COLECTIVA NA CASA BERNARDO
“Laura, antes de mais existem coisas muito fáceis de fazer” é como se designa a mostra colectiva que será inaugurada amanhã, 2 de Outubro, pelas 21 horas na Casa Bernardo.
Podem ser apreciados trabalhos de Rita Abreu, Rodrigo Peixoto, Margarida Coelho, Soraya Vasconcelos, Cristina Ataíde, Susana Anágua e Bárbara Assis Pacheco.
A mostra está patente até 25 de Novembro e pode ser vista de quarta –feira a Domingo, entre as 15 e as 20 horas.
A Casa Bernardo fica na Rua maestro Armando Escoto nº 9.
REGISTOS E PRESÉPIOS NA CAPELA DE S. SEBASTIÂO
Inaugura amanhã, 2 de Outubro, pelas 17 horas, na Capela de S. Sebastião a exposição-venda “Marcas de Fé – Registos Religiosos, Memórias e Presépios” da autoria de Teresa Elias Salgado e Rita Elias Saez.
COLECTIVA NA GALERIA PEPPER’S
A Galeria Pepper’s acolhe uma nova exposição colectiva onde podem ser vistas pinturas de Isabel Silva, Maria João franco e de Mário Rodrigues. Estão igualmente patentes esculturas de Chico Chaves e de Rogério Abreu.
A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda e esta mostra poderá ser vista até 3 de Dezembro.
COLECTIVA DE PINTURA NO CASAL DA EIRA BRANCA
Amanhã, dia 18 de Setembro, pelas 17 horas, será inaugurada a exposição colectiva de pintura “À volta dele”. A mostra é também comemorativa do primeiro aniversário daquele espaço dedicado ao turismo rural que fica nos Infantes, Salir de Matos.
EXPOSIÇÕES NO CCC
Durante o mês de Outubro pode ser vista na café-concerto do CCC a mostra “Penumbra” de Paula Rito que integra o ciclo “Paredes de Cor”.
MARIANA, A MISERÁVEL NA VANITY LAND
“Bolinha Vermelha” é como se designa a mostra patente na Galeria da Vanity Land. A autora Mariana, a Miserável é de Leiria, formou-se em Design Gráfico na ESAD.
A mostra pode ser vista até 17 de Outubro na loja-galeria que fica no Largo Dr. José Barbosa.
GRAFFITIS NA ESCOLA DE ARTE SE REPRESENTAÇÃO
Na nova escola de Artes e Representação que abriu nas Caldas durante o Verão está patente uma exposição de Cristiano Neves que inclui várias pinturas e graffitis.
A mostra está patente até ao final do ano. A escola fica próximo do
Centro Comercial Vivaci , na Rua Amadeu de Sousa Cardoso nº3.
MARCADORES DE LIVROS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL
Durante o mês de Setembro, está patente no átrio da Biblioteca Municipal das Caldas, uma exposição de Marcadores de Livros pertencentes à colecção particular da caldense Guida Bruno.
Composta por cerca de três centenas de exemplares esta mostra dá a conhecer marcadores de diferentes temáticas como livros, editoras, doçaria, museus, autores portugueses, comerciais e infantis, assim como, os diferentes tipos de materiais, entre os quais, o plástico, o metal, a seda e o bambu.
EXPOSIÇÕES EM TORRES
Até 23 de Outubro está patente na sala Doispaços da Paços Galeria Municipal (situada no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras) a exposição Linhas Cruzadas. A mostra dá a conhecer trabalhos elaborados no serviço educativo do edifício dos Paços do Concelho e subordinados à temática das Linhas de Torres Vedras.
Está patente ao público, na Galeria da Escola Internacional de Torres Vedras, uma exposição do artista plástico Antero Anastácio.
Esta mostra poderá ser apreciada até ao dia 9 de Outubro, de segunda a sexta, das 09h30 às 18h00, no espaço Galeria daquela Escola Internacional.
Actividades da Biblioteca das Caldas – Programa de Outubro
Dia 2 (Sábado) às 15h30
Palestra sobre a colecção particular de “Marcadores de Livros” com a coleccionadora caldense Guida Bruno.
Visita à exposição de “Marcadores de Livros” patente no átrio da Biblioteca Municipal.
Dia 7 (Quinta-feira) às 11h00 e 14h00
Teatro “5 de Outubro” de 1910
Conta de forma divertida, os factos mais importantes que deram origem aos acontecimentos do dia “5 de Outubro” de 1910 e as suas consequências.
Além de informação histórica, pretende-se dar a conhecer a esquecida Barraca de Robertos, tão popular na época e que habitava pelas ruas e feiras, permitindo a continuidade do nosso património cultural.
Destinatários: Alunos do último ano do ensino pré-primário, 1º. e 2º. Ciclos do Ensino Básico.
Duração: 45 minutos
Dia 16 (Sábado) das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Curso de escrita criativa
Dinamização: Margarida Fonseca Santos
Objectivos:
O objectivo deste pequeno curso é dar a conhecer como funciona a escrita criativa e quais as suas aplicações.
Destinatários – Bibliotecários e técnicos de biblioteca, professores, educadores e animadores sócio-culturais.
Dia 22 (Sexta-feira) das 9h30 às 12h30
Atelier “A Poética da Coisa”
Workshop à volta da poesia portuguesa de pendor satírico e corrosivo, para jovens e adultos, com vista à sua intervenção performativa.
Serão trabalhados textos de Adília Lopes, Ana Goês, Alberto Pimenta, Alexandre O’Neil, Ary dos Santos, Álvaro de Campos, Mário Cesariny, Ruy Belo e Natália Correia, entre outros.
Concepção e realização: Gisela Cañamero
Destinatários: Alunos do Ensino Secundário
Duração: 3 horas
Visitas guiadas
Para todas as idades, pretende-se apresentar os espaços, a sua organização e os serviços ao dispor da comunidade local.
EXPOSIÇÕES
Átrio
“Marcadores de Livros” da coleccionadora caldense Guida Bruno.
“Letras e Cores, Ideias e Autores da República”
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.
A exposição é complementada com bibliografia e documentação, pertencente ao fundo documental da Biblioteca Municipal.
Sala Infanto-Juvenil
Autor do mês
Margarida Fonseca Santos
Sala de Leitura Geral
Tema do mês
Leituras de Outono
































