Início Opinião Correio Leitores O Novo Hospital do Oeste

O Novo Hospital do Oeste

0

No dia 3 de Junho, a concelhia do CDS de Caldas da Rainha realizou um debate cujo principal tema foi a localização do Novo Hospital do Oeste.

Com a presença de políticos locais e da administração do Hospital, o arquiteto. Rui Gonçalves dissertou sobre o local mais apropriado para a localização do Novo Hospital do Oeste – NHO, assim apelidado.
O mapa apresentado mostrou que a distância entre os hospitais de Loures e de Leiria é de 128 km e o ponto médio, entre estas localidades, situa-se nuns terrenos perto das Gaeiras, junto ao nó das auto-estradas A8 e A6. Ora, seria, então, naquele local que a concelhia do CDS de Caldas da Rainha defende a edificação do NHO, num terreno situado no concelho de Óbidos.
Caldas nasceu da necessidade de dar saúde, e foi pela saúde das pessoas que a Rainha D. Leonor, há mais de 500 anos, mandou erigir o Hospital Termal. Posteriormente, no século XIX, com o Rei D. Carlos, é edificado nesta cidade um outro hospital, um dos mais antigos do país, a que foi dado o nome de Hospital de Stº Isidoro. É indubitável, então, que Caldas da Rainha, de longe o maior centro populacional, aquele que mais cresce no oeste e que está equidistante de Loures e Leiria, está para a saúde como Sagres está para os Descobrimentos.
Voltando ao NHO e ao estudo geográfico no qual o CDS se baseou para a sua localização, faz-me alguma confusão desperdiçar-se, neste estudo, os mais de 500 anos que um concelho tem ao serviço da saúde. Será que só a situação geográfica é fator determinante para a escolha do local? Se esse estudo apontasse para uma zona num raio de 2/3 Km iria entrar do concelho das Caldas na chamada zona da Matel com terrenos excelentes e pertencentes à Câmara, sem ser necessário pagar terrenos a particulares, como aconteceria com a proposta do CDS.
Esta estória da distância mínima conduz-me à minha profissão, pelo que me faz perguntar-lhe se consegue ver diferenças entre um aluno que obtém a classificação de 9,5 valores no exame e passa, e um outro que, ao ser classificado com 9,4 valores, é retido. Ou seja, os terrenos do município caldense que ficam situados 2/3 Km a sul do referido ponto não podem ser aprovados. Será que vamos ver uma qualquer concelhia lisboeta a sugerir que o Hospital de Todos os Santos deve ficar em Oeiras
Agora, há que esperar que a concelhia do CDS de Óbidos conclua que o melhor será que a construção do NHO seja no concelho de Caldas, na zona da Matel, para não correr o risco de Óbidos estar “a puxar a brasa à sua sardinha”, citando o CDS caldense.
Relembro que quando se falou na construção do CHON, Centro Hospitalar Oeste Norte, o mesmo devia ficar situado no concelho das Caldas, como proferiu a ministra da saúde, a lourinhanense Dra. Ana Jorge. Relembro, ainda, que, aquando da campanha eleitoral, o atual ministro, Dr. Adalberto Campos, veio às Caldas da Rainha dizer que o Oeste precisava de um novo hospital e que, em sua opinião, devia ser construído nesta cidade.
Porém, caso o governo garanta construir o hospital no espaço apontado pelo CDS, pois “se não for ali não há hospital em lado nenhum”, sou o primeiro a concordar com este cenário.
Espero que a concelhia do CDS, que tem tido uma atitude louvável ao agendar estas sessões de discussão pública, não venha retirar da Av. da Independência a localização da estação da linha do Oeste, aquando da sua eletrificação, e propor que ela deva ficar junto à Janela Digital, em Óbidos, perto do concelho das Caldas.
Sou deputado municipal do Partido Socialista, mas é o cidadão caldense que expressa a opinião sobre o debate realizado pelo CDS. E ela também vai no sentido de que o timing da construção já está infelizmente, provavelmente perdido! A Dra. Ana Jorge alertou, e bem, para esta possibilidade, mas os caldenses não souberam fazer a leitura devida.
PS – Um estudo feito em 2008 não difere muito deste. Pergunto: será este estudo o mesmo que aqui foi exposto, mas agora com outras roupagens?

José Carlos M. Abegão

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.