Início Sociedade Pavilhão da escola do Alvito fechado após queda de um pedaço de uma viga do tecto

Pavilhão da escola do Alvito fechado após queda de um pedaço de uma viga do tecto

0
Pavilhão da escola do Alvito fechado após queda de um pedaço de uma viga do tecto
O pavilhão do Complexo Escolar do Alvito fica interdito até estarem repostas as condições de segurança | DR

Uma secção da estrutura de madeira que suporta a cobertura do pavilhão do Complexo Escolar do Alvito (Óbidos) caiu na noite de 4 para 5 de Maio, dia em que os alunos do 2º ano iriam realizar uma prova de aferição de Educação Física. O incidente levou ao encerramento deste pavilhão daquele complexo escolar e ao do Furadouro, entretanto já reaberto.

O incidente aconteceu durante a noite de quinta para sexta-feira (4 para 5 de Maio), o que evitou que dele resultassem outros danos que não os materiais. A peça que caiu é uma pequena secção do conjunto que forma a viga que atravessa o pavilhão em latitude. Estas vigas, em forma de triângulo invertido, são compostas por vários segmentos de madeira colados uns aos outros e foi um dos pequenos segmentos que se descolou e caiu no solo, explicou o município questionado pela Gazeta das Caldas.
Na manhã do dia 5 de Maio o vereador Pedro Félix e os técnicos do município obidense deslocaram-se ao local antes da abertura do pavilhão. Por decisão do vereador, o acesso ao pavilhão foi vedado e o presidente Humberto Marques, por precaução, estendeu a medida ao pavilhão do Complexo Escolar do Furadouro até que se apurasse a razão do incidente, uma vez que as estruturas dos dois pavilhões são idênticas.
Entretanto, o pavilhão do Furadouro foi reaberto após a presença dos técnicos da empresa responsável pela obra e a vistoria realizada pelos técnicos do município. No Alvito, onde a vistoria estava ainda a decorrer no dia do fecho desta edição, “foi feita uma intervenção para garantir a segurança da viga que caiu parcialmente”, adiantou a Câmara de Óbidos através do gabinete de comunicação.
O município diz que a empresa construtora – cujo nome não revelou – vai apresentar um plano de intervenção para corrigir o problema e garantir que as restantes vigas do pavilhão estejam em condições.
Só quando existirem garantias técnicas em relação às condições de segurança é que o pavilhão do Alvito será reaberto, tanto à comunidade escolar como à comunidade em geral, “o que deverá acontecer muito em breve”, garante o município.
Os serviços jurídicos da Câmara estão a avaliar se a garantia de construção, que é de 10 anos, cobre o incidente. De qualquer modo, a reparação avançará com ou sem a garantia e os custos não serão avultados, acrescenta o município. Aquele complexo  foi inaugurado em Setembro de 2010.
Gazeta das Caldas contactou a direcção do Agrupamento de Escolas Josefa D’Óbidos, que não se quis pronunciar, remetendo as questões para o município.
Já os representantes dos pais daquela comunidade escolar revelaram satisfação pela rápida acção da Câmara de Óbidos, proprietária daquele equipamento. “Estávamos preocupados se não tivesse sido vedado o acesso ao pavilhão. Disseram-nos que só abre quando a segurança estiver garantida, após intervenção no espaço”, disse Lénia Lameiro, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Complexo Escolar das Freguesias de Gaeiras e A-dos-Negros (APEECEFAG).
O pavilhão do Alvito foi inaugurado, em conjunto com o complexo escolar em que se insere, em Setembro de 2010. Na mesma altura o município de Óbidos também abriu o complexo escolar do Furadouro. As duas instalações tiveram um custo de quatro milhões de euros cada e seguiram a tendência arquitectónica do complexo escolar dos Arcos, inaugurado dois anos antes. Os projectos são da autoria do arquitecto argentino Cláudio Sat.
Os pavilhões desportivos servem a comunidade escolar e também abrem portas para usufruto das populações e das associações do concelho.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.