Início Divulgação Institucional Colégio Rainha D. Leonor

Colégio Rainha D. Leonor

0

Não é novidade para ninguém que, nos últimos cinco anos, o Colégio Rainha Dona Leonor tem sido alvo das mais duras críticas e tentativas de destabilização. Qualquer cidadão mais desatento não demoraria muito tempo em encontrar frases pouco simpáticas a respeito do Colégio em blogues, páginas de facebook e outras redes sociais.

Não precisamos, no entanto, de recuar cinco anos, basta recuarmos três meses. Os últimos três meses.
O 3.º período letivo começou da pior forma possível para os professores, funcionários, encarregados de educação e alunos desta escola. Numa altura em que a concentração deverá estar nas metas a atingir e em que o cansaço começa a dar sinais, esta comunidade educativa foi confrontada com uma decisão que poderia pôr em causa a continuidade da escola. As semanas arrastaram-se e as notícias foram sendo cada vez piores. De um lado, iniciou-se uma verdadeira luta pública pela justiça (discutível, já sabemos), do outro lado, um verdadeiro ataque ao nosso trabalho, às nossas iniciativas, à nossa luta, em suma, à nossa existência. Muito foi dito, muito foi feito, sem limites, atingindo proporções de algo que passa do razoável e começa a tocar o fanatismo. Houve quem se regozijasse com as decisões do governo e quem fizesse das tristezas dos outros as suas alegrias, houve quem não percebesse que, para além de um corpo docente e de um corpo não docente que também têm responsabilidades financeiras e família, havia centenas de alunos apanhados no meio de uma guerra de poder.
Neste contexto, com uma exaustão emocional a superar a física, seria de esperar que estes professores e estes alunos fraquejassem naquilo que seria a última prova académica do ano, mas isso não aconteceu. Estes professores e estes alunos  fizeram aquilo que sabem fazer melhor: uniram-se. Uniram-se e trabalharam em equipa. Foi isto que fizeram enquanto as tentativas de destabilização cresciam. Responderam da melhor forma que sabiam, com as melhores armas que tinham, e os resultados apareceram, igualando ou superando, em determinadas disciplinas, os resultados de Exames Nacionais do ano letivo anterior. Não houve dons de clarividência em relação aos conteúdos a testar, não houve respostas “sussurradas” telepaticamente, houve trabalho, profissionalismo, empenho e espírito de equipa.
Por tudo isto, a Direção Pedagógica do Colégio Rainha Dona Leonor vem congratular todos os alunos desta escola, os encarregados de educação, os professores e funcionários, não só pelos resultados obtidos nas Provas Finais de Ciclo/Exames Nacionais, mas também pela forma como suportaram aquele que terá sido o pior ano da existência do Colégio Rainha Dona Leonor.

Ana Cascão
Raquel Galeão
Sandra Santos

 

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.