Início Breves Lisboa faz levantamento dos azulejos do seu espaço público

Lisboa faz levantamento dos azulejos do seu espaço público

0

A Câmara Municipal de Lisboa está a fazer o levantamento dos azulejos existentes no seu espaço público e a planear um Banco do Azulejo, à semelhança do que já acontece no Porto, e que permite salvaguardar materiais para os devolver à cidade, de forma gratuita.
A autarquia lisboeta, através do Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa (PISAL), “está a fazer o inventário, estudo, protecção e salvaguarda do património azulejar em espaço público da cidade”, disse à agência Lusa Teresa Bispo, coordenadora daquele programa, que é tutelado pelo Departamento de Património Cultural, da Direcção Municipal de Cultura da autarquia. Aquela responsável explicou que se está a proceder ao levantamento “rua a rua, edifício a edifício e jardim a jardim”. Este estudo começou na Madragoa, uma zona piloto onde foi possível testar os instrumentos de registo. Segundo a Lusa, naquela zona da capital foram contabilizados 808 edifícios, 170 destes azulejados.
Este é um bom exemplo de como uma cidade se preocupa com o seu património azulejar. Um bom exemplo que deveria ser seguido por outras localidades.
N.N.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.