exibido o filme “Lorax”, cuja introdução e debate fica a cargo da bióloga Sofia Quaresma.
No mesmo dia comemora-se ainda o Dia Mundial da Poesia com o lançamento do livro “Vai e vem” por Brigite Salvado, marcado para as 18h30. No dia 23 a biblioteca acolhe o “Sarau da Primavera”, do Clube da Leitura. Entre as 21h30 e as 23h00, apreciadores, leitores e escritores de poesia, prosa, verso e crónicas são desafiados a juntar-se a este sarau, com início marcado para as 21h30. A entrada é livre.
Vinhos de Alcobaça debatidos em conferência
O ciclo de conferências dedicado às “Imagens de Marca de Alcobaça: das tradições monásticas ao presente” tem amanhã, dia 16 de Março, mais um encontro. Desta feita serão os vinhos a darem o mote à conferência que terá como oradores José António Gomes Pereira, da Quinta dos Capuchos, Alberto Fialho, dos Vinhos Trás da Mata, António Caetano, da Adega Cooperativa de Alcobaça, além do historiador António Maduro e do enólogo Rodrigo Martins.
Iniciado em Setembro, o ciclo de conferências é promovido pela ADEPA – Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça e autarquia local. A conferência deste sábado, que tem entrada livre, está marcada para as 21h00 no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. À conversa segue-se uma degustação de vinhos.
Masterclasses de música nas férias da Páscoa
A Academia de Música de Alcobaça (AMA) promove, na próxima semana, a 3ª Masterclasse de Guitarra e o 1º Estágio de Orquestra de Guitarras. Uma actividade que se insere no programa “Páscoa com Música 2013” e que se vai realizar nas instalações da AMA, a 18 e 19 de Março, e no Externato Cooperativo da Benedita, no dia 20.
Dinamizar a classe de guitarras da AMA, em aulas individuais ou em grupo e concertos, é o que se pretende com a Masterclasse, que se realiza entre as 10h00 e as 17h30 em cada um dos dias. Esta é uma iniciativa orientada pelos professores Rúben Maurício, Nuno Farinha, João Silva, Marcelo Fortuna, Sérgio Fernandes e Sérgio Fernandes.
Já o estágio de Orquestra de Guitarras, que está integrado no programa da Masterclasse, vai dar a conhecer a dinâmica de uma guitarra em orquestra. A orientação estará a cargo de Ricardo Martins, Paulo Costa e Joaquim Nascimento.
Há duas modalidades de inscrição: como participante ou como ouvinte. O custo é de 15 euros para três dias, ou dez euros para um dia. As inscrições estão abertas até ao final do dia de hoje, 15 de Março, através de e-mail para geral@academiamalcobaca.pt. No site da AMA está disponível a ficha de inscrição.
Outra proposta passa pela Masterclasse de Madeiras que se realiza a 20 e 21 de Março na Escola Secundária D. inês de Castro, em Alcobaça. Destinada a alunos de Flauta Transversal, Flauta de Bisel, Oboé, Clarinete, Saxofone e Fagote, esta Masterclasse é gratuita para os alunos da AMA e custa 15 euros (dois dias) ou 10 euros (um dia) para os participantes externos.
Já nos dias 21 e 22 são os instrumentos de Percussão que estarão em destaque. Nas instalações da AMA decorre o 1º Encontro de Percussão, ao qual se juntam o Orfeão de Leiria e o Conservatório Regional de Palmela.
No primeiro dia do encontro os alunos de percussão do Conservatório de Palmela, às 17h00. No dia seguinte é a vez dos alunos do Orfeão de Leiria, à mesma hora.
um concerto pelos alunos de percussão do Conservatório Regional de Palmela às 17h00, e no último dia, um concerto de encerramento pelos alunos e professores do Orfeão de Leiria e da AMA à mesma hora.
NAZARÉ
Ana Benavente na Biblioteca Municipal
A ex-secretária de Estado da Educação, Ana Benavente, é uma das oradoras do seminário “Escola, Educação e Trabalho” que se realiza na próxima quarta-feira, dia 20, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. À antiga governante juntam-se Miguel Gonçalves, da Sparkagency, e Joaquim Alcoforado, da Universidade de Coimbra, num encontro que tem início marcado para as 18h00.
Esta é a terceira sessão do ciclo de seminários “Educação, Trabalho e Empreendedorismo”, promovido pela UGT em parceria com o Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré e outras entidades locais. De entrada livre, este é um seminário aberto a todos os interessados.
Moda Primavera/Verão em desfile em Famalicão
O Centro Recreativo Estrela do Norte, em Famalicão da Nazaré, acolhe amanhã, 16 de Março, uma passagem de modelos com propostas para as estações de Primavera e Verão de várias lojas, bem como dos designers Catarina Lopes e André Nobre. Famalicão Fashion é um evento que conta ainda com animação som Guilherme Azevedo, Miguel Ângelo e Inês André.
Marcada para as 21h30, esta é uma iniciativa organizada pelo Grupo de Jovens da Paróquia de Famalicão. As entradas custam 2,50 euros.
Prova de vinhos, enchidos e queijos na Nazaré
A Fumeiros Terra do Demo promove este fim-de-semana na sua loja na Nazaré uma prova de queijos, enchidos, doces e outras iguarias. O desafio é para passar pela rua de Rio Maior entre as 15h30 e as 17h00 dos dias 16 e 17 de Março e ficar a conhecer os produtos da Fumeiros Terras do Demo e os vinhos do Varosa.
LEIRIA
Primeiro Leiria Film Fest estreia amanhã
São 20 curtas-metragens de ficção, 11 curtas-documentais e 11 videoclips os seleccionados para o Leiria Film Fest’13, que vai decorrer amanhã, 16 de Março, pelas 14h00, no Museu de Imagem e Movimento – M|i|MO, em Leiria.
As sessões terão início pelas 14h00 com os videoclips, seguindo-se as curtas-documentais e as curtas-metragens de ficção.
Com a organização da recentemente criada Comunidade de Cinema de Leiria e com o apoio da autarquia local, o 1.º Leiria Film Fest – Festival de Cinema abriu candidaturas online no site do festival, entre Novembro de 2012 e Janeiro de 2013. À chamada acorreram 121 filmes de Portugal, Brasil, Índia, Alemanha, Venezuela, Argentina e Espanha.































