Início Opinião Correio Leitores Quem tem medo do Hospital Termal?

Quem tem medo do Hospital Termal?

0

A autarquia, as elites locais, os caldenses, os termalistas, os colaboradores, a administração do centro hospitalar do oeste, a imprensa local, os técnicos, a tutela, os políticos locais, a sociedade civil?
Acontece que a conversa redonda acerca das qualidades da água termal, da importância e origem histórica do nosso Hospital Termal, fazem parte da nossa honra centenária e nada mais.
Aprendi que o conhecimento é um motor parado. É a atitude que o move. Ora bem, qual é o problema? A tutela quer fazer retornar às Caldas o que é das Caldas. A carta de doação da Rainha D. Leonor do hospital à Vila das Caldas é datada de 1508.
Temos hoje o que decidimos ontem! Teremos amanhã o que decidirmos hoje!
Porque não foi criada a Empresa Municipal Caldas Cidade Termal, como propus na Assembleia Municipal de Caldas da Rainha? Em centenas de empresas criadas no país, a maior parte sem qualquer justificação, esta parecia óbvia e a sua não existência trouxe-nos à situação que vivemos, com tristeza e prejuízo local, regional e nacional.

Este processo de indecisão da autarquia e de sociedade civil caldense conduziu ao ponto a que chegámos.
Mas tantos anos de medo e indecisão acabaram por nos trazer até 2013, período de grande recessão, em Portugal e na nossa União Europeia.
O que fazer? Continuar a demonstrar e exibir as nossas mais-valias termais e a ter medo de assumir a governação local do processo do termalismo caldense? A governação das termas de S. Pedro do Sul é municipal!
Afinal o Hospital Termal foi liderado por mais de 480 anos pela governação local e só em 1971 é que foi integrado no Centro Hospitalar de Caldas da Rainha.
Não podemos ter medo! Defendo a criação da “Liga de Amigos Caldas Cidade Termal!”
Temos de convocar a união da sociedade civil caldense em torno do seu desígnio termal!
A autarquia e a sociedade caldense têm uma responsabilidade social, geracional e de honra histórica que não pode adiar mais!
A união faz a força!
Afirmo como John Kennedy aos americanos:” Não perguntem o que é que eu posso fazer pelos Estados Unidos, digam-me o que vocês podem fazer pelo nosso país.”
“Caldenses não perguntem o que a Tutela pode fazer pelo Hospital Termal, mas o que nós podemos fazer por esta instituição centenária, nossa honra e orgulho.”
Força! Não é possível perder mais tempo! Agora ou nunca! Estamos na fronteira! Caldas Cidade Termal ser ou não ser? Como escrevi em 2004.

José Marques

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.