CALDAS DA RAINHA
“As Canções d’A Naifa” de regresso ao CCC
Quatro anos depois de terem actuado no CCC, o grupo A Naifa volta esta noite, 17 de Maio, às Caldas da Rainha para apresentar o seu quinto disco.
“As Canções d’A Naifa”, editado em Novembro de 2013, surge como o encerrar de um ciclo e apresenta canções de outros artistas que o grupo foi tocando ao vivo durante os seus quase 10 anos de existência.
O disco anterior, intitulado “não se deitam comigo corações obedientes”, foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio Autores para Melhor Disco de 2012.
Da Naifa fazem parte Maria Antónia Mendes (voz), Luís Veratojo (guitarra portuguesa), Sandra Baptista (baixo) e Samuel Palitos (bateria).
Os bilhetes para o espectáculo têm o preço único de 10 euros.
P.A.
Um workshop sobre Páginas com Histórias
O CC recebe a 18 de Maio, a partir das 16h00, o workshop “Páginas com histórias”, dirigido a pais e filhos.
Esta oficina tem como objectivo dar a conhecer as potencialidades do papel como material criador de estruturas e formas, assim como favorecer a imaginação e aptidões artísticas e criativas dos participantes.
As estruturas construídas servirão como suporte para desenhos, pinturas e colagens, onde se irão espelhar histórias e narrativas.
De início propõe-se a construção de livros, cadernos, fólios e livros desdobráveis, onde se reúnem narrações do imaginário, dando asas à criatividade de cada um.
Na segunda parte, cada participante poderá transformar a sua história preferida, desconstruindo-a e criando outras. Por exemplo, o Super Homem pode ser um vilão, a Cruela uma menina e o lobo mau um cachorrinho.
Os formadores são Inês Almeida e Nicholas Carvalho, e o preço de inscrição é de 15 euros.
P.A.
Espectáculo de moda amanhã no centro da cidade
Amanhã, 17 de Maio, a partir das 16h00, no passeio do Centro Comercial D. Carlos I vai realizar-se um espectáculo de moda, organizado por um grupo de lojistas do centro da cidade. No espectáculo vai participar um grupo de dança da Academia Rebeca. A iniciativa tem como objectivo promover o comércio tradicional e vai contar com a colaboração das lojas LittleBig, Exclusive, Grande Gala, Just4you, Ecco Skulk e Zelú. O evento, terá o apoio de vários cabeleireiros e maquilhadores locais.
N.N.
Fotografias sobre as obras na cidade
Está patente no Café Central e no Café Geladaria Frutóchocolate uma exposição de fotografia dos alunos da Universidade Sénior das Caldas da Rainha. Duas turmas, coordenadas por Ivo Andrade mostram diferentes perspectivas sobre as obras de regeneração urbana que estão a decorrer na cidade. As duas exposições podem ser vistas até ao dia 23 de Maio.
N.N.
Maio mês do Coração
No próximo dia 21 de Maio, pelas 21h00, na sede da União de Freguesias da N. Sra. do Populo, Coto e Serra do Bouro vai decorrer o debate “Maio mês do Coração”, subordinado ao tema “De Todo o Coração”.
Este ciclo de debates mensal contará com vários intervenientes como um psicólogo, um artista e um técnico de saúde que se vão dedicar às temáticas em volta do coração desde os aspectos relacionadas com a saúde, até à simbologia e ao amor.
N.N.
Pernoitar com livros na Eira Branca
O escritor Paulo José Miranda e o ilustrador André Carrilho são os próximos convidados do ciclo “Pernoitar com livros” que vai ter lugar a 23 de Maio, pelas 21h00, no Casal da Eira Branca, nos Infantes (Salir de Matos).
N.N.
Apresentação de livros no Espaço Abril
No próximo sábado, 17 de Maio, Graça Jacinto apresentará os seus romances “Laços fortes e decisões difíceis” e “O Apanhador de Sonhos” no Espaço Abril (Rua de Camões, em frente ao Parque D. Carlos I), pelas 17 horas.
N.N.
