Início Sociedade Novos Emigrantes Na Bélgica gosto da facilidade de poder viajar para outros países em relativamente pouco tempo

Na Bélgica gosto da facilidade de poder viajar para outros países em relativamente pouco tempo

0
Na Bélgica gosto da facilidade de poder viajar para outros países em relativamente pouco tempo
image3Mariana Sousa
23 anos
Óbidos
Bruxelas – Bélgica
Babysiter/ama
Percurso escolar: Escola Josefa de Óbidos (5º e 6º ano), Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (7º, 8º e 9º) e ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste

Do que mais gosta do país onde vive?
Adoro a abundância em espaços verdes onde posso passear, fazer pique-nique ou fazer desporto. Também gosto muito dos vários eventos/actividades (culturais, desportivos, arte, etc.) públicos e gratuitos que a câmara dispõem todos os meses. Gosto da facilidade de poder viajar para outros países em relativamente pouco tempo pois tenho acesso a óptimos meios de transportes (por exemplo, o TGV).
Ao início achei muito estranho a quantidade de nacionalidades com que consigo cruzar-me diariamente, mas agora, vejo isso como uma mais valia pois é óptimo conhecer novas culturas.
O que menos aprecia?
Muito sinceramente é o clima na Bélgica. Num dia pode fazer as quatro estações, nunca se sabe o que vestir.

De que é que tem mais saudades de Portugal?
Bom de Portugal tenho saudades de quase tudo. Desde a família a amigos, o sol, os dias cheios de luminosidade (o que falta muito aqui), a comida, e é claro da vida boémia e tranquila de viver num Paraíso como as Caldas da Rainha.

A sua vida vai continuar por aí ou espera regressar?
Não tenciono voltar para Portugal tão cedo. Estou muito bem aqui, sou feliz e concretizada.
“Exerço uma das mais gratificantes profissões – sou ama”
Exerço uma das mais gratificantes profissões – sou ama (penso que seja assim que chama em português). Trabalho para uma família belga em que a minha função é tomar conta de duas crianças, uma menina que é a Cleo que tem quatro anos, e um menino que é o Igor que tem três anos e é portador de um síndrome. Ambos são magníficos. Tenho uma relação muito intensa com toda a família. Ao longo do tempo tornei-me uma presença imprescindível na vida deles (e eles na minha ). Tenho a responsabilidade de ir levar e trazer as crianças à escola, organizar todas as actividades extra-escolares e momentos de lazer, dar banho, dar refeições e deitá-los. Tenho alojamento e carro disponível sempre que preciso de me deslocar, mesmo fora do meu horário de trabalho.
Posso dizer que tenho um modo de vida bom, tenho óptimas condições no meu trabalho e adoro o que faço. Para além disso consigo gerir bem o meu tempo livre e aproveitar das várias férias que tiro durante o ano.
Falando do nível de vida aqui, há umas diferenças notáveis em relação a Portugal. Para mim, que vivo aqui, é trabalho. Aqui acho justo, mas claro que aqui não tenho o hábito de fazer refeições fora casualmente, ou até mesmo ir ao café todos os dias.
Umas das coisas que gostava que mudasse é o clima. Chega a ser depressivo. Acordar, ir dormir e o dia não sair dos tons cinzas, com chuva e frio, por vezes chega a durar uma semana, mesmo sendo Verão.
Acho que isso até influencia bastante nas pessoas que aqui vivem, pois mal vimos uma solzinho é logo motivo para sair para a rua e aproveitar ao máximo pois nunca se sabe se vem por uma hora ou por um dia.
Em relação às pessoas da Bélgica, não tenho uma opinião concreta. A Bélgica é um país com um grande número de emigrantes de vários e muitos países, ou seja, é uma mistura imensa de culturas, nacionalidades e religiões que não consigo falar de um estereótipo. Mas chego à conclusão que ao haver este elevado número de emigrantes, a Bélgica é um verdadeiro país das oportunidades. E estamos todos aqui com um mesmo objectivo – uma vida e futuro melhor.
Mariana Sousa

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.