É com satisfação que verificamos que o Governo de Portugal tem contemplado o concelho de Óbidos com iniciativas que beneficiam o nosso concelho, que potenciam a criação de postos de trabalho e que criam melhores condições aos Obidenses, nomeadamente aos mais jovens.
Este comunicado do CDS/PP Óbidos visa dar a conhecer à população de Óbidos a verdade dos factos, bem como a nossa posição face à contra informação protagonizada pelo PS e PCP, que por falta de argumentos verdadeiros, enveredam pela mentira e demagogia fácil e gratuita.
– Plano de Reajustamento Financeiro
Comecemos pelo “empréstimo de 3,9 milhões de euros”, que tanta especulação tem gerado e tanta tinta e saliva tem feito correr:
Considerando a gravosa situação económica e financeira que todos estamos penosamente a viver em Portugal, o Governo cria a possibilidade aos Municípios de se candidatarem a um Plano de Reajustamento Financeiro.
No caso particular de Óbidos, este plano irá materializar-se com a concessão de um empréstimo no montante global de 3,9 milhões de euros, para amortizar por um prazo de 14 anos.
Considerando a situação financeira da autarquia de Óbidos, que lhe confere capacidade de endividamento para aderir a este Plano, somos de opinião que seria um absurdo completo não beneficiar desta oportunidade única, numa altura em que é quase impossível recorrer ao crédito. Entendemos que a adesão a este plano de reajustamento, certamente dará maior liquidez ao município, permitindo-lhe honrara compromissos que estão em atraso pelos cortes e redução nas receitas da CMO bem como potenciará mais investimento no concelho, circunstancias que consideramos inequivocamente benéficas para todos os Obidenses e que naturalmente apoiamos.
– Royal Óbidos
Como todos tomaram conhecimento através da imprensa local, nomeadamente a Gazeta das Caldas, o “Empreendimento Royal Óbidos recebe incentivo de seis milhões de euros e vai criar 70 postos de trabalho”.
Referimo-nos a um contrato de investimento com o Royal Óbidos, onde o empreendimento recebe um incentivo de seis milhões de euros para o campo de golfe e a construção de um hotel de cinco estrelas e spa. O valor do investimento qualificável para efeitos de incentivos no âmbito do QREN é de 31,3 milhões de euros, situando-se o investimento total no empreendimento na ordem dos 200 milhões de euros
Em contrapartida, o empreendimento assume um conjunto importante de obrigações em termos de número de postos de trabalho a criar, assim como de volume de investimento e volume de negócios. De realçar que este projeto poderá ter um efeito de arrastamento, dinamizando pequenas e médias empresas da região e, por consequência, potenciando a criação de postos de trabalho indiretos, motivo de sobra para nos congratularmos e apoiarmos.
– Obras de requalificação da Escola Josefa de Óbidos
Esta obra de relevante importância para o concelho de Óbidos (cujo dono da obra é o Município de Óbidos), rondará os 6 milhões de euros e vai ter comparticipação de fundos comunitários, nomeadamente incentivos no âmbito do QREN, bem como comparticipação do Ministério da Educação. Apoiamos e congratulamo-nos muito com a sua realização.
Carlos Pinto Machado
Presidente da Comissão Politica Concelhia do CDS PP em Óbidos


































Eu acrescentaria apenas umas palavras para tornar este artigo inteiramente verdadeiro estamos no governo por patriotismo” para ir o mais que se puder aos bolsos dos portugueses com mentiras, corrupcoes sem dignidade,etc que ja e do conhecimento publico geral…