Factura energética elevada preocupa “Os Pimpões”

0
633

Teresa Marques, presidente da SIR “Os Pimpões”, alertou para as dificuldades que a colectividade atravessa e que são causadas sobretudo pela elevada factura energética, que chega a atingir os 6 mil euros mensais. Apesar das dificuldades, a colectividade continua bastante activa e ofereceu aos associados e à população em geral um verdadeiro espectáculo de variedades realizado só com ‘prata da casa’, para comemorar o 76.º aniversário.
“O custo energético é brutal e tem-nos criado dificuldades acrescidas de ano para ano”, disse a presidente da colectividade, Teresa Marques, à Gazeta das Caldas. A questão já era problemática antes da taxa de IVA aplicada às energias ter passado de 6% para 23%, mas esta alteração fez os custos dispararem em mais de um terço.
Entre electricidade e gás natural a colectividade pagava antes cerca de 3 a 4 mil euros mensais, agora os valores chegam a atingir os 6 mil euros nos meses mais frios, de Outubro a Março.
Grande parte desta energia é consumida na manutenção diária da piscina, incluindo o aquecimento da água e o aquecimento do ambiente daquele equipamento, fundamentais ao funcionamento diário.
“Tem sido muito complicado gerir esta parte e manter a casa aberta, mas felizmente temos conseguido, esticando os prazos e pedindo paciência aos fornecedores”, conta Teresa Marques.
A prioridade dos Pimpões é agora encontrar soluções que utilizem energias renováveis, como biomassa ou energia solar, que permitiriam uma redução significativa do encargo mensal.
O problema é que “são precisos investimentos muito grandes que não estamos em condições de fazer, mas pode ser que haja uma alma caridosa que nos queira ajudar”, refere. Possíveis investimentos podem ser feitos ao abrigo da Lei do Mecenato, acrescenta a presidente, atendendo à utilidade pública da instituição.
Para 2014, a colectividade conseguiu um reforço do apoio do município, através de assinatura de um Contrato Programa. Os Pimpões passam a receber mais verba e em tranches mensais, o que não acontecia até agora. Em 2013 a colectividade recebeu da Câmara cerca de 12 mil euros e este ano deverá receber 20 mil, de acordo com a acta 3/2014 da Câmara Municipal.
“É um apoio importante, sobretudo porque passamos a receber todos os meses, mas os efeitos não são imediatos”, refere Teresa Marques.
A dirigente associativa destaca ainda a dedicação dos colaboradores da instituição, “nem sempre os ordenados conseguem chegar a tempo e horas, mas gostam de trabalhar e de trazer coisas novas, dão sempre mais um bocadinho sem receber mais nada em troca”.

Actividade continua em força

Apesar das dificuldades, a colectividade continua com um vasto leque de actividades, que desfilaram no dia do aniversário.
A cerimónia serviu para homenagear os que mais se destacaram nas modalidades competitivas com os prémios Pimpão. Victoria Kaminskaya, a nadadora do momento, foi uma das premiadas, apesar de não ter podido estar presente. Na natação recebeu também o prémio a equipa feminina, que foi vice-campeão nacional da III Divisão e subiu à II Divisão.
No basquetebol, foram premiadas as equipas de sub 14 e sub 18 masculinas, e a de sub 19 feminina, que fizeram história no clube.
O público foi presenteado com vários momentos teatrais, interpretados quer por elementos do grupo de teatro da colectividade, quer pelos alunos das aulas de expressão dramática. Houve ainda vários momentos de dança, protagonizados por alunas da Escola Vocacional de Dança e pelas classes de hip hop, danças aerolatinas e zumba. E ainda desfilaram algumas patinadoras da classe de patinagem artística.
“É muito agradável concluir mais um ano e ver que há tanta gente a querer colaborar connosco e a estar presente nos nossos eventos, e estes que aqui estiveram são apenas uma parte”, sublinha Teresa Marques.
Teresa Marques destaca que a crise não tem afastado nem os sócios, nem os utentes dos serviços que os Pimpões disponibilizam.
Um dos pontos altos da cerimónia foi, de resto, a homenagem aos 57 associados com 25 anos de filiação e aos 16 que completaram 50 anos de filiação.

- publicidade - [adrotate banner="37"] [adrotate banner="303"]

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade - [adrotate banner="36"]