“Maçã dos Afectos” no Vivaci
“Maçã dos Afectos” é como se designa a exposição que vai estar patente até ao dia 25 de Maio no Centro Comercial Vivaci.
Da mostra fazem parte trabalhos de alunos de várias escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo que trabalharam o tema dos afectos no âmbito da Saúde Escolar. Este foi um trabalho desenvolvido pela Unidade de Saúde Pública Zé Povinho do ACES Oeste Norte e Arco Ribeirinho.
N.N.
Escola de Dança apresenta “Babar” nos Pimpões
A Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha vai apresentar no dia 23 de Maio, nos Pimpões, às 10h30 e às 14h00, o espectáculo “Babar – O pequeno elefante”. Trata-se de uma adaptação da história infantil “L’Histoire de Babar” do escritor e ilustrador francês Jean de Brunhoff, musicada pelo compositor Francis Poulenc.
Babar é um pequeno elefante da floresta que, ao fugir de um caçador, fica sozinho na cidade. Depois de muitas aventuras e amizades volta para a floresta onde se tornará rei.
O espectáculo de dança, música e teatro tem sessões para as escolas. Mais informações pelo tel. 262843707 ou evdcr@sapo.pt
N.N.
Workshop de fotografia
No próximo dia 24 de Maio terá lugar na sede da escola de línguas English Centre, nas Caldas da Rainha, um workshop de iniciação à fotografia orientado por António Catarino.
A acção tem como público-alvo jovens, adolescentes e adultos, em início de actividade, com ou sem experiência na qual os participantes terão oportunidade de pôr em prática os conhecimentos através de exercícios que explorem o património estético, cultural e histórico da cidade e arredores.
As inscrições podem ser feita através do tel. 262842924.
F.F.
ÓBIDOS
Concerto lírico na Casa da Música
Amanhã, 17 de Maio, pelas 21h00, terá lugar no auditório da Casa da Música, em Óbidos, um concerto lírico intitulado “Ópera e Opereta”.
O espectáculo terá como intérpretes Alexandra Bernardo (soprano), Anna Kássia Neves (soprano), Rita Marques (soprano), João Vieira Jorge (tenor) e Leandro César Silva (baixo-barítono), que irão cantar obras de Mozart, Offenbach, Strauss, Puccini, Verdi e Bernstein, entre outros.
Serão acompanhados ao piano por Bernardo Marques e Pedro Baião.
Os bilhetes custam 7,50 euros e podem ser comprados no Posto de Turismo de Óbidos.
F.F.
BOMBARRAL
Livro sobre Wagner apresentado amanhã
Amanhã, 17 de Maio, pelas 16h30, será apresentado o livro “Em defesa da vida e obra de Richard Wagner”, da autoria de Delmar Domingos Carvalho, na sede do Círculo de Cultura Musical Bombarralense (Bombarral).
O evento contará com a participação da professora do Conservatório, Natália Monteiro. Durante a apresentação será feita a leitura do credo de Wagner e decorre um momento musical, interpretado por um grupo de músicos do Circulo de Cultura Musical Bombarralense.
F.F.
ALCOBAÇA
Teatro e música na Vestiaria
No próximo dia 17 de Maio, pelas 21h30, o grupo de teatro Prata da Casa leva à cena as peças “Os caprichos de uma menina” e “O sonho de uma menina”, na Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella” (Vestiaria). Pelas 23h30 haverá karaoke.
No dia seguinte, 18 de Maio, pelas 16h00, terá lugar a actuação da Banda Velha União Sanjoanense. Já no dia 24 de Maio, pelas 21h30, decorrerá uma noite de fados.
Estas iniciativas estão integradas nas comemorações dos 108 anos desta instituição.
Mais informações pelo tel. 961383041 ou sfvestiaria@gmail.com
F.F.
Benedita em festa
No dia 16 de Maio, pelas 17h00, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, decorrerá a sessão solene de comemoração do 30º aniversário de elevação de Benedita a Vila.
N.N.
PENICHE
Exposição de Fotografia na Fortaleza
No próximo dia 18 de Maio, pelas 15h00, será inaugurada a exposição temporária “Arte Xávega na Nazaré – Fotografias de António Balau” na Fortaleza de Peniche. Esta iniciativa está integrada nas comemorações do 30º aniversário do Museu Municipal.
A arte xávega é um método tradicional de pesca que utiliza uma estrutura de rede com bolsa e grandes asas laterais que arrastam, envolvem, ou cercam o peixe. António Balau, natural da Nazaré, mostra nas suas fotografias algumas particularidades desta arte antiga.
O fotógrafo já colaborou em várias publicações, com destaque para o livro “Pescadores e pés-calçados”, de Jan Brogger, e foi fundador do Jornal Gazeta da Nazaré.
F.F.
NAZARÉ
Escolas e avaliação externa em livro
“Escolas e Avaliação Externa” é o título do livro de Luísa Veloso, que irá ser lançado no dia 17 de Maio, às 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. A apresentação do livro estará a cargo de Amílcar Coelho, do Centro de Administração e Políticas Públicas.
N.N.
TORRES VEDRAS
Fotografia na Escola Internacional
Está patente na galeria da Escola Internacional de Torres Vedras, uma exposição do fotógrafo Pedro Couto. Esta mostra poderá ser apreciada até 28 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30.
N.N.
Porque temos dores de cabeça?
No próximo dia 24 de Maio, às 16h00, terá lugar no Campus Neurológico Sénior (CNS), em Torres Vedras, uma conferência subordinada ao tema “Porque temos dores de cabeça?”, com a participação de Isabel Pavão Martins, médica neurologista e investigadora na área das cefaleias e das Neurociências.
Nesta conversa serão apresentadas as causas e as características das dores de cabeça mais comuns e poderão ser esclarecidas dúvidas à volta daquela que é uma das queixas mais frequentes em medicina. Esta iniciativa é direccionada à população em geral, portadores de doenças neurológicas, familiares de doentes e cuidadores. A participação é gratuita mas sujeita a marcação prévia por parte dos interessados.
F.F.
Festival do Morango no Ameal
Vai ter lugar na aldeia do Ameal (Torres Vedras), a 31 de Maio e 1 de Junho, a 10ª edição do Festival do Morango.
Este evento é realizado exclusivamente pelos habitantes da aldeia. Os que são produtores de morangos oferecem os frutos e a restante população oferece o seu trabalho, bem como todos os ingredientes dos produtos que depois são vendidos nas tasquinhas. Todos os lucros revertem a favor de um espaço comum na aldeia.
O festival é composto por tasquinhas (cada uma delas decorada pelo respectivo bairro que representa) e todos os produtos têm como ingrediente comum o morango.
Actualmente o Ameal possui mais de 60 hectares de morango plantado, o que faz dele a aldeia do Oeste com maior plantação desta fruta.
P.A.
LISBOA
“Fata Morgana” no Museu Bordalo Pinheiro
Será inaugurada amanhã, 17 de Maio, pelas 21h00, no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa, a exposição “Fata Morgana – Uma miragem bordaliana de Andreia Tocha”.
Partindo do universo da cerâmica bordaliana, a artista plástica usa desperdícios de produção industrial da Fábrica Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, que reutiliza para uma nova narrativa sobre a cerâmica naturalística caldense. Trata-se de um painel com uma leitura caleidoscópica, multiplicada nas caixas de “ninhos ópticos”. A exposição vai estar patente até 20 de Julho.
O Museu Bordalo Pinheiro fica no Campo Grande, em Lisboa.
N.N.
Performer caldense no Festival Alkantara
O caldense Nuno Lucas vai participar, nos próximos dias 21 e 22 de Maio, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, no âmbito do Alkantara, festival bienal que se dedica às artes performativas.
O performer e coreógrafo, formado em Economia, há muito que se dedica às artes performativas e faz espectáculos por toda a Europa e integra o elenco principal de SUITE Nº 1 – ABC – Encyclopédie de la Parole”, um espetáculo de Joris Lacoste.
N.N.































