Gazeta das Caldas fez, na tarde de 7 de Abril, mais uma participação no Portugal em Directo, da RTP. Mesmo em teletrabalho, a Gazeta das Caldas continua a levar as notícias da região a um plano nacional. É que esta edição foi realizada num cenário diferente do habitual porque a equipa da Gazeta das Caldas se encontra a trabalhar, essencialmente, através das suas casas. No entanto, temo-nos esforçado para que o jornal chegue aos nossos assinantes e às bancas, com a qualidade na informação a que estão habituados.
Esta é uma colaboração que se iniciou em 2018 e que faz parte da lógica de proximidade do próprio programa. Diariamente no Portugal em Directo um jornal local ou regional dá a conhecer as novidades da região e da comunidade em que se insere.
Num resumo da última semana, o destaque foi para a procura de alternativas por parte das empresas da região que se viram obrigadas a adaptar os seus negócios durante estes tempos de crise. A Gazeta tem tentado cumprir o seu papel e tem procurado informar os leitores sobre as soluções para os problemas que se lhes colocam neste novo quotidiano. Temos dado a conhecer medidas das autarquias para ajudar as famílias, a criação de linhas de apoio psicológico e alternativas para os produtores locais escoarem a produção, por exemplo. Mas também damos a conhecer aos leitores onde podem encontrar os produtos que mais necessitam e como. Na última edição explicamos aos empresários o que é o lay-off simplificado, com recurso a gráficos e com o auxílio de uma especialista na área, que divulga outras medidas que podem ser úteis ao mundo empresarial nesta fase.
Os principais destaques têm sido relacionados com este acompanhamento regional da situação global de pandemia de COVID-19. Ainda assim, muitos outros assuntos podem ser lidos nas páginas do jornal. Na actividade económica falamos de uma empresa de acessórios de moda e marroquinaria em couro e tecido de cortiça da Benedita que criou máscaras de cortiça pessoais e reutilizáveis.
E na cultura o destaque é o centenário da Banda de Alcobaça, que tem uma escola de música e uma escola de dança, que conta com 124 colaboradores e com mais de 3000 alunos e que organiza todos os anos os festivais Cistermúsica e Gravíssimo.
Nas nossas páginas há ainda uma entrevista ao artista plástico João Pombeiro, que reside nas Caldas, cidade onde também se formou.
No desporto os leitores podem saber mais sobre a Federação Portuguesa Lohan Tao Kempo, que tem sede nas Caldas e que recebeu recentemente o estatuto de utilidade pública.
Todos os anos esta federação organiza o campeonato do mundo nas Caldas, mas este ano, devido à situação actual, o evento que costuma trazer atletas de dezenas de países, teve que ser cancelado.
Ainda no campo desportivo, a Gazeta ouviu os clubes de futebol e de futsal da região e
explica o que cada um acha sobre o fim precoce das competições jovens nacionais e distritais destas modalidades.
Toda a informação da região Oeste pode ser encontrada, tanto nas páginas do nosso jornal, como no site e nas redes sociais da Gazeta das Caldas, que procuramos actualizar com a máxima constância, numa aposta cada vez mais forte no digital, para tentar manter os leitores sempre informados.

































