Início Cultura Ciclo Mestres Oleiros encerra formação de 2014 no Cencal

Ciclo Mestres Oleiros encerra formação de 2014 no Cencal

0
Ciclo Mestres Oleiros encerra formação de 2014 no Cencal

cencalEstá a decorrer no Cencal, desde a passada segunda-feira, 15 de Dezembro, uma acção de formação, integrada no Ciclo Grandes Mestres Oleiros que é coordenada por um ceramista da nova geração, Ricardo Lopes.  
O ceramista de Almancil é licenciado em Biologia Marinha mas foi o trabalho em cerâmica que acabou por conquistá-lo. Após ter tirado o curso de Cerâmica Criativa há uma década no Cencal Ricardo Lopes realizou estágios e cursos em Portugal, França, Polónia, China, Índia e Japão.
Nos países asiáticos, o autor tem integrado experiências onde se cruzam os saberes de autores ocidentes e orientais. Participou num workshop internacional de arte cerâmica em Tokoname (uma das mais importantes cidades cerâmicas do Japão) e, com bolsas da Fundação Oriente em Jingdezhen, o principal centro cerâmico chinês, em 2010 e no ano passado na Índia. Ricardo Lopes vai partilhar o que tem aprendido trabalhando com pastas de grés, faiança e porcelana. O curso tem a duração de 50 horas.
Está também a decorrer um curso de iniciação à Olaria de Roda, orientado por Inês Salgado e Nadine Gueniou que visa ensinar a produção de peças da olaria tradicional portuguesa.

Ofício de Artes nas Caldas e na Marinha Grande

Já se encontra a funcionar o curso de Especialização Tecnológica (CET) de Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro, criado pelo centro de formação caldense e que vai realizar-se nas instalações das Caldas e da Marinha Grande. Deste modo será possível aos formandos desenvolver competências nas duas áreas artísticas. Este será o primeiro diploma de Ofícios de Arte criado no país e que tem por objectivo valorizar duas tradições seculares desta região, que utiliza matérias primas naturais e que levaram a fama das gentes de Caldas da Rainha, Alcobaça e Marinha Grande para todo o mundo.
Este curso está a ser frequentado por jovens e trabalhadores de várias áreas profissionais que pretendem reiniciar uma experiência profissional em áreas criativas, seguindo uma tendência que também se constata  em países mais desenvolvidos da Europa e da América do Norte.

Certificação de formação renovada

O centro de formação caldense viu ainda renovada a sua certificação de Qualidade, que lhe foi atribuída em 2001, segundo a Norma NP EN ISO 9001, como entidade Prestadora de Serviços de Formação e de Consultoria, no âmbito da Gestão e Controlo de Processos, para o Desenvolvimento empresarial nas áreas de: Diagnóstico e Planeamento Estratégico, Gestão Industrial, Marketing, Design e Comunicação, Gestão da Qualidade, Ambiente, SHST e Energia.
A norma ISO 9001 está focada na eficácia do Sistema de gestão da qualidade para ir de encontro aos requisitos do cliente, e foi a pensar em oferecer essa garantia aos seus clientes e utentes, que o Cencal implementou um sistema de gestão da qualidade,  que se encontra certificado pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação).
N.N.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.