Dois anos depois da primeira iniciativa, o Grupo Protecção Sicó (GPS) promove este sábado, 31 de Agosto, no Parque D. Carlos I, a segunda Noite dos Morcegos das Caldas da Rainha.
O evento está integrado na 17ª Noite Internacional dos Morcegos e os participantes vão poder saber um pouco mais sobre estes mamíferos voadores (o que comem, onde dormem e como conseguem orientar-se no escuro, entre outros factos). Após a palestra na Casa dos Barcos, com início às 18h30, vão estar presentes, junto aos pavilhões do Parque, especialistas com equipamentos adequados para ouvir os morcegos ao início da noite.
Há dois anos, na primeira edição desta iniciativa, cerca de 60 pessoas aprenderam que quando começa a anoitecer são visíveis vários morcegos a esvoaçar no Parque D. Carlos I. Embora pareçam ser pequenos pássaros, através de um detector de ultra-sons (que permite ouvir os ruídos que estes animais produzem e que o ouvido humano não detecta) confirmou-se serem morcegos.
Foi a caldense Rita Lemos, associada do GPS, que em 2011 convidou a associação a promover esta actividade pela primeira vez nas Caldas. “Uma amiga minha que trabalha no hospital disse-me que quando abria as janelas apareciam muitos morcegos e achei que estes edifícios parecia ser um bom local para ‘hotel’ deles”, contou na altura à Gazeta das Caldas.
A pré-inscrição para participar pode ser feita até às 18h00 de hoje, através do email gps.sico@gmail.com.
P.A.





























