Aprender a comer de forma sustentável

0
794

O MPI – Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente promove uma oficina de sabores, denominada “A Cozinha Sustentável”, no dia 27 de Junho, na sede da Associação Cultural, Desportiva, Recreativa e Melhoramentos do Pereiro (Vilar – Cadaval).
Com esta iniciativa, a organização pretende fazer uma reflexão sobre a alimentação e confeccionar algumas propostas gastronómicas que permitam diminuir o impacto ambiental negativo comparativamente  ao actual modo de consumo. Propõem-se ainda explorar a utilização de alguns recursos alimentares silvestres, tanto pela sua importância para uma alimentação mais saudável como mais económica, dado que são gratuitos.
A oficina dos sabores terá a participação especial da antropóloga Isaura Silva, que irá partilhar alguns dos seus conhecimentos ao nível do equilíbrio ácido-básico na dieta, os hábitos relacionados ao acto de comer, ou se  é possível ter uma dieta equilibrada sem o consumo de alimentos de origem animal.
Será também abordada a industrialização da produção de alimentos, os alimentos transgénicos, a dieta mediterrânica, hábitos alimentares e produção de resíduos, consumo de água e energia, e desigualdades no acesso a alimentos.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas até dia 23 de Junho.
O MPI foi constituído em 2003, mas a sua intervenção cívica teve início em 1999 no auto-denominado “Movimento Pró-Informação sobre o Aterro Sanitário do Oeste”.

F.F.

- publicidade -