Acontecimentos Culturais

0
659

Caldas da Rainha

“Prometeu” no domingo no CCC
No dia 9 de Fevereiro, pelas 16h30, no CCC, vai ser representada a peça “Prometeu”. Segundo a mitologia grega, depois de Zeus ter criado os seres vivos, coube a Prometeu e seu irmão Epimeteu a tarefa de atribuir a cada animal variados dons e aptidões naturais. Alguns receberam asas, outros, patas velozes, garras afiadas, carapaças de protecção, etc. Quando chegou a vez do homem, que deveria ser superior a todos os animais, Epimeteu esgotara já todos os recursos…
A peça será interpretada por Marcelo Lafontana, numa produção da Lafontana Formas Animadas. Os bilhetes custam 7,50 euros e o bilhete infantil (menores de 12 anos) 3,50 euros.
No próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 21h30, vai realizar-se o espectáculo de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, figuras humoristicas da televisão que prometem gargalhadas no CCC.
N.N.


Poesia na Biblioteca Municipal

No sábado, dia 15 de Fevereiro, às 15h00, na Biblioteca Municipal, vai ser lançado o livro Outros Poemas de Menagem do poeta Jorge Castro, numa sessão organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha.
N.N.

- publicidade -


Aguarelas no CCC

Está patente, no CCC, uma exposição de pintura a aguarela do artista Carlos Santos Marques.
Este autor dedica-se à aguarela há 25 anos, tendo realizado várias exposições individuais e colectivas, sobretudo na região de Lisboa. A sua actividade de aguarelista tem-no levado a viajar entre Portugal, Espanha e França onde tem sido premiado. É na pintura directa ao ar livre (plein air) que encontra a sua forma de expressão preferida. Os seus trabalhos poderão ser vistos até 28 de Fevereiro.
N.N.


“Fetiche” abre amanhã na Nau

Amanhã, 8 de Janeiro, às 17h00, no espaço Nau (que fica na R. Sebastião de Lima nº16), será inaugurada a exposição Fetiche. Vão estar presentes trabalhos de Ana Farias, Bruno Reis Santos, José Torres, Esgar Acel, João Belga, Rita Sequeira e Vítor Reis.
N.N.


Ateliers e visitas temáticas no Museu Malhoa

O Museu José Malhoa está a promover ateliers e visitas temáticas durante o mês de Fevereiro.
Os percursos pelo espaço museológico serão feitos com itinerários pelas obras de desenho, pintura, escultura e cerâmica dos séculos XIX e XX em Portugal.
As visitas, com a duração de uma hora, destinam-se a todas as idades a partir dos seis anos. Estão previstas também  actividades complementares como um atelier de desenho para participantes com idades entre os seis e os 12 anos.
O museu organizou outras actividades lúdicas, que incluem dobragens em papel, jogos e contos tradicionais.
Os ateliers custam um euro por criança. Para mais informações contactar o museu através do tef. 262831984 ou dos e-mails mjosemalhoa@drcc.pt ou ccolaco@drcc.pt
N.N.


Exposições no Museu do Ciclismo

Encontra-se patente no Museu do Ciclismo uma exposição de homenagem a Maria Laura Andrade, a caldense que actuou em alguns dos mais prestigiados circos do mundo. No mesmo espaço encontra-se a exposição da colecção de Mário Lino “Latas embaladas com história”. Esta mostra de latas litografadas, nacionais e estrangeiras, pretende recordar e homenagear artistas e operários das esquecidas artes litográficas.
F.F.


Workshop de compostagem no Paul de Tornada

No próximo dia 15 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 11h30, irá realizar-se no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada – Prof. João Evangelista, um workshop de compostagem.
Transformar os resíduos orgânicos em composto para o jardim é a proposta da organização para esta actividade, que tem participação gratuita.
A inscrição é obrigatória até 11 de Janeiro e poderá ser feita através dos tel. 262881790, 969860659, ou pelo e-mail paultornada.ceept@gmail.com
F.F.

Óbidos

A pintura do original virtual
Encontra-se patente até 28 de Fevereiro, no Museu Municipal de Óbidos, a exposição “A Pintura do Original Virtual”. Trata-se de uma mostra de trabalhos dos alunos (adultos) do Serviço Educativo do Museu de Óbidos, do programa municipal “Pensar Colorido”, dinamizado pela pintora Romarina Passos.
As obras apresentadas resultam de um estudo e representação da obra dos grandes mestres da pintura, como é o caso de Rafael, Frá Angélico, Andrea Del Sarto, Giambattista Pittoni e Carlo Doci.
F.F.


Hoje há almoço empresarial

A Óbidos.com realiza hoje, 7 de Fevereiro, entre as 13h00 e as 15h00, no restaurante Lidador, o seu XXI Encontro Empresarial ao Almoço. A iniciativa contará com a presença do empresário José Mineiro, que irá abordar a temática do Parque Tecnológico de Óbidos – Pólo de Desenvolvimento.
O custo do almoço é de oito euros.
F.F.

TORRES VEDRAS

Eurodeputada fala sobre eleições europeias
A eurodeputada do BE, Marisa Matias, estará no auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras, no próximo dia 14 de Fevereiro, a partir das 14h00, para falar sobre as eleições europeias, que decorrerão em Maio.
A sessão terá início com a intervenção da vereadora da cultura, Ana Umbelino, seguida de Isabel Meirelles, membro do Team Europa.
Após a intervenção da eurodeputada, haverá um debate com a participação de José Coutinho, do Centro de Informação Europe Direct Oeste, André Macedo, da OesteCIM, Flávia Calçada, da Agencia Lusa, e Joaquim Ribeiro, do jornal Badaladas.
Esta iniciativa, gratuita e aberta à população, integra-se num evento de informação dedicado às eleições europeias, o qual conta com a participação de 19 eurodeputados em vários locais do país.
F.F.

CADAVAL

Os 100 anos da 1ª Guerra Mundial em exposição
O Agrupamento de Escolas do Cadaval está a promover até finais de Fevereiro, uma evocação dos 100 anos da 1ª Guerra Mundial. A exposição “A 1ª Guerra Mundial: os países em confronto” permanecerá na biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas até ao final do mês.
Da iniciativa fizeram ainda parte duas conferências, realizadas  a 30 de Janeiro e a 6 de Fevereiro, dinamizadas em articulação com o Museu Militar e o Instituto de Defesa Nacional.
P.A.

Exposição “500 anos do Foral do Cadaval”
Até 18 de Fevereiro vai estar patente na Junta de Freguesia da Vermelha a exposição “500 Anos do Foral do Cadaval”. A mostra de painéis assinala a atribuição da autonomia ao concelho, no ano de 1513.
Fazem parte da exposição as duas páginas do Foral do Cadaval que integram a compilação “Livro dos Forais Novos da Estremadura”. O museu fez a transcrição destes textos e explica o que são forais.
Depois da passagem pelo Museu Municipal e pelos Paços do Concelho, a exposição vai fazer um périplo pelas freguesias do concelho, com o objectivo de a levar mais perto da comunidade local.
De 18 a 28 de Fevereiro a mostra irá estar na colectividade do Peral, seguindo-se a Junta de Freguesia do Vilar, de 28 Fevereiro a 14 Março,
P.A.

- publicidade -