Início Breves Que aves se encontram na Lagoa de Óbidos?

Que aves se encontram na Lagoa de Óbidos?

0
Que aves se encontram na Lagoa de Óbidos?

notícias das CaldasA Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO) vai promover contagens mensais das aves aquáticas na Lagoa de Óbidos, através do Projecto Limícola. O objectivo é monitorizar as flutuações das populações de aves ao longo de todo o ano.
A primeira sessão decorreu no passado dia 19 de Janeiro, tendo sido contadas 1.820 aves de várias espécies, como gaivotas, limícolas, patos, garças e mergulhões. Um número que deixa o presidente da Associação PATO, Helder Cardoso, satisfeito, assim como a “grande variedade” de espécies encontradas.
O responsável salienta as primeiras observações deste ano de Andorinha-das-chaminés e de uma andorinha-dáurica, espécies que passam o Inverno em África e que regressam para a Primavera.
O destaque vai também para a observação de um Borrelho-grande-de-coleira anilhado em 2007 na Islândia, conforme se pode verificar através da Internet pela leitura das anilhas da ave. Esta é uma espécie que ocorre frequentemente em Portugal e é a grande distância percorrida por esta ave que torna a sua observação na Lagoa de Óbidos fascinante para o responsável pela associação, tendo o sucedido merecido destaque no boletim informativo da Associação Pato, editado no final de Janeiro.
Fazendo um balanço extremamente positivo desta primeira contagem, Hélder Cardoso disse à Gazeta das Caldas que a importância destas iniciativas passa também por serem um “bioindicador da qualidade da Lagoa”. Muitas aves e de espécies diversas aferem o equilíbrio daquele ecossistema.
As contagens serão agora feitas uma vez por mês, ao longo de cerca de duas horas e meia, na foz do Rio Areal e no Braço da Barrosa, “dois pontos onde há mais concentração de aves”, explica Helder Cardoso.
As sessões, que exigem concentração, serão limitadas a quatro participantes. Os interessados em participar voluntariamente neste projecto devem mandar um e-mail para associacaopato@gmail.com, podendo ainda saber mais em www.associacao-pato.org.
No site podem ainda obter-se informações sobre as diversas iniciativas preparadas para 2011, que a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o Ano Internacional das Florestas. A Associação PATO vai dar especial atenção à vegetação ripícola, que existe nas margens de um curso de água, e que serve de refúgio a muitas espécies. O desafio é para que “ajude na preservação das galerias ripícolas do Paul de Tornada”, fundamental para a gestão das espécies, sobretudo das que dependem destas galerias para fazer os ninhos.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.