Início Opinião Correio Leitores PS disposto a rever constituição do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

PS disposto a rever constituição do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

0
Cumpre-me esclarecer a notícia publicada no dia 8 de abril de 2016, referente ao Agrupamento de Escolas D. João II.
O Agrupamento de Escolas D. João II foi criado por homologação da Sr.ª Diretora Regional de Educação de Lisboa em 17/06/2004. Foi constituído de acordo com o Decreto-Lei n.º 115-A/98, de 4 de maio e passou a ser uma unidade organizacional, dotada de órgãos próprios de administração e gestão inserida no concelho de Caldas da Rainha.
Sendo o concelho, àquela data, constituído por dezasseis freguesias, dez integravam o Agrupamento de Escolas D. João II, a saber: Nª Sr.ª do Pópulo, Tornada, Serra do Bouro, Salir do Porto, Salir de Matos, Coto, A-dos-Francos, S. Gregório, Vidais e Landal.
O Agrupamento D. João II era constituído pela escola sede, onde era ministrado o 2.º e 3.º ciclos; 17 unidades educativas, das quais 12 tinham a valência da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 4, apenas, com Educação Pré-escolar e 5 apenas, com 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Constituiu-se também como referência para: Ensino da Música em Regime Articulado (2.º e 3.º ciclos), em parceria com o Conservatório de Caldas da Rainha; alunos cegos ou com baixa visão e Intervenção Precoce na Infância. Tendo ainda sido criada uma Unidade de Ensino Estruturado de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo e uma Unidade de Multideficiência.
De modo a ir ao encontro da população adulta e considerando a diversificação da oferta curricular e percursos formativos, foram também implementados Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) ao nível dos três ciclos de Ensino Básico (B1, B2 e B3), Rede de Português para Falantes de Outras Línguas (Portaria n.º 1262/2009, de 15 de outubro) e Rede de Cursos de Educação Extraescolar – Alfabetização (Despacho n.º 37/SEEBS/93, de 15 de setembro).
Resultantes de um protocolo com o Estabelecimento Prisional Regional de Caldas da Rainha foram implementados Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA B2 e B3) e Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD).
O número total de alunos do Agrupamento D. João II, à data, era de 2464.
Extrato da ata: “Em 06 de dezembro de 2012 foi efetuada uma reunião na Câmara Municipal de Caldas da Rainha com o Sr.º Diretor Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, o Vereador da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, o Diretor do Agrupamento de Escolas D. João II, o Diretor de Escolas de Santa Catarina e o Diretor da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
Os presentes manifestaram dúvidas relativas à constituição de um agrupamento único, com um elevado número de alunos, considerando importante poder ser ponderada uma solução que correspondesse da melhor forma à organização de uma rede escolar mais equilibrada.
Foi apontada, com a concordância de todos os presentes, a proposta de concretização de uma agregação no concelho, considerando a reestruturação dos atuais Agrupamentos, a saber:
Proposta de Agregação:
A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro agregar com o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, agregando ainda as seguintes escolas: EB1/JI A-dos-Francos; JI de Carreiros; JI de Sta. Susana; EB1/JI Casais da Serra; EB1/JI São Gregório; JI da Rabaceira, EB1 Vidais (com AEF, escolas estas pertencentes, à data ao Agrupamento de Escolas D. João II.
Assim, o atual Agrupamento de Escolas D. João II sendo reestruturado, manterá na sua composição as Escolas: EB1/JI Avenal; EB1 do Campo; EB1 Chão da Parada; EB1 do Coto; EB 23 D. João II; EB1 Encosta do Sol; EB N.ª Sr.ª Pópulo; EB1/JI Reguengo da Parada; EB Salir de Matos; EB1/JI Tornada; JI do Campo; JI Casal Celão; JI Lagoa Parceira; EB1/JI de Salir do Porto e JI do Coto.”
Posteriormente, em reunião efetuada com a Direção, o Conselho Pedagógico e o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. João II, no sentido de refletirmos e encontrarmos a solução mais adequada ao futuro do nosso Agrupamento, à data, com 8 anos de existência, foi ratificado, por unanimidade, a proposta da reestruturação aprovada na reunião de 06 de dezembro de 2012.
Em conclusão, este último quadriénio tem-se caracterizado por uma dinâmica de trabalho intenso, mas profícuo, no sentido de que o Agrupamento de Escolas D. João II, atualmente com 12 anos de existência, seja efetiva e concretamente, uma unidade escolar de referência no concelho de Caldas da Rainha.
Jorge Manuel Martins Graça
Diretor do Agrupamento

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.