Hospital Termal… o fim

0
553

Foi com mágoa e tristeza tudo o que vi e li na Gazeta das Caldas e na Assembleia Municipal sobre o Hospital Termal.
É lamentável que o nosso Termal chegue ao que chegou. Nunca teve em tempo nenhum quem se importasse com esse bem que tem as Caldas da Rainha.
Como se pode tratar um assunto com tanta gente que esteve lá à frente das Termas, até como funcionários, e vêem agora querer ensinar, como resolver o problema do Termal? Que lata! A Rainha D. Leonor, já lá vão 500 anos que mandou fazer a obra que é de todos os caldenses, mas infelizmente nunca houve nem haverá qualquer caldense que consiga levar a melhor naquilo que aquela bondosa senhora nos deixou e deu o nome à cidade das Caldas da Rainha.
Em tempos que já lá vão era a realeza e o povo que se banhavam nestas águas a fim de curarem os seus males. Hoje, para nosso mal, não é ninguém.
Quantos doentes entraram de maca e saíram mais tarde pelo seu próprio pé depois do internamento? Muitos.
Agora são os políticos e seus partidos, na caça ao voto para as próximas eleições, mas desta vez nem isso acontece porque já não há ninguém que vá na conversa do voto.
Todos falam da água do Termal, que está inquinada. É verdade que é um bem que temos, mas quando a tubagem era de barro ou chumbo, nunca ,que se saiba, lá morreu ninguém contaminado com as águas termais da época. Mas hoje que temos tudo moderno, temos tudo contaminado.
Qual é o interesse do termal acabar? Quem vai ganhar com esse negócio? Quantas pessoas de fracas posses monetárias, deixaram de usar esse bem que a natureza nos concedeu, por causa da incompetência, instalada em quem mandava?
A quem baptizou os caldenses de águas mornas presto a minha homenagem porque pelo termal, nada fizeram, nem fazem.
Isto é a opinião de um leigo em termalismo.

Jaime da Cruz Maio

- publicidade - [adrotate banner="36"]