Serviço de intervenção familiar no domicílio entra em funcionamento

0
758
Iniciativa está disponível para as famílias desde dezembro

Projeto da Casa do Povo recebeu menção honrosa na 2ª edição do Prémio BPI “La Caixa” e já está ao serviço da população

Entrou em funcionamento no passado mês de dezembro o Serviço de Intervenção Familiar no Domicílio (SIFD) da Casa do Povo do Concelho de Óbidos, um dos projetos que foi contemplado com uma menção honrosa, no valor de 29 mil euros, na 2ª edição do Prémio BPI “La Caixa” – categoria Infância.
A iniciativa resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizada pela coordenadora do projeto, Sara Conceição, técnica da Casa do Povo de Óbidos.
A instituição frisa que este projeto pretende disponibilizar “um serviço especializado e individualizado de apoio e aconselhamento ao domicílio”, utilizando estratégias para fomentar a parentalidade positiva.
O SIFD procura intervir “em termos preventivos junto” das famílias que tenham a seu cargo crianças e jovens que habitem no concelho e que apresentem “vulnerabilidades ao nível das competências parentais, sociais e pessoais”. Pretende-se, com esta intervenção, a redução de comportamentos de risco.
Sendo um trabalho em rede para o bem da comunidade de Óbidos, este projeto “visa a realização parcerias com diferentes entidades do concelho”, estando, para já, efetivados acordos com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Óbidos.
O serviço “já acompanha algumas famílias” e por ter sido financiado está disponível “sem quaisquer custos para as famílias”.

Prémio com três anos
O Serviço de Intervenção Familiar no Domicílio insere-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação “La Caixa”, entidade que desde 2018 tem vindo a impulsionar iniciativas de caráter social, científico e cultural.
No caso do grupo Infância, para além da Casa do Povo do Concelho de Óbidos, em 2020, foram vencedores mais 30 projetos de vários pontos do País. No total são 750 mil euros para apoiar 31 programas. ■

- publicidade -