Início Sociedade Conselho da Cidade debateu a economia social e solidária

Conselho da Cidade debateu a economia social e solidária

0

As organizações de economia social têm evidenciado abordagens mais capitalistas, desvalorizando a preocupação social e esquecendo perspetivas ambientais. Esta foi a opinião polémica de José Alberto Pitacas, vice-presidente do CIRIEC (Centro de Estudos de Economia Pública e Social), expressa durante o Encontro de Economia Social e Solidária, que teve lugar no passado dia 13 de Julho na Expoeste. A iniciativa foi do Conselho da Cidade.

O orador mostrou alguma preocupação com os sinais de descaraterização deste tipo de organizações e abordou a sua evolução, valorizando a componente de gestão e de sustentabilidade económica. Considera que as organizações de economia social têm por finalidade produzir bens e serviços em que a criação de riqueza não é um objetivo mas sim um meio.
Já Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, diz que as organizações sem fins lucrativos atendem a necessidades sociais e que, muitas vezes, não são sustentáveis perante a sua capacidade de gerar receitas.
Mais tarde, no debate “Desenvolvimento da Economia Social e Solidária na Região” Lino Fernando Romão, representante do BE das Caldas da Rainha, teceu algumas críticas às políticas públicas existentes por darem respostas padronizadas sem respeitarem a fragilidade e amadorismo de algumas entidades.
Por sua vez, Maria da Conceição Pereira, representante do PSD retratou as IPSS do concelho, ancorada na sua experiência como vereadora da Câmara caldense. Destacou a importância do papel intergeracional das mesmas, do trabalho em rede e a necessidade de fortalecer a relação entre estes dois poderes através de parcerias.
No decorrer do debate todos os representantes dos partidos políticos, nas suas respostas, deram enfoque sobre as IPSS e o reconhecimento do seu trabalho, lembrando, contudo, que a sua acção e das outras organizações não pode substituir a função social do Estado.
O painel “Evolução das organizações sem fins lucrativos – gestão e sustentabilidade económica”, contou também com a participação de Sílvia Ferreira (professora de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra). 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